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sexta-feira, 19 de julho de 2024

NUM JULHO MUITO ESPECIAL tris 3 19/07/2024 UM PRELÚDIO:

 

119/07/2024

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EDIÇÃO

 

  ANO 17

LIVRARIA VIRTUAL

  3.365 

                   

                   NUM JULHO MUITO ESPECIAL tris 3

19/07/2024  UM PRELÚDIO: Este é o terceiro blogar, que envolve a produção das quatro edições que preparam a edição de 30 de julho de 2024, quando circulará a primeira edição do ano 18 deste blogue. Como na semana passada, se agradeceu por primeiro as carinhosas manifestações catalisadas pelo advento do aniversário deste blogue. Se escolheu então trazer uma amostra das várias edições celebrando a noite de 24 DE DEZEMBRO. 

Narramos, então algumas nuances que envolviam (sim! o tempo verbal já é passado!... pois parece, ninguém mais se envolve em  bloquear com a metade do espaço de um sala doméstica para ‘celebrar’ as muitas múltiplas descrições para trazer imagens de uma gruta de Belém, quase fictícia). 

 Houve, nas várias descrições de então, que talvez  valha reler   —  neste 19 de julho  — às duas edições julinas já relatadas nos dias 05 e 12 de julho.

Hoje, há duas palavras chave que muitas vezes se dizem antípodas, mas que na verdade, estão por demais intrincadas. As refiro, aqui e agora, quase reverente: RELIGIÃO <> CIÊNCIA. 

Lamento, mas não cabe aqui aportar, até por espaço, duas perguntas que já fiz em aulas, palestras, artigos e livros:

#1) Por que no Oriente, não houve revolução científica? 

#2) Por que no Ocidente houve revolução científica? 

Passo a considerar as distintas discussões que envolvem respostas às duas perguntas capitais, como um exitoso tema de casa.

Volto as duas palavras chave: RELIGIÃO <> CIÊNCIA

Quando, na abertura deste julho de 2024, inauguramos as comemorações dos 18 anos deste blogue se propôs, em cada uma das quatro sextas-feiras, evocar uma das edições passadas.  Dentre as milhares edições é muito provavelmente Lutero, final da Idade Média (e segunda das duas perguntas antes destacadas). 

A consequência desta recorrência levou o grupo História da Ciência da Universidade de Coimbra e da Universidade de Aveiro convidou-me para um produção temática.

É portal que na edição de 31 de outubro de 2011  Evocando 31 de outubro de 1517  é ofertada na terceirizadas quatro sextas-feiras:

Neste dia 31 de outubro é feriado em alguns municípios brasileiros, poderia trazer exemplos do Espirito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Não sei acerca de outros estados. Isto ocorre em municípios onde há um número expressivo de fiéis da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB, sínodo alemão) e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB, sínodo missouriano). São municípios onde há significativa presença de descendentes de colonos alemães que chegaram ao Brasil na primeira metade do Século 19.

Qual o significado da data? Neste dia, em 1517, o então padre católico alemão Martinho Lutero, afixou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha as suas 95 teses denunciando a cobrança de indulgências pela igreja de Roma. Esta data, que extrapola em significados sua consequência: um dos mais extensos cismas na igreja cristã é de tamanha importância que por muitos é considerada como o fim da Idade Média.

Num intervalo de mais de um século poderiam ser citadas outras datas, que marcam, numa leitura ocidental, o inicio dos tempos modernos: 1415 - A conquista de Ceuta pelos portugueses marca o início da expansão marítimo comercial europeia; 1429 - Santa Joana D'Arc liberta a França; 1440 - Johannes Gutenberg inventa a prensa tipos móveis; 1453 - A Tomada de Constantinopla, pelos Turcos Otomanos, põe fim ao Império Bizantino, terminando com o pouco que restava do antigo Império Romano; 1453 - Fim da Guerra dos Cem Anos; 1492 - Viagem de Cristóvão Colombo à América Central; 1498 - Vasco da Gama descobre o caminho marítimo para a Índia; e, 1534 - O "Act of Supremacy" de Henrique VIII dá origem à Igreja Anglicana.

