TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 12 de agosto de 2012

12.- DE UMA DOMINGUEIRA TRI-LEGAL



Ano 7***   www.professorchassot.pro.br       ***Edição 2202
A edição deste domingo — sob a égide do dia dos pais — se faz na tessitura de três celebrações que ocorrem hoje na Morada dos Afagos. O registro aqui se realiza na perspectiva de que este blogue é também um pouco repositório de histórias familiares. Assim, neste segundo domingo agustino a Gelsa e eu acolhemos: filhas, filhos, noras, genros, quatro netas e três netos. A este clã se aditam — ação verbal em seus dois sentidos: 1)Acrescentar para completar; 2.Causar a dita de, tornar feliz — a Liba, mãe da Gelsa, e a Clarinha, minha irmã.
Nossas comemorações são:
1] Nos unimos a uma bastante recente tradição brasileira (segunda metade do Século 20) de celebrar o ‘Dia dos Pais’ no segundo domingo de agosto (em Portugal, por exemplo a data é fixa: 19 de março, na celebração litúrgica de São José, pai do Menino Jesus). Nós homenagearemos o Bernardo, como pai da Maria Antônia e de uma menina que é promessa na virada de 2012/13; o André, pai do Pedro; o Eduardo, pai do Guilherme e do Felipe; o Carlos, pai da Maria Clara e da Carolina; e, é claro, este editor, pela paternidade de seu querido quarteto.
2] O 12 de agosto – na tradição familiar sempre foi marcada pela celebração do aniversário de minha mãe -- Maria Clara Volkweiss Chassot (1909-2001). Mais uma vez a faremos presente na contação de sua história, que no mundo corpóreo teve seu ocaso no 11 de setembro, quando ruíam as duas torre do WTC em Nova York e nós a sepultávamos no bucólico cemitério do Faxinal na zona rural de Montenegro.
3] A confraternização de hoje tem um motivo muito especial. Será a despedida que o clã fará à Gelsa, que dentro de pouco partirá para Dinamarca, onde por um trimestre fará um estágio senior na Aalborg Universitate. Familiarmente fala-se aqui que nosso sentimento é de que serão quase “100 anos de solidão”.
Assim se pode prognosticar que por aqui a domingueira será tri-legal. Desejo o mesmo para cada uma e cada um de meus queridos leitores. Àqueles que, como eu, vivem também os bônus (e os ônus) da paternidade, meus cumprimentos mais especiais.

8 comentários:

  1. Caro Mestre Attico, vejo que sua família é exemplo de fraternidade e harmonia. Aqui tambem iniciei o dia dos pais ganhando um terno novo para ser estreado no casamento do Thiago, o mais velho, e de um novo livro de Código Penal edição atualizada. Endossando o seu comentário o Blog na realidade acaba sendo tambem uma "grande família" que o mestre adotou. Feliz domingo, e alegre dia dos pais!

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    em primeiro lugar o meu abraço de cumprimentos pela passagem do Dia dos Pais. Segundo, votos de uma grande festa de muito barulho e muita alegria na Morada dos Afagos. Que seja uma celebração de pura alegria. Votos de um ótimo estágio senior para a Gelsa.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Grande Mestre Chassot,
    desejamos a ti e a todos um Feliz Dia dos Pais! Que a reunião da família seja uma Benção em suas Vidas.
    Grande Abraço,
    Jaime e Sandra

    ResponderExcluir
  4. Perdão Mestre Chassot pela falha, esqueci de me identificar, meu comentário é o primeiro.

    Abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  5. Perdão Mestre Chassot, esqueci de me identificar, meu comentário é o primeiro, que comenta do Código Penal,

    abraço

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Um feliz dia dos pais, querido Chassot! abração!

    ResponderExcluir
  8. Limerique

    Era uma vez um pai no seu dia
    Que seus parentes em casa reunia
    Cercados de filhos e filhas
    Chassot, parecia uma ilha
    Mas bom mesmo era sua alegria.

    ResponderExcluir