TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 7 de julho de 2012

07.- TU, AINDA, ME CATIVAS!



Ano 6*** WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR ***Edição 21606
Esta postagem é produzida em uma sexta-feira, quando na região sul se viveu um dos dias julinos mais típicos do inverno gaúcho: a uma chuva benfazeja, que nas primeiras horas do dia já era igual à metade da media mensal, se ajuntou um frio e um minuano que achava qualquer fresta para invadir a querência assoviando.
Tempo assim faz a saudade se adensar no lembrar que a Gelsa está, literalmente do outro lado do mundo, na organização e participação do ICME-12: 12th International Congress on Mathematical Education, July 8-15, 2012, Seoul, Korea ~~ www.icme12.org ~~ Vibro com a distinção dela por estar no Congresso Internacional em Educação Matemática (ICME) — um dos mais importantes congressos do mundo na área de Educação e Ensino de Matemática.
Hoje a dica de leitura muda um pouco de foco. O livro proposto, não precisa de dica, a frase da portada a digo para Saint-Exupéry: Tu, ainda me cativas!
Já escrevi aqui acerca de minhas paixões pelo Pequeno Príncipe, especialmente quando, a Agir publicou uma linda edição tridimensional da obra. Mas na última segunda-feira, uma matéria de capa do Segundo Caderno de Zero Hora, tem esta chamada: Livro de Saint-Exupéry permanece entre os preferidos das crianças. Minha surpresa catalisou que trouxesse o texto de Gustavo Brigatti para matar saudades neste primeiro sábado julino.
Add caption
Talvez, especialmente àquelas e àqueles destas geografias sureñas, uma boa dica seja reencontrar aquele exemplar amarelado, curtido em priscas eras e lê-lo para um filho ou a um neto. Um bom sábado para embalar sonhos.
Não são vampiros que brilham no sol, nem bruxinho órfão, tampouