TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 3 de junho de 2013

03.- ENCONTRO COM O CASTELO

ANO
7
www.professorchassot.pro.br com uma livraria virtual
EDIÇÃO
2481

É uma semana muito significativa: inauguramos a semana do meio ambiente no sempre festivo mês de junho. Isto dá azo para uma blogada especial.
Trago uma breve notícia sobre o doce avonar marcado pela viagem com duas de nossas netas: a Maria Clara e a Carolina, com seus pais Clarissa e Carlos. Trago algo de nossa busca a um Castelo no Pampa, como anunciei aqui na edição anterior. A nódoa em minha formação gaúcha não conhecer o castelo de Pedras Altas está apagada.
Na quinta-feira fizemos cerca de 400 km de Porto Alegre a Jaguarão, cidade lindeira com a uruguaia Rio Branco, paraíso de vários free-shops. Lá estivemos no anoitecer de de quinta-feira e na manhã de sexta-feira. Soubemos não ser consumista.
Valeu mais fruir a acolhedora pousada, isolada no pampa, onde até a ordenha de leite foi atração.
Ainda na sexta-feira, percorremos 100 km até Herval, cidade que — como as duas anteriores — não conhecíamos. Então percorremos 50 km, em estrada de chão— quando erámos os únicos usuários nos dois sentidos, fomos surpreendidos por uma barreira com dois imensos tanques bélico e pelo menos uma dúzia de militares do exército com ameaçadoras metralhadoras —. Vencidos o trecho em região onde afloram rochas, se localiza a cidadezinha de Pedras Altas e nela Castelo que destaquei na edição da última quinta-feira. 
Mesmo que só pudéssemos visita-lo externamente, valeu encantar-nos com sua imponência. 
As fotos dizem um pouco do que vivemos.
Já na entrada do castelo, o visitante depara com a inscrição traduz a proposta de vida do monumento arquitetônico:
Bem-vindo à mansão que encerra
Dura lida e doce calma:
O arado que educa a terra;
O livro que amanha a alma.
Depois de curtirmos histórias, fomos à Pinheiro Machado que também não conhecíamos e chegamos depois de percorrer mais 35 km ainda por estrada de chão. Desta cidade vencidos mais 120 km chegávamos ao Balneário Laranjal em Pelotas, à noite.
A atração na manhã de sábado foi a 21ª Festa Nacional do Doce que encantou a Maria Clara e a Carolina. Os doces pelotenses são considerados, já há muito patrimônio cultural do Rio Grande do Sul, por decisão da Assembleia Legislativa.
À tarde os 260 km que separam a Princesa do Sul de Porto Alegre, foram vencidos, como sempre com galhardia, pelo Carlos com paradas em Turuçu, capital nacional da pimenta, onde aprendemos acerca desse milenar condimento e São Lourenço do Sul.
No retorno nos encantou sobremaneira os relatos escritos no tablet que Maria Clara, com seus sete anos. Há duas amostras. Em uma fala da chegada ao castelo e em outro de proezas de seu pai nas areias às margens da Lagoa dos Patos.

Já era mais de 20 horas quando a Gelsa e eu despedimos do quarteto querido, felizes por cerca de gostosas trinta e seis horas muito felizes juntos.

6 comentários:

  1. Limerique

    Para comemorar seu avonado
    Chassot, tendo as netas ao lado
    Perdeu-se pelos pampas
    Onde as horas tantas
    Encontrou o castelo encantado.

    ResponderExcluir
  2. Mestre Chassot, aguçastes nossa curiosidade em conhecer um pouco da veia literária da Maria Clara! Coincidentemente o "Fantástico" de domingo próximo passado nos trouxe uma excelente matéria de como as crianças nos trazem uma visão do mundo ingenuamente racional.

    Abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Ao Mestre Chassot: Deus com certeza vai te presentear com muitos dias iguais a este. Um forte para voce "Vô Chassot" Ley

    ResponderExcluir
  4. Professor!
    Quanta saudade!
    E que castelo maravilhoooooso!
    Um verdadeiro privilegio compartilhar este momento e lugar com suas netas(e convenhamos, como cresceram!!)!
    :-)
    Estou me organizando para voltar a minha assiduidade por aqui!
    Para nao perder o costume: um Mol de saudosos abraços!!

    ResponderExcluir
  5. So why rest just a little and also improve your physical condition you'll find how to do p90x order muscular strength and breath exercise routines.

    Feel free to visit my blog post ... how to order p90x

    ResponderExcluir