TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 26 de setembro de 2015

26 Mais uma vez na simpática Blumenau


ANO
 10
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3086

Hoje é um sábado no qual, pela manhã, com o Jose Clovis de Azevedo, tenho mais uma sessão do seminário “Reabilitação e Educação” no Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão. Então, será central a apresentação de resultados das leituras dos mestrandos acerca da encíclica Laudato Si’. Há muita expectativa. Organizei idêntico trabalho com alunos da Pedagogia e Licenciaturas de Educação Física e Música na disciplina Ética, Sociedade e Meio Ambiente. Houve produções muito significativas. Em todas as minhas últimas falas a Laudato Si’ se faz prelúdio significativo.
Nesta blogada, trago excertos do ‘dia de um viajor’. Aqueles que me acompanham um pouco mais de perto, talvez sintam um rarear das viagens. Em nome de um dito ‘contingenciamento de despesas’ palestras são transferidas e/ou canceladas.
Ontem, fui a Blumenau a convite do curso de Licenciatura em Química do Campus da UFSC de Blumenau. Viajei pela manhã a Navegantes, em um voo de 45 minutos. Após, por uma hora, fui de ônibus até simpática metrópole do vale do Itajaí, com mais de 330 mil habitantes e de marcado estilo germânico. Fiz duas falas com o mesmo mote: ASSESTANDO ÓCULOS PARA OLHAR O MUNDO na FURB, à tarde e na UFSC à noite. Ainda, à noite retornei de ônibus a Porto Alegre, em uma extensa viagem de mais de 10 horas (com muitas paradas em rodoviárias, engarrafamentos e 2x25 minutos para lanche). Optei por voltar de ônibus para estar nas aulas desta manhã no Centro Universitário Metodista do IPA.
A Universidade Regional de Blumenau (FURB) é uma instituição pública municipal que iniciou em 1964 e foi reconhecida como universidade em 13 de fevereiro de 1986. Atualmente conta com 47 cursos de graduação, 120 cursos de especialização (lato-sensu), 11 mestrados, 3 cursos de doutorado e aproximadamente 15 mil alunos, em diversos níveis de ensino e com umas das maiores bibliotecas da Região Sul do Brasil, com um acervo de mais de 300.000 volumes.
No meu estar na FURB fui acolhido pelos colegas Prof. Dr. Edson Schroeder e Profa. Dra. Daniela Tomio, com quem almocei. Os saberes com sabores deste almoço, por si só, valeram ter feitos esta viagem. A tese de doutorado da Daniela foi sobre a extensa troca de correspondência de Fritz Müller (de Blumenau) e Charles Darwin. No retorno já me deliciei com a tese que me foi presenteada. O Edson é um biólogo que estuda russo para poder ler Bakhtin na fonte. Um almoço para fazer saudades.
À tarde desenvolvi discussões acerca da Ciência com alunos de dois mestrados e alunos de licenciaturas da FURB e professoras e professores da rede pública, onde se destacava uma delegação vinda da Cidade de Gaspar. Foram momentos significativos.
Minha presença na Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau teve como anfitriões o Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira, Profa. Dra. Daniela Brondani e a Prof. Dra. Lidiane Meier. Os três e vários colegas me acarinharam de maneira muito querida. Como não havia tempo para comer algo entre o término da fala e o estar na rodoviária para partir às 20h45min tiveram a delicadeza de obsequiar-me lanches para degustar a bordo.  
A UFSC, além de seu campus em Florianópolis, tem mais quatro campi: Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau. O de Blumenau, no Vale do Itajaí́, iniciou em 2014, com as primeiras turmas de cinco cursos: três bacharelados em Engenharia Têxtil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais e duas licenciaturas em Matemática e Química.
A minha fala na UFSC, para quase 200 pessoas foi para alunos e professores das licenciaturas. Como na FURB encantou-me um auditório muito participativo. Muitas fotos e autógrafos, detalhes inerentes da tietagem ocorreram nas duas universidades. Valeu muito ter voltado a Blumenau.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Soneto-acróstco
    O olhar do mestre

    Ó olhar que na ciência se focaliza
    Conduz a este ou aquele caminho
    Um ou outro jeito que se pesquisa
    Lança ou não a luz no escaninho.

    O mestre toda ignorância exorciza
    Senda que as vezes está sozinho
    Então Chassot transpira a camisa
    Contornando óbices e redemoinho.

    Há óculos pra cada olhar diferente
    Assim cada um escolhe uso que faz
    Sábio quem vários óculos consente.

    Se o olhar dos costumes lhe apraz
    Ou da religião deveras onisciente
    Tudo será válido á ciência satisfaz.

    ResponderExcluir