Se tivesse que escolher uma aderiria a 1517: a Reforma Protestante, ou talvez 1440 ou 1492. Mas por que 31 de outubro de 1517 é tão marcante? Ao nos referirmos a Lutero, evocamos a separação da igreja católica, as noventa e cinco teses contra as indulgências e o inicio da igreja protestante. Isto realmente é importante, mas influência de Lutero na sociedade ocidental é muito mais significativa em outras dimensões como a influência da reforma na economia do período; e temas sociais como a criação da escola para todos, re-inserção da mulher na sociedade, formação da língua alemã que proporcionaria a formação posterior da Alemanha, a importância da paternidade e da maternidade, entre outros.

“As contribuições de Lutero para a ética, economia e a sociedade residem no fato de Lutero, como teólogo e pessoa comprometida com o evangelho, ter se ocupado com o assunto. Muita gente na história da Igreja e da teologia cristã não considerou ou considera as questões econômicas merecedoras de atenção. Lutero, com frequência, era procurado e consultado sobre os mais diferentes temas por pessoas que tinham suas consciências pesadas em razão de práticas delas exigidas no cotidiano. Foi o caso de muitos comerciantes e de gente envolvida com o sistema de crédito no pré-capitalismo há cerca de meio milênio. Lutero então, sem renunciar à sua vocação de teólogo, mas assumindo-a efetivamente, tentava ajudar as pessoas dentro de suas possibilidades. Sua reflexão ética tinha a Bíblia como referência fundamental. Ao mesmo tempo, levava em consideração as tradições antigas e medievais do pensamento cristão a respeito. Digno de destaque, contudo, é o esforço que empregou para entender a realidade do trabalho, dos negócios, e identificar as intenções e consequências das práticas aí reinantes”. Vale ver mais em http://www.luteranos.com.br/articles/10740/1/As-contribuicoes-de-Lutero-para-a-economia-a-etica-e-a-sociedade/1.html

A Escola como conhecemos hoje é uma presente da Reforma Protestante à Modernidade. Na visão de Lutero, que foi professor na Universidade de Wittenberg de 1508 até 1546, ano em que morreu, o professor era também um catequista, uma vez que a escola tinha por tarefa formar bons cristãos. Com a descoberta da salvação gratuita, da justificação por graça e fé, também mudou, para Lutero, o foco do ensino.

O alvo da ética não era mais o céu, como a garantia da própria salvação também pelo estudo, mas a terra, a preservação das coisas criadas por Deus. Para Lutero, "a educação é de responsabilidade da autoridade civil e não da autoridade eclesiástica". Sempre que for investido um florim em gastos militares, defendia o reformador, devem ser investidos cem florins em educação. "Para Lutero está claro que governar é criar e manter escolas"em http://www.luteranos.com.br/articles/ 6290 /1/Lutero-defendia-escola-publica-formadora-de-bons-cidadaos/1.html

Martinho Lutero (Eisleben, 10 de novembro de 1483 - 18 de fevereiro de 1546) foi um sacerdote agostiniano e professor de teologia alemão figura central da Reforma Protestante. Veementemente contestando a alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia ser comprada, confrontou o vendedor de indulgências Johann Tetzel com suas 95 Teses em 1517. Sua recusa em retirar seus escritos a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521 resultou em sua excomunhão pelo papa e a condenação como um fora-da-lei pelo imperador.

Lutero ensinava que a salvação não se consegue apenas com

boas ações, mas de um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça através da fé em Jesus como um redentor do pecado. Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana, pois ele ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada e opôs-se ao sacerdotalismo, por considerar todos os cristãos batizados como um sacerdócio santo. Aqueles que se identificavam com os ensinamentos de Lutero eram chamados luteranos.

Sua tradução da Bíblia em outros idiomas que não o latim, fez o livro mais acessível, causando um impacto gigantesco na Igreja e na cultura alemã. Promoveu um desenvolvimento de uma versão padrão da língua alemã, adicionando vários princípios à arte de traduzir, e influenciou a tradução para o inglês da Bíblia do Rei James. Seus hinos influenciaram o desenvolvimento do ato de cantar em igrejas. Seu casamento com Catarina von Bora, ex-freira, estabeleceu um modelo para a prática do casamento clerical, permitindo o matrimônio de padres protestantes.


Um comentário:

  1. É sempre importante recordar e ressignificar esses marcos históricos. Eles ajudam a refletir o que acontece na contemporaneidade. Chassot escreve sempre com grande sabedoria guiando-nos por alguns labirintos históricos

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