TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 31 de março de 2016

31.—Um posfácio a um março atípico


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3152

Termina março. Talvez o mais diferente de todos os meus marços. A marca maior de sua atipicidade é que depois de 55 anos, na 56ª edição deste mês dedicado a Marte, deus da Guerra, pela primeira vez não tive sala de aula. Ontem à noite, desde minha demissão do Centro Universitário Metodista do IPA, em 12 de fevereiro, pela primeira vez ministrei uma aula. A última fora em 11 de fevereiro para professoras e professores das redes municipais de Boa Vista do Buricá e de São Martinho. Ontem, proferi a aula inaugural da Licenciatura em Química do IF-RS no campus da cidade de Feliz.
Agora, a semelhança de Boa Vista do Buricá, estive em uma pequena cidade do Vale do Caí, com uma tradição marcada pela colonização alemã. A língua alemã, em sua variante rio-grandense, faz parte integral do patrimônio cultural deste munícipio de cerca de doze mil felizenses, cujo lema é “Ser feliz é o nosso destino”.
Feliz está cerca de 80 km de Porto Alegre. Talvez, faça pelo menos 60 anos que eu não estivera nesta cidade... esse parecia ser o tempo — quase uma vida — de minha abstinência de sala de aula. Agradeço à Professora Dolurdes Voss, Coordenadora do curso de Química e aos estudantes que, sem saber, ajudaram que se quebrasse tão difícil jejum. A ida à Feliz ontem, se pareceu com 13 de março de 1961, quando nervosamente, em Montenegro, saí da Rua João Pessoa e percorri a Oswaldo Aranha para chegar ao Colégio Jacob Renner, para dar uma aula de Matemática para alunos do 3º científico. Ontem, foi quase como aquela minha primeira aula.
Para mim a noite de 30 de março foi memorável. Aliás, segundo as palavras do Diretor-geral do Campus Feliz, para a instituição será também. O professor Giovani Forgiarini Aiub, ao aplaudir de pé a minha fala, referiu-a como um marco na história institucional.
Por cerca de duas horas, para um auditório lotado de docentes e discentes (alguns sentados no chão em corredor externo à sala), trouxe tentativas de respostas à indagação: “O que é Ciência, afinal?” Ao final, fotos e autógrafos em livros, quando a montenegrina Luana Rosa Nunes, aluna do Curso de Química, foi exímia livreira.
Mas, este março também fez feridas que hão de ficar indeléveis. Assistir o vice-presidente da República como arauto de um golpe; saber de movimento que faz manifestações tão radicais, que leva às ruas cartaz não apenas pedindo o impeachment da Presidente, mas seu fuzilamento; conhecer o corporativismo do presidente de sindicato médico apoiando à pediatra que se negou a continuar prestar atendimento a uma criança, por sua mãe ser petista... faz este março cruento. Não deixa de ser sintomático que vereadora de Porto Alegre convide para um jantar hoje para celebrar outo golpe ocorrido há 52 anos.
Espera-se que o deus Marte não tenha, numa guerra civil, tributos de brasileiros. No horizonte, as águas de março não apagaram as manifestações de ódio de alguns que não sabem se conformar por derrota em eleição e agora tentam, uma vez mais, extinguir a democracia. Vade retro, Marte!

4 comentários:

  1. Professor Attico,

    a nossa noite foi iluminada com a sua presença, com a sua voz, com a sua sabedoria, com seus conhecimentos e com a sua maestria tão admirável. Tu sabes (se me permites chamá-lo de tu) que conseguir manter atentos os jovens por duas horas é algo que por si só já merece reconhecimento e respeito. Contudo, não foram só os jovens (eu estou me excluindo desta categoria) que ficaram estupefatos pelo modo com o qual tu conduzistes a palestra de ontem. Foi algo raro de se ver e de se sentir. Impressionante!

    Eu, em nome do IFRS - Campus Feliz, agradeço imensamente a sua presença (marcante e histórica). Saibas que vamos convidá-lo para novas atividades.

    Para mim, especialmente, foi uma noite muito especial que certamente já faz parte de minha história de vida.

    Muito obrigado mais um vez por ter estado aqui conosco.

    Um forte e carinhoso abraço,
    Giovani Forgiarini Aiub,
    Diretor-geral do Campus Feliz IFRS

    ResponderExcluir
  2. mestre, tenho uma querida amiga por lá, na IFRS Feliz, a profe Carla de Couto Nunes, bióloga que trabalho conosco aqui na SEMAM há alguns anos. Imagino o sucesso de tua fala por lá, e o impacto que terá naquela comunidade acadêmica!
    Abração!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    querido Chassot.

    Meu nome é Yúlia Meier, sou de São Sebastião do Caí, e estudo na IFRS do Campus Feliz.

    Fui umas das privilegiadas, a caber naquela sala apertada. Fui uma das tantas pessoas, que te viu e te ouviu.
    Assim, tive a necessidade de escrever algo, em forma de gratidão, e te dizer que: tu és incrível, e muda a vida com tão pouco, que é muito. Falando, simplesmente, muitos de nós ignoramos ou não queremos ver.

    Você fez o meu Março, mais bonito. E me fez mais bonita também, porque levo comigo tudo que dissestes.

    Obrigada, obrigada e obrigada.
    Que pessoas como você, continuem a mudar o �� ��

    Uma ótima sexta- feira. Uma ótima vida.

    Grande abraço, da sua mais nova admiradora, Yúlia.

    ResponderExcluir
  4. Caro professor Chassot,

    sua presença no Campus, bem como sua excelente explanação, deram um brilho especial à nossa aula inaugural que só pode mesmo ser oriundo de grandes mestres. Peço desculpas ter saído à pressas e não ter me despedido do senhor com a delicadeza justa.Obrigado pela carinhosa lembrança em meu exemplar de "Alfabetização científica". Vamos manter nosso contato pelo e-mail, para garantir um novo encontro do senhor aqui no IFRS Feliz muito em breve.

    Fraternos abraços

    Prof. Dr. Eduardo de Oliveira da Silva
    Coordenador do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
    Câmpus Feliz

    ResponderExcluir