TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 19 de agosto de 2012

19.- PARINTINS EM DOMINGUEIRA VERMELHO/AZUL


8Ano 7***  Garantido      Caprichoso      ***Edição 2009

Quando esta esdição circular estarei Parintins, rumo a Manaus, de onde pelas 14 horas segurei para Campinas e então a Porto Alegre, onde devo chegar quase meia-noite, encerrando um périplo amazônico, onde pela primeira vez estive no interior do estado do Amazonas. Nas cerca de 12 horas manauaras serei acolhido pelo meu amigo e colega Eduardo Segura.
Nestes 3,5 dias, além de três bancas de mestrado e duas palestras, vivi gostosos momentos de confraternização, especialmente ontem, em um tour ensejado pelo Professor — e desde sexta-feira, Mestre — David Xavier da Silva, diretor do Centro de Estudos Superiores de Parintins da UEA.
Catedral (onde voltei à note na hora da missa), igrejas, porto, orla, mercados de artesanias, zona rural, piers, lagoas, ilhotas, bumbódromo foram alguns dos passeios ensejados pelo David ao Augusto, Miriam, Gabriel, Evelyn e a mim. Tudo isso culminou em supimpa almoço com pratos regionais — preparados pelo muito competente mestre de cozinha, Waldir— com a atenciosa família do David em sua casa.
Se tivesse de referir apenas uma marca de Parintins diria que é a forte marca do bipolarismo bovino Caprichoso/Garantido ou Azul/Vermelho ou Boi preto com estrela na testa/Boi branco com coração na testa. Isto está traduzido nos comerciais, orelhões, diferentes produtos e até na arena com as cadeiras divididas exatamente entre as duas facções. Se diz (e isso também é negado) que o Garantido é do povão e o Caprichoso é da elite.
Parintins está no interior do estado do Amazonas, próximo a divisa com o estado do Pará. Com uma população de cerca 102 mil habitantes é segundo município mais populoso do estado (superado apenas pela capital Manaus. Em nível nacional, é o 139º mais populoso entre os municípios que integram o interior brasileiro, sem pertencer a alguma região metropolitana. É sede de diocese da Igreja católica de significativo poder civil (proprietária de jornais, rádios, televisões e muitas terras). Sua padroeira é Nossa Senhora do Carmo a qual está dedicada imponente e moderna igreja catedral.
Está localizada à margem direita do rio Amazonas, na ilha Tupinambarana. A vegetação, típica da região amazônica, é formada por florestas de várzea e de terra firme, tendo, ao seu redor, um relevo composto por lagos, ilhotes e uma pequena serra.
Em um raio de pouco mais de duzentos quilômetros do município, encontram-se algumas das principais cidades do interior do Amazonas e do Pará – Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Manicoré, Presidente Figueiredo, Santarém, Itaituba, Oriximiná, Óbidos, Altamira, entre outras – sendo o acesso a essas cidades principalmente via transporte fluvial, muito comum na região amazônica. O acesso à capital Manaus, distante 315 km se dá por 1 hora de avião que só viajam à noite devido aos pássaros ou por barco, numa viagem de mais de 15 horas.
Parintins é um dos pontos turísticos mais importantes da Amazônia. É um dos principais patrimônios culturais da América Latina devido ao Festival Folclórico de Parintins. Todos os anos, ocorre o tradicional festival folclórico de Parintins com a apresentação dos bois Caprichoso e Garantido. O festival é uma manifestação folclórica conhecida no norte do país como Boi Bumbá. A festa anual ocorre no último fim de semana de junho.
O festival é uma apresentação a céu aberto, onde competem duas associações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo, um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidade para 35 mil espectadores, divididos em metade de assentos vermelhos e outra metade azuis. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local.

3 comentários:

  1. Bom dia Mestre Chassot, é maravilhosa a nossa diversidade cultural. Neste país continente nossas manifestações folclóricas fazem da sua missão educadora tambem um verdadeiro tesouro turístico.
    Um bom domingo

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    O mestre está de volta ao velho sul
    Retorna de onde existe muito paul
    Seguiu o conselho
    E voltou vermelho
    Para onde fora com cerúleo azul.

    ResponderExcluir
  3. que bom que o senhor conheceu a Ilha, é maravilhosa mesmo!!!!!espero seu retorno ansiosa rssss
    Ataiany Veloso

    ResponderExcluir