TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

29.— Sonhando com a ubiquidade


ANO
 12
LIVRARIA VIRTUAL em
Www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3318

Recordo, que no catecismo — o livro de perguntas e resposta que estudei em preparação da primeira comunhão — havia ensinamentos acerca dos atributos ou, talvez fosse acerca das qualidades ou dons de Deus. Lembro pelo menos de três: onipotente, onisciente e onipresente.
Pois na pretérita quinta-feira, à noite, quisera ter pelo menos o dom da ubiquidade. E não vou concorrer com Deus que pode estar simultaneamente em todos os lugares; bastava-me apenas estar dois lugares simultaneamente: Porto Alegre e Erechim.
Justifico meu devanear. Quando registrei as oito palestras do Fronteira do Pensamento de 2017, ao invés de registrar a conferência de Thomas Picketty no dia 28, fi-lo no dia 25. Justificativa de meu equívoco: as palestras do Fronteiras são sempre às segundas. Mas esta, considerada a palestra heliocêntrica do ano, pois é aquela que se recebe um convite para levarmos um convidado, não só era no Auditório Araújo Vianna, com 4.000 lugares (o dobro do auditório da Reitoria da UFRGS) mas estava marcada para uma inusual quinta-feira.
Só me dou conta, a menos de uma semana, que tinha para a mesma quinta do autor de ‘O Capital no Século XXI’ três atividades, uma em cada turno, no Campus de Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul. Não havia indecisão para escolha. À meia-tarde de quarta-feira, numa viagem de mais de seis horas de ônibus, fui a Erechim.
No turno da manhã falei em uma atividade de formação de 14 (dos 15) professores do Grupo de Pesquisa envolvidos com a formação de professores que fazem Educação do Campo na IFFS, em Erechim. À abertura mencionei que ir à Universidade onde está um ex-orientando de mestrado ou doutorado se assemelha a visitar a casa de um filho. Essa sensação a vivi, desde a noite de quarta e durante toda a quinta-feira, vendo a importância das ações do Denílson Silva, que catalisou meu estar em Erechim.
À tarde, foi a aula inaugural do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza, marcada pela acolhida na UFFS de 40 novos acadêmicos, dos quais cerca de 87% são indígenas, recepcionados por professores, corpo técnico e alunos de mais duas turmas (2016/1 e 2015/2). Minha fala que buscou destacar as exigências de estar em um (novo) mundo da Academia hoje. Esta aula compartilhei com o vice-reitor da UFFS, professor Antônio Inácio Andrioli, que entre outras significativas trazidas fez a apresentação da instituição e do curso aos novos estudantes. Foi muito bom estar nesta atividade com meu ex-orientando Antônio Valmor de Campos, professor da UFFS, campus de Chapecó.
Ao final da tarde participei do desvelamento de um painel construído coletivamente com milhares de sementes evocando a realização do III SIFEDOC - III Seminário Internacional de Educação do Campo que ocorreu 29 à 31 de Março de 2017. Na foto o Denílson e eu, na cerimônia.
À noite, para mais de 200 participantes, fiz a palestra em atividade mediada pelo Professor Jerônimo Sartori, “Das disciplinas à indisciplina’ dentro da semana da Pedagogia da qual participaram professores e alunos da Pedagogia e de outras licenciaturas e mestrandos dos três cursos de pós-graduação.
Muitos autógrafos e muitos fotos foram apetitosa sobremesa a tão sumarenta quinta-feira. Não tendo, pelo menos por ora, a sonhada ubiquidade, não me arrependo da escolha. Ante os comentários que acolhi de participantes da palestra do Fronteiras do Pensamento, vejo que tenho que terminar de ler o livro do Picketty.
Agora já embalo expectativa para próxima semana onde terei seis palestras em cinco cidades de dois estados. Que venha outubro.

6 comentários:

  1. Que venha outubro para Chassot! Que venham palestras, autógrafos e afagos. Deveria ser essa a nossa vida compartilhada, cheia de "mimos" por uma convivência que se compartilha em alegria e admiração, em acolhida e ânimo para existir. É o que temos (alma), é o que somos (existimos). Para além de nossas capacidades, sem qualquer concorrência com o Absoluto - tal bobagem não nos apetece, já disse Chassot - nos abraçamos em busca do saber, não por ele, mas por nós e pelo que podemos fazer pela existência que nos iguala, como em Ariano Suassuna, com a diferença de que não somos um bando de condenados, mas um corpo de vidas recheado. Ao Mestre Áttico e a todos os seus convivas, pelos auditórios de uma vida longa e feliz, meu abraço de um melhor e esperançoso outubro para todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido Élcio Mário,

      colega e amigo semeador de livro e de interrogações.

      podemos não ter a ubiquidade dos deuses, mas tenos nos pés as asas de Mercúrio que nos levam a recantos ignotos do Brasil, nestes tempos temerOSOs, que com sabedoria alcunhas de temerOSSOs.

      Temos também está nau quase mágica que nos conecta com instantaneidade à Sorocaba e à Porto Alegre.

      Assim, que venha outubro,

      Excluir
  2. O mestre pode não ter o dom da ubiquidade, porém tem a admiração e o respeito de muitíssimos sempre e simultaneamente... Precisa mais??? Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Mestre: a cada nova temporada, mais sensibilidade e habilidade ao descrever as jornadas! É sempre bom reencontra-lo: seu vigor nos contagia! Sensacional! E que venha out(ro)ubro!!

    ResponderExcluir
  4. Meu querido colega Vanderlei,
    que bom celebrar, aqui (já que não tenho a ubiquidade, mas me conceda estar um pouco na tua casa que mais de uma vez acolheu em Frederico Westphalen) o teu retorno.
    Estava com saudades e que venha outubro nestes tempos temerOSOs

    ResponderExcluir
  5. Mestre Chassot,
    adito três endereços da imprensa regional, que referem as atividades da Educação do campo que nos envolveu nossa quinta-feira.
    http://atmosferaonline.com.br/uffs-recebe-nova-turma-do-curso-de-educacao-do-campo/
    http://jornalboavista.com.br/29092017uffs-inaugura-quadro-feito-com-mais-de-mil-sementes-de-38-variedades
    http://auonline.com.br/web/noticia.php?id=29691|uffs-recebe-nova-turma-do-curso-de-educacao-do-campo

    ResponderExcluir