TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 17 de maio de 2019

17.— “... são uns idiotas úteis, uns imbecis”



ANO
 13
AGENDA 2 0 1 9
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3406
Para o presidente, estudantes e professores que protestaram no memorável 15 de maio de 2019: “são uns idiotas úteis, uns imbecis”>A resposta foi adequada e educada: #Alunos! Estudem para não ficarem burros como o presidente... Eu acrescentaria um adjetivo muito comum há um tempo: #Alunos! Estudem para não ficarem burros e malcriados como o presidente...
Mais de 40 mil pessoas pararam Porto Alegre nesta quarta-feira, 15 de maio, durante as mobilizações em defesa da Educação e contra a Reforma da Previdência. Em um grande ato unificado como há tempos não se via com caminhada pelas ruas da cidade e encerramento na Esquina Democrática.
Os cortes orçamentários anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) foram o foco dos discursos das entidades presentes nos atos que começaram na Faculdade de Educação (Faced/UFRGS) com um enorme abraço à instituição. A pauta desse governo é entregar o Brasil para o mercado especulativo. Os manifestante de maneira organizada e uníssona se posicionaram: não vamos entregar a educação pública!
Agora a luta é pela construção da greve de 14 de junho que vai parar país, em defesa de uma nação soberana.
Porto Alegre não foi um ato isolado. Nos 26 estados da República e no Distrito Federal houve manifestações. Bem mais de um milhão de ‘idiotas e imbecis’ em mais de 200 cidades buscaram fazer um alerta ao desgoverno na área da Educação.
A ilustração é uma das muito criativas produções do 15M. Não conheço a autoria do bem posto trocadilho, mas recebi, também, a referência de meu colega Enzo Fagúndez, do Uruguai.
No mesmo memorável 15M circularam no Rio Grande do Sul duas notícias que também não são aqui situações díspares. #1 Idosos permanecem em filas de espera nas ruas, por mais de 12 horas, para serem atendidas em postos de saúde. #2 não mais se decretará prisão enquanto houver presos contidos em containers por falta de lugar nos presídios.
Estas duas notícias nada exóticas desde que se constata que um Estado antes tão cioso de seu brio está literalmente falido. O dramático na situação: quando por fala de recursos financeiros se vive a penúria na saúde, no sistema prisional, na educação um dos três filhos de belicoso capitão propõe que se invista uma fabulosa quantidade de dinheiro para a produção de armas atômicas, para sermos respeitados pelos países comunistas.
Realmente parece que não somos nós professores e alunos que protestamos nesta quarta-feira que somos imbecis e idiotas. O presidente não vê os desmandos dos três filhotes. Talvez no trio coubesse com mais adequação a adjetivação que nos conferiu. Isto nos faz aprender: com este governo não há negociação!

2 comentários:

  1. Estamos armando un arsenal de libros desde aquí, estimados docentes y estudiantes de nuestro querido Brasil.
    Si pretendieran quemar los libros, recitaremos en prosas, versos y ecuaciones nuestro su valor inquebrantable que para nosotros tiene sólo 8 letras: LIBERTAD

    ResponderExcluir
  2. Saudações, Chassot! Saudações companheiros blogadores!
    Tem razão, Mestre, que "Talvez no trio coubesse com mais adequação a adjetivação que nos conferiu". Se há um espelho para essa fala, então cabe ao seu autor o retrato, não porque nossa imagem nele se reflete, mas porque quem assim fala, assim se vê, ainda que não tenha plena consciência ou queira esconder-se nela. De qualquer forma, a estupidez não nos identifica, mas a ele, sem qualquer dúvida, afinal, quem não entende de economia, educação, relações internacionais e gestão pública, sendo o seu maior mandatário, como pode ser qualificado, identificado e apontado? Em resposta, digamos: tens razão, criatura, pois falas de si!

    ResponderExcluir