TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 3 de março de 2016

03.—Agora! Há que dizer OBRIGADO!

ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3143


Posso até ser repetitivo. Mas, para mim este março é muito diferente: como escrevi na última edição (29, segunda-feira): este é um março muito destoante de todos que já vivi em mais de meio século. Desde 1961, março me obsequiava alunas e alunos. Este ano está sendo muito diferente. Não terei o inebriante cotidiano de ser professor em uma sala de aula.”  Agora, de vez em vez, minha imaginação adentra em uma sala de aula. Vejo-me diante de alunas e alunos falando acerca da Ciência. É difícil, em certos momentos cair na real.
Devo reconhecer que tenho sido queridamente afagado e até, não raro, desagravado. A blogada em que narrei a minha leitura da defenestração teve na segunda-feira 447 acessos; na terça, 376 e ontem, 387 (mais de 1,2 visualizações em três dias. A média de acessos diários é, de maneira usual, em torno de 200. Devo dizer, que por ser assunto mais pessoal, não fiz alerta no Facebook, como às vezes realizo quando o assunto merece.
Mas, o que mais me empolga, não é a visitação significativa da página. Ao lado de visitas pessoais a minha casa, da movimentação de alunos da Universidade do Adulto Maior para reverter a situação e dos telefonemas são os comentários apensados ao blogue aqueles que mais me comovem. Há mais de trinta de mais diferentes matizes. Quanto à extensão, há quem fez seu desagravo em cerca de meio milhar de palavras, como meu amigo e colega de Recife Paulo César Pontes ou quem o fez em duas palavras: “indignados, Mestre” como o baiano Jorge Hamilton Sena Dias, da Universidade Estadual de Santa Cruz. Há aqueles que analisaram as relações do capital e do trabalho e continuada crise que vive a Educação ou ainda a situação mundial.
O Guto soube trazer uma excelente história futebolística onde (quase) se trocou Pelé por um perna de pau. Tive surpresas ao ver colega do mestrado de onde fui expurgado manifestar sua indignação. É comovente ver quantos ajudam embalar sonhos, dizendo que logo terei sala de aula de novos e também aqueles que me recordam que ora de curtir a nova realidade e redirecionar olhares.
Não posso comentar a todos, mas sou imensamente grato a cada uma e cada um que faz parceria com meus sonhos de fazer Educação. Houve mais de uma pessoa que escreveu que não conteve lágrimas ante a situação. Eu também fiz lágrimas ao ler algumas mensagens, como quando um mestrando escreveu: “pode acreditar que me ajudou a ver o mundo de outra forma”. Marcelo! Tomara que possamos continuar fazendo isso.

2 comentários:

  1. Querido Attico,

    Não há o que agradecer. Você é nossa epítome em educação científica. Nós é que sempre deveremos agradecer-lhe!

    Abraços afetuosos,

    ResponderExcluir
  2. Mestre,

    Tem gente que tem ouro nas mãos, mas prefere o conteúdo do cólon sigmóide em seu convívio...fazer o quê? Ser referência em Alfabetização Científica não é pra poucos. Ter a capacidade de se reinventar é pra quase ninguém. Eles passarão, nós passarinho, diria o poetinha do Majestic.

    ResponderExcluir