TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

UMA EDIÇÃO PARA DESPEDIR 2021 ANO 16 ******* EDIÇÃO 2028

 Dezembro já vai à reta final. Este dezembro não é diferente de outros dezembros. Sempre mês que passa voando… no qual nunca tem lugar em nossas agendas. É um mês de  embalar sonhos de reencontros familiares e também de pensar em paradas para descansos.  

Neste dezembro já vivemos tristezas. Na edição passada eu compartilhei em um blogar um desejo de voltar a fazer um estágio-residência na Escola  Nacional de Ensino Médio do Sesc, repetindo meu estar ali em outras oportunidades. Esse sonho se esboroou. Cerca da metade dos professores foram demitidos esta semana. A escola deixará de ter alunos residentes para se transformar em uma escola só com alunos externos. Ao invés de uma escola com alunos de todas as unidades da federação só terá alunos do Rio de Janeiro. Não é fácil ver uma das pérolas educacionais ser dilapidada, na submissão ao deus Mercado. 

Neste  dezembro já houve saborosas partições do conhecimento: ‘voltei’ à Estação Jacuí, à escola onde há 74 anos fui alfabetizado para falar aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da alfabetização científica. Estive em Porto Seguro para falar sobre o mesmo assunto na Universidade Federal do Sul da Bahia. No Instituto Federal do Rio de Janeiro, no Campus de Duque de Caxias, respondi mais uma vez a questão: a ciência é masculina? No Instituto Federal Goiano, em Urutaí, falei acerca de diferentes óculos para contemplar o mundo. Ontem,  à tarde, estive mais uma vez na Universidade Estadual do Amapá onde mostrei o quanto a alfabetização digital é requisito para uma assemblage de múltiplas alfabetizações.

A super quinta-feira, 16/12 teve ainda dois momentos significativos, um pela manhã e outro à noite. Primeiro refiro este: Miguel Nicolelis apresentou aula-show "O Verdadeiro Criador de Tudo - Como o cérebro humano esculpiu o universo como nós o conhecemos". O prestigiado cientista brasileiro diz que o nosso cérebro é como um camaleão e conforme nossa relação com os sistemas digitais, ele pode mudar sua configuração em sua forma de perceber e sentir o mundo, de se comunicar. Edu Moreira sabendo do quilate de seu convidado soube vender o Instituto Conhecimento Liberta.

Na amanhã de quinta-feira ocorreu o evento heliocêntrico (para mim): o exame de qualificação da Doutoranda Uiara Mendes Ferraz de Pinho, Professora Instituto Federal no Campus de Xapuri  e minha orientanda na Reamec. A tese doutoral "A escrita de si: narrativas sobre trajetórias formativas, singularidades e experiências de docentes orientadores que formam doutores para área de Educação em Ciências e Matemática" foi examinada e aprovada por arguta banca formada por Daniel Aldo Soares (IFG),  Silvia Nogueira Chaves (UFPA), Evandro Ghedin (UFAM) e Terezinha Valim Gonçalves ( UFPA).


Neste mês de dezembro houve duas saídas diferentes daquelas 5 saídas semanais para a academia. Fiz uma visita (o momento é tão afetuoso que não refiro como consulta) ao meu cardiologista ele disse, em brincadeira, que poderia marcar a próxima consulta para daqui a 20 anos. Outra saída foi ir ao banco fazer prova de vida.  Aproveitei para cortar o cabelo. Ainda uma dádiva desse dezembro: tenho realizado algumas vindimas. As  uvas embaladas em caixa para 3 ou 4 cachos se faz mimos para obsequiar amigos.  

 Amanhã, viverei um momento muito especial: receberei minhas filhas e meus filhos, meus 4 netos, 4 netas, noras e genros.  Há os que não encontro há quase dois anos, tempo que para alguns corresponde a um quarto de suas vidas. Há sobejas razões para viver com encantamentos a expectativa deste momento.

Esta postagem marca o início de um recesso que deve se estender até 17 de janeiro. O blogue não circulará então. Honrarei o compromisso da participação em uma banca no dia 20/01/2022 no IFES.

Desejo agradecer às leitoras e aos leitores a parceria nas 49 edições de 2021. Sonho que 2022 tenhamos edições nas quais não precisemos gastar pólvora em chimango. Este ano tal foi recorrente. Adito aqui e agora votos de muitas alegrias nos dias festivos que advêm. Nos leremos, já com saudades, em dias que são próximos. Até, então!


2 comentários:

  1. Estimado professor e amigo Chassot,

    desejos de um bom encerramento de ano e votos de um novo 2022 melhor.
    Sempre um prazer ler seus escritos! Aprendi a tomar gosto pela Alfabetização Científica a partir de suas palestras e cursos nos Encontros de Química.
    Abraço cordial!

    ResponderExcluir
  2. Chassot, amigo querido! Desejo-lhe o melhor dos reencontros com os familiares, especialmente, com as crianças. Que a tua energia, sempre compartilhada, encontre-nos com muita coragem para os enfrentamentos, necessários, em 2022. Meu abraço de gratidão por 2021!

    ResponderExcluir