TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 11 de agosto de 2012

11.- MARIE CURIE (ALÉM DE) CIENTISTA





Depois de uma (ex)(in)tensa semana acorda-se em sábado de repouso. Aqui é dia de falar de livros e leituras.
Meu muito querido colega Euzébio. Da UFPE pediu-me — com fidalguia, mas não sem repetidas insistências — um capítulo para um livro acerca de História da Química do qual ele é organizador. Deu pistas. Estamos, diz ele, ainda no ressonar do Ano Internacional da Química.  Há por tal densas sugestões.
Mordi a isca, escrevo sobre Marie Curie (1867-1934). Mas, não vou fazer uma biografia aquela estrela feminina, quase solitária na História da Ciência. Dela há filme [Madame Curie, USA, 1943 Gênero drama biográfico dirigido por Mervyn LeRoy]  livros, artigos que são muito significativos.
Vou trazer três dolorosas estações de uma jornada cruenta desta excepcional polonesa que por mais de meio século foi a única pessoa que recebeu dois Prêmios Nobeis e é considerada como a mulher mais importante do século 20.
Usualmente temos das pessoas públicas narrados só momento gloriosos. Mas também para eles a vida não é monótona. Vou dividir o capítulo em três segmentos: a morte de Pierre Curie (1859-1907) // A perda do acesso à Academia de Ciências da França, por um voto em 1911 // A exploração da imprensa francesa do romance de Mme. Curie com seu colega Paul Langevin (1872-1946).
Envolver-me nessa laboriosa (mas gostosa) tarefa catalisou o manuseio das várias biografias do casal Carie que tenho. Pesquisar em livros suporte papel parece algo de mexer em saudades.
A dica sabática de leitura veio na esteira desta visitação a livros há muito adormecidos, que não ganhavam mais que um mirar nas suas sedutoras lombadas. Referencio hoje aquele dentre estes que considero o melhor..


QUINN, Susan. Marie Curie, uma vida. Tradução de Sonia Coutinho. [Marie Curie, a life] São Paulo: Scipione Cultural, 1997, 526 p. Com álbum de dezenas de fotos. ISBN 85-262-3190-1.

Susan Quinn, uma estadunidense nascida em 1940 é uma muito premiada escritora de obras de não ficção. A biografia comentada aqui já foi traduzida em oito idiomas e recebeu destacados prêmios.
A premiada biógrafa reconhece aquela que tem um dos elementos químicos batizado em sua homenagem como uma grande cientista. Mas revê sua contribuição fundamental à ciência, atribuíndo-a menos à descoberta do elemento Rádio e à sua associação com a busca da cura para o câncer e muito mais “à decisiva percepção que teve de que a radioatividade é uma propriedade atômica dos elementos recém-descobertos”. Situa-a, assim, corretamente, entre os pioneiros da física nuclear.
Àqueles que desejam conhecer um pouco mais de Marie Curie, não tenho melhor indicação. Vale a pena.

2 comentários:

  1. Muito didática e inspiradora a dica de hoje. É animador saber da vida das poucas mulheres reconhecidas em nossa história pelos seus feitos. Quanto ao manuseio dos livros, senti saudades de minha biblioteca a muito "enterrada" pela minha esposa.Um bom final de semana!

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Da ciência a maior potestade
    Marcou seu lugar na humanidade
    Curie a polonesa
    De real grandeza
    Trouxe a ciência à luz da verdade.

    ResponderExcluir