TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 3 de setembro de 2016

03.- Um sonho: ser bibliotecário


ANO
 11
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3204

Escrevi aqui, em maio, que Erico Veríssimo ao referir a sua procedência, quando no exterior, dizia“Venho de Porto Alegre, uma cidade que tem uma orquestra sinfônica!”. Quando em 2002 vivi na Espanha, em tertúlias referia: “Venho de uma cidade que sedia o Fórum Social Mundial!” Agora, orgulho-me ao dizer: Sou de uma cidade que promove o Fronteiras do Pensamento!”
Pois, na última segunda-feira, um dos dias mais aziagos que vivi, houve a terceira conferência da edição deste ano do Fronteiras. Foram momentos balsâmicos em um dia de agruras. Fomos aquinhoados com a douta exposição Censores em ação – Como os Estados influenciaram a literatura de Robert Darnton, que voltava à Porto Alegre, depois de 10 anos, quando esteve na edição inaugural do Fronteiras. A conferência foi excelente em termos de forma e de conteúdo, pois evidenciou resultados de extensas e densas pesquisas.
Na apreciada aula, cujo texto está na integra em www.fronteiras.com/resumos Darnton evidenciou que uma análise requer uma grande quantidade e variedade de documentos, para chegar ao comparativo desejado. Para exemplificar, o bibliotecário da Harvard trouxe três estudos de casos de censura com análises etnográficas e história comparativa: França no século 18, Índia no século 19 e Alemanha comunista no século 20. Três exemplos bem distintos e que mostram como a literatura dessas épocas foi afetada pelos censores
Após a exposição dizia que precisava semanas de férias para sorver os livros que adquirira naquela noite. Agora, já tenho definido algo: se outras vidas me forem oferecidas já sei a profissão que desejo em uma delas: bibliotecário e vou querer lecionar a disciplina: a História do livro. Sou expectante.

Um comentário:

  1. Mestre CHASSOT, penso que o LIVRO é uma verdadeira ARMA para combater a ignorância e uma LUZ que ajuda a iluminar na superação das trevas do analfabetismo, nos seus mais diversos sentidos. Desconfio que disso estou convencido.

    ResponderExcluir