TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 10 de maio de 2013

10-TRÍDUO MISSIONEIRO SE ENCERANDO



ANO
7
CERRO LARGO
Terra missioneira
EDIÇÃO
2473
O segundo dia do tríduo já foi vencido e as duas palestras previstas para ontem foram cumpridas. Assim como ontem, São Luiz Gonzaga, hoje, Cerro Largo se adita a lugares inéditos onde este blogue é postado pela primeira vez.
Há ainda dois registros do dia de ontem desde a terra natal de Sepé Tiaraju. Antes da partida, com o Ayrton e o Roniere realizei duas visitas: uma a imponente igreja matriz gótica de São LNuiz Gonzaga, onde valeu ver uma dezena de imagens de santos feitas pelos guaranis no Século 17; a redação de A notícia — jornal bi-semanal —onde fomos recebidos pelo Editor-proprietário senhor José Grisoglia Filho, de cuja irmãs Scheila e Corina me ligo há muito por relações de coleguismo.
Viajei a Cerro Largo com o Airton e o Roniere da em Cerro Largo, onde fui recebido pelas colegas Julieta e Judite do curso de Química da UFFS. O orgulho que alunos e professores têm da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Cerro Largo comove.

 À tarde fiz uma fala de mais de duas horas propondo  “Formar jardineiros para cuidar do Planeta” para cerca de 120 professores das redes municipal e estadual, mais particularmente a acadêmicos de Biologia e Física vinculados ao PIBID. À noite proferi solene aula do curso de Química enfocando “A Ciência como instrumento para explicar a natureza” que depois de duas horas foi aplaudida de pé.Em uma e outra palestra tirei muitas fotos e autografei vários exemplares de meus sete livros. Nisto tive a preciosa ajuda da Débora e do Max como eficiente livreiros.
Devo deixar Cerro Largo pelas 5h, pois estou a 260 km de Frederico Westphalen, onde esta sexta-feira completo meu tríduo.
A pauta hoje contempla: pela manhã banca de qualificação de minha orientanda Quiélen Rosa Albarelo. Ela deseja Identificar qual é a percepção vivenciada por munícipes de Palmitinho acerca da Matemática e possíveis fatores que definem essa percepção.
Ao meio dia almoço com meu trio de orientanda e com as quais tenho também sessões individuais de orientação. A noite tenho a 4ª sessão da oficina ‘escrita em questão. Retorno à Porto Alegre após as atividades noturnas.
Peço a compreensão aos meus leitores, por fazer desta blogada de hoje apenas um diário de bordo. Mas cansaço me vence e tenho um madrugar no horizonte.

6 comentários:

  1. Vejo que fazes história na região missioneira, lugar que ainda não tenho grande conhecimento e que no futuro pretendo visitar com minha familia para me inteirar das belezas que sao cantadas sobre esta terra. Uma boa jornada nesta sexta-feira e um retorno com saúde e muita energia, como sempre tens demonstrado.
    Abraços do JB

    ResponderExcluir
  2. Que o descanço revigore mente tão brilhante. Na quarta feira próxima passada em almôço com a cientista e pesquizadora da Fio Cruz Dra Marcia Lazera conversamos sobre um dos seus livros, especificamente "A ciência é masculina? É sim senhora!" e a doutora me prometeu uma crítica por escrito do mesmo. Assim que a tiver em mãos remeterei-a.

    abraços

    Antonio Jorge

    ps: os comentários foram os mais elogiosos que se pode imaginar.

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo,

    a palestra dos jardineiros da Terra será citada em meu livro.
    Desejo-te um auspicioso dia de trabalho. Hoje irei ao teatro com os alunos a quem falarás semana que vem.
    Assistirão à peça "Landell de Moura, o incrível padre inventor"... e semana que vem irão ter a palestra de "Attico Chassot, o incansável cientista viajante".
    Abraços saudosos
    Guy

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    O Planeta precisa de jardineiros
    Com a natureza fiéis por inteiro
    Que cultivem não somente
    Jardins mas também gentes
    O ano todo, de janeiro a janeiro.

    ResponderExcluir
  5. Ao Grande Mestre chassot: Parabéns por todo esforço que isso tudo seja recompensado com muita alegria, e te desejo que não lhe falte forças para prosseguir nessa jornada. Um abraço Ley

    ResponderExcluir
  6. Sábias palavras Prof. Attico Chassot, sem sombra de dúvidas não podíamos "iniciar" nosso curso de Química Licenciatura de maneira mais ilustre do que com sua renomada presença. Um grande abraço do "livreiro competente".

    ResponderExcluir