TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 12 de abril de 2024

Acerca de (a)fazeres de um neo-aposentado.

 

ANO

 17

      www.professorchassot.pro.br

Livraria virtual

        EDIÇÃO

       3350

       12/04/2024

12/04/2024 Há poucos dias, recebi um pedido de três ícones da Educação química. Convidavam um distinguido grupo de educadores envolvidos com alfabetização científica, para cada um produzir um um texto narrando memórias de seu ser professor.  Mesmo envolvendo tempo exíguo me aventurei e aceitei o desafio. Parece exigência deixar memórias a nossos pósteros. 

Já referi aqui o lapkopf (kopf, cabeça, em alemão). Este é  mais ágil, que o laptop, o tablet, o smartphone. Lamentavelmente o lapkopf que é capaz de mirabolantes textos, não consegue, ainda, salvar estes textos. Pode-se fugir, tenuemente a esse não salvar escrevendo algumas palavras chave em um guardanapo de papel no restaurante ou o verso de uma nota de compra à mão numa madrugada insone.

Quando acessei pela primeira vez o computador já tinha no lapkopf um quase sumário ainda esquelético do meu texto memorial. Sem cometer spoiler ao convite de Irene, Hélder e Paulo Vitor, descrevo a construção da estrutura de meu provável artigo.

O primeiro e último segmento serão um prelúdio, onde narrarei o porquê deste texto e um posfácio onde trarei uma conclusão do artigo. A estes dois excertos aditarei dois segmentos fulcrais: alfa (onde se descreve como tudo iniciou em 13 de março de 1961) e ômega (onde se relata uma clausura de 63 anos de docência). 

Estes 4 segmentos = 2 (prelúdio e alfa) +2 (beta e posfácio) abrigarão o excerto central de que trará breves narrativas memoriais ocorridas entre alfa e beta, como:pós doutorado / participar de lives / ser diretor de uma escola / fazer educação em tempos pandemia / curtir uma galeria de troféus / Amazônia / presença física em todos  os estados da República / mestrados orientados / doutorados / pós-doutorado / livros publicados / artigos publicados / literatura infantil  / Festschrift / bancas (não nessa ordem). 

O artigo (sonhadoramente) assim terá esta formatação: Prelúdio / Alfa / Breves Memoriais / Ômega / Posfácio; este seis excertos estão de maneira continuada sendo gestados e burilados lapkopf. Espero que, quando maio chegar possa disponibilizar  o artigo aqui no blogue. Há muito a escrever.


3 comentários:

  1. Já expectante por essa leitura prometida! No artigo e no blog! Alguns pontos do sumário imaginei, ou delirei, saber algumas linhas! Veremo! Forte abraço cheio de saudades. Manuella Amado, ES.

    ResponderExcluir
  2. Aguardando ansiosamente por este artigo! sigo aqui como sua fã e admiradora de seu lapkopf brilhante!
    Abraços carinhosos! Saudades! 🌻 Denise

    ResponderExcluir
  3. Oi Chassot!!! No aguardo desta retrospectiva, imagino este caminhar que se fez vivendo e fazendo e refazendo... sempre com tuas obras como referência para nossa área e para a formação de professores, que alegria saber que vem algo tão maravilhoso por aí!!!

    ResponderExcluir