TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 9 de março de 2016

09.—OGM Revisando posição


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3146

Thierry Vrain (foto) foi por muitos anos, enquanto cientista, um defensor dos transgênicos na agricultura do Canadá — um dos países com a maior produção e exportação agrícola do mundo —, veio recentemente a público com nova conclusão: os transgênicos Organismos Geneticamente Modificados (OGM) são perigosos para os seres humanos, animais e meio ambiente.
“Eu refuto as reivindicações das empresas de biotecnologia que suas colheitas modificadas produzem mais, que eles exigem menos aplicações de agrotóxicos, que eles não têm impacto sobre o meio ambiente e é claro, que eles são seguros para comer“, escreveu ele.
Enquanto estava no Departamento de Agricultura do Canadá, Vrain foi o cientista designado para tratar em grupos públicos com a mensagem de que os transgênicos eram seguros. “Eu não sei se eu estava apaixonado por isto, mas eu estava bem informado”, escreveu ele. “Eu defendia o avanço tecnológico, da ciência e do progresso. Nos últimos 10 anos eu mudei a minha posição.”
Vrain diz que a sua mudança de opinião surgiu depois que ele tomou conhecimento de numerosos estudos de laboratórios de prestígio, publicados em revistas científicas de prestígio, mostrando os riscos para a saúde dos transgênicos (OGM).
“Há um crescente corpo de pesquisa científica – feito principalmente na Europa, Rússia e outros países – mostrando que as dietas contendo milho ou soja podem causar sérios problemas de saúde em ratos de laboratório e ratos”, escreveu ele.
Vrain observa que a evidência é tão abrangente que, em 2009, a Academia Americana de Medicina Ambiental pediu uma moratória sobre os alimentos transgênicos e expansão nos testes de segurança. Os estudos revisados ​​pela Academia descobriram que uma dieta com transgênicos levou a diversos problemas, incluindo envelhecimento acelerado, disfunção imune, infertilidade, disfunção em genes que regulam a sinalização celular, a síntese de colesterol, a regulação da insulina e formação de proteínas, e alterações aos rins, fígado, baço e do sistema gastrointestinal.
Vrain observa que, apesar de muitos transgênicos produzirem inseticidas em seus tecidos e ainda são até mesmo registrados como inseticidas, as proteínas tóxicas que estes produzem nunca foram testadas para a segurança.
 “Tudo o que temos são estudos científicos provenientes da Europa e da Rússia, que mostram que ratos alimentados com engenharia de alimentos morrem prematuramente.” “Não há estudos de alimentação a longo prazo realizados nesses países para demonstrar as alegações de que bioengenharia de milho e de soja são seguros“, escreveu ele.
Vrain também chama a atenção para os riscos ambientais dos transgênicos, citando o relatório de 120 páginas :“Transgênicos: Mitos e Verdades“ (“GMO Myths and Truths”). Esta análise de mais de 500 estudos e relatórios governamentais refuta alegações da indústria de que os transgênicos são mais nutritivos, utilizam menos pesticidas e não prejudicam o meio ambiente. Estudos repetidamente descobriram que os transgênicos podem passar seus genes modificados para não apenas outras plantas, mas também para as bactérias do solo. Estas bactérias, em seguida, espalham os genes para o meio ambiente. Outro estudo descobriu genes transferidos para as bactérias do intestino de seres humanos que comeram transgênicos.
Vrain também aborda o argumento mais comum de proponentes transgênicos: a de que ninguém jamais ficou doente depois de comer uma refeição contendo transgênicos. “Ninguém fica doente por fumar um maço de cigarro também“, escreveu ele. “Mas, com certeza, nós não sabíamos na década de 50, do século 20 antes do início nossa onda de epidemias de câncer. Só que desta vez não se trata de um pouco de fumaça, é todo o sistema alimentar que é motivo de preocupação.”
Leia mais: http://gmosummit.org/former-pro-gmo-scientist/ e http://www.noticiasnaturais.com/2016/02/ex-cientista-dos-transgenicos-expoe-as-mentiras-e-propaganda-da-industria-de-biotecnologia/#ixzz41kCXTnIp

2 comentários:

  1. A pressão das empresas de biotecnologia em vender suas "facilidades" na forma de OGMs é típica de qualquer tipo de empresa dentro de uma lógica capitalista. Um exemplo emblemático é o que a Monsanto fez com seu "produto" a soja RoundUp Ready. Essa variedade, geneticamente manipulada, é resistente ao herbicida RoundUp, fabricado pela mesma empresa (coincidência bacaninha essa). O RoundUp mata qualquer vegetal, menos, claro, a modificada geneticamente. Isso cria uma dependência do pacote tecnológico que prejudica o agricultor. Sabe-se que a soja convencional rende mais que a "turbinada" geneticamente, é uma falácia a pretenciosa produtividade maior movida a herbicidas e OGMs.

    A discussão merece ser retomada, pois há vários aspectos envolvidos. A questão ambiental, por exemplo, é seriamente impactada pelo uso de glifosato (identidade secreta do RoundUp). O bagulho mata qualquer planta que não lhe seja geneticamente aparelhada para resistir. Imagine o impacto sobre a vegetação, posto que o herbicida é arrastado para corpos aquáticos..

    Sobre o aspecto de saúde, há vários questionamentos.

    1. Aumento das alergias: o Instituto de Nutrição de York, Inglaterra, em 1999, uma pesquisa constatou o aumento de 50% na alergia a produtos à base de soja, afirmando que o resultado poderia ser atribuído ao consumo de soja geneticamente modificada. Nos Estados Unidos: reações em pessoas alérgicas impediram a comercialização de uma soja que possuía gene de castanha-do-pará (que é um famoso alergênico).
    2. Aumento de resistência aos antibióticos;
    3. Aumento das substâncias tóxicas
    4. Maior quantidade de resíduos de agrotóxicos

    Isso só pra começar o assunto... abração!

    ResponderExcluir
  2. Tudo, infelizmente TUDO o que vem patrocinado pela indústria de alimentos com o argumento de "maior produção" aos produtores é de se DUVIDAR, principalmente quando se coloca o LUCRO acima de qualquer fim natural.

    ResponderExcluir