TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

23OUT2020# Laudato Si', Professor

 


 

 ANO 15

Agenda de Lives em página

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

3692

Esta manhã comecei escrever um artigo. A edição do blogue desta semana se tece com a parte inicial do prelúdio. Que este entusiasme a cada uma e cada um, como eu estou curtindo o texto.

                                Laudato Si, Professor!

                                                                '  À guisa de prelúdio

Saber o contexto que um artigo ou um livro foi escrito me parece, de maneira usual, importante. Não sei o que mais agrada ao leitor saber: um retratinho do autor, com data de nascimento e sua formação acadêmica ou relato do cenário e/ou ações do autor à redação do texto. Para mim é mais agradável a segunda opção (relato do cenário e/ou ações do autor), por tal, teço a segunda opção com excertos de uma troca de mensagens, aqui e agora, à laia de proêmio.

Este preludiar poderia ser rotulado como ‘um sumarento exercício de pegar carona nas alegrias dos outros’. Isto não é trivial, quando vivemos em uma sociedade fortemente marcada pela competição. No muito competitivo meio acadêmico, o currículo Lattes é constante termômetro a nos aferir. Não raro conhecemos hábeis engo®dadores do seu Lattes,que inclui na suas rezas matinais o pedido: “Lattes, Lattes meu, não permitais que haja alguém melhor do que eu!”

Vivemos ferreteados por escores que nos posicionam. ‘Como não foste o primeiro?’, ‘Só 9,5! Alguém tirou 10?’, ‘Foste o penúltimo? Mas, certamente ficaste na frente do filho da comadre Mariquinha, aquele plastinha?’  

Ainda na sala de parto, quando um recém-nascido se aclimata na vivência de seu primeiro minuto de vida-extra uterina (talvez, houve uma primeira disputa, nove meses antes, catalisada por um ordem radical: ‘Multidão de espermatozoides correi! O óvulo será de quem chegar primeiro!’) ocorre uma primeira de muitas e continuadas aferições, quando o pediatra registra o Apagar1,2 do neo-avaliado.

Meu atencioso leitor, veja como me foi ofertada uma carona linda e muito significativa. Transcrevo excertos de mensagens que troquei com meu fraternal amigo Enrique Del Percio. Ele é sempre presente em escritos e palestras quando trato de Das disciplinas à indisciplina, título de meu último livro. O Enrique já esteve mais de uma vez em minha casa, demos aula juntos, há dois anos, na Unisinos e também me visitou em 2002, quando vivi em Madrid. Já me recebeu em Buenos Aires, inclusive para compartilhar aulas com ele na renomada UBA (Universidade de Buenos Aires).

Nesta quarta-feira, 21 de outubro, quando estava envolvido, juntamente com minha orientanda Leilane Andressa Bicho de Oliveira, com a live “Para formar jardineiros para cuidar do Planeta”, para cerca de centenas de professores de Parauapebas, recebi do Enrique esta mensagem no WhatsApp, acompanhada de uma imagem com o texto, de próprio punho do signatário: El Papa envió hoy una carta a la USI, dice: "Querido hermano, sé que la Universidad de San Isidro, el próximo 27, hará la inauguración del Instituto Juan Carlos Scannone. La noticia me alegra. Es un resarcimiento a un maestro y pensador que ha influido mucho en la filosofía Latinoamericana. Te ruego hagas llegar mi saludo al Sr. Rector Enrique Del Percio y a la Comunidad Universitaria por este gesto y mi gratitud. Estaré espiritualmente presente en mi oración y mi pedido de que recen por mí. Que Jesús te bendiga y la Virgen Santa te cuide. Fraternalmente, Francisco."

Respondi assim, no mesmo dia: “Meu muito querido amigo! Que distinção receber uma mensagem de próprio punho do Papa Francisco! A meu juízo hoje ele é um dos únicos líderes mundiais que deveríamos ouvir! Há muito tempo uso sua Encíclica Laudato Si' como antídoto a política ambiental do governo brasileiro! Não preciso dizer para ti o quanto temos nesta Encíclica um dos melhores documentos acerca da defesa da qualidade de vida na nossa casa comum, o planeta Terra. Cumprimento emocionados, mais uma vez!”

Imediatamente recebi breves, mas significativas mensagens: “Gracias Attico!! Este texto tuyo tiene un valor muy especial. Abrazo enorme!!”, “Te puedo pedir que para antes del 30/11 (falta más de un mes) escribas un artículo sobre esto que me dices para la revista Poliedro? Puede ser en portugués y lo publicamos bilíngue!” e “De 4 a 6 páginas escritas en el lenguaje que vos sabés usar tan bien: dirigido a un público amplio, no especializado. Sería muy bueno poder contar con ese!!”


Fui lacônico, mas entusiasmado na adesão ao convite: “Artigo prometido! Podes aguardar!”

Ontem, à noite, quando a sexta-feira já começava, o Enrique, muito mais antenado em futebol que eu, me dava resultados da Libertadores. Eu escrevi: Estou muito envolvido um artigo para Poliedro. Hoje, terminei um artigo que pretendo enviar para revista do Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Esta manhã hoje foi a minha 62ª Live, na Universidade Federal de São Paulo. Em todas tenho falado da Encíclica Laudato Si'. Há algumas que tem mais de 500 participantes pessoas de quatro continentes inclusive argentinos já ouviram essas falas.

O Enrique escreve: Que importante lo que estás haciendo Attico!!

Então, contei-lhe: Um dia desses eu cheguei na portaria do meu prédio e o Alessandro, funcionário da portaria disse: ‘Laudato si' professor!’ Fiquei comovido. Ele ouve as minhas lives”

Meu amigo respondeu. Que mágico esto que me contás!!!!

E eu já tenho um começo de um texto Destinado a revista Poliedro. Da Universidade San Isidro, narrando como tenho usado a Encíclica Laudato Si' como antídoto às políticas bolsonaristas no cuidado do Planeta Terra, nossa casa comum.

[1] A Escala ou Índice de Apgar é um teste desenvolvido pela Dra. Virginia Apgar (1909 – 1974), médica estadunidense, que consiste na avaliação por um pediatra e 5 sinais objetivos do recém-nascido, atribuindo-se a cada um dos sinais uma pontuação de 0 a 2. O teste, aplicado duas vezes (no primeiro e no quinto minuto após o nascimento), é utilizado para avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida extrauterina, sendo que os sinais avaliados são: frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele. O somatório da pontuação (no mínimo 0 e no máximo 10) resultará no Índice de Apgar e o recém-nascido será classificado como: sem asfixia (Apgar 8 a 10); com asfixia leve (Apgar 5 a 7); com asfixia moderada (Apgar 3 a 4) ou com asfixia grave: Apgar 0 a 2 (Fonte: Wikipédia).

2 A sigla 'APGAR' é uma espécie de acróstico relacionando a Virginia Apgar, neonatologista que propôs tal sistematização da avaliação clínica: Appearance, Pulse, Grimace, Activity, Respiration. Em Português: Aparência, Pulso, Gesticulação, Atividade, Respiração (Fonte: Wikipédia, com mais informações).

3 comentários:

  1. Caro Attico, saudações! É profundamente significativo quando somos saudados por alguém mediante uma marca de nossa reflexão. Significa que nossas mensagens estão sendo entendidas.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, meu bom Áttico! Permita-me Norberto da Cunha Garin usar de suas palavras para contigo compartilhar iguais sentires. Depois de entregar ao meu irmão Beto, o "boneco" da próxima publicação - "Pererezadas 2", ressignificando personagens de nossas tradições e cultura como o Currupira, a Mula-Sem-Cabeça e o Lobisomem, envolvendo o Saci-Pererê e as meninas que sempre viveram no Bambuzal, as Sacizas, eis que ele me diz: nasci em 07 de abril e acho que também sou um Saci. Festejo assim! Sinto-me festejando contigo, ao ouvir de Alessandro: "Laudoto si", professor!" Parabéns, amigo Áttico. As ações podem parecer pequenas, mas são enormes quando alcançam alguém.

    ResponderExcluir
  3. Por tudo o que tens nos ensinado: Laudato si, Mestre!!!

    ResponderExcluir