TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 14 de junho de 2024

14/06/2024.- UM SONORO BIS PARA FAFÁ DE BELÉM!

 um

deed  ANO

 17

      www.professorchassot.pro.br

Ora em transição

        EDIÇÃO

       3358

       14/06/2024

14/06/2024.- UM SONORO BIS PARA FAFÁ DE BELÉM!

Está tétrica e dolorosa virada Abril/Maio/Junho deste bissexto 2024 gerou muitas realidades: talvez a solidariedade seja a generosidade maior e mais bonita (custei a encontrar o adjetivo bonita para solidariedade. Mesmo que seja trivial, me parece muito adequado). Mas solidariedade feito arte é ainda mais emocionante. 

Talvez, quase devêssemos a cada anoitecer escolher a peça do dia: haveria dias de difíceis escolhas. Quem não se emocionou com o cavalo no telhado? Quem não lacrimejou com a cantata de Fafá de Belém chorando fazendo o Guaíba virar mar! 

Vou trazer ‘o meu fora de série’! Há alguns momentos que Fafá de Belém canta o Hino Nacional facilmente localizáveis na internet com buscadores. Vou apenas referir dois momentos: Tancredo Neves morreu no feriado nacional de 21 de abril de 1985, fazendo chorar quase a nação inteira. Talvez a leitura desse parágrafo evoque em alguns as emoções de um show fúnebre protagonizado por uma rede de televisão, que anunciou a morte, com Fafá de Belém cantando o hino nacional em não usual arranjo musical. Outros, porque então não eram ainda alfabetizados, talvez tenham poucas lembranças do ano no qual o mundo acompanhava mais uma guerra entre dois vizinhos Irã e Iraque, que já se estendia há anos.

A outra manifestação foi em uma sessão do Senado Brasileiro comemorando 25 anos da Constituição de 1988. Nesta comemoração Fafá de Belém faz comovente declaração de fé pública à democracia. 

Refiro uma terceira celebração recém ocorrida  quando agora Fafá de Belém faz requintada solidariedade aos gaúchos em decorrência da destruição do Rio Grande do Sul pelas enchentes desta virada Abril/Maio/Junho 2024.

Um comentário lateral: nunca me orgulhei de ser gaúcho, especialmente no cenário atual. Digo o mesmo a ser brasileiro… Americano, jamais pois uma nação que se faz propriedade deste gentílico. Talvez, adiro a latino americano.

Peço às minhas leitoras/aos meus leitores que me relevem por não conseguir colocar imagens de cada um dos três eventos.


Um comentário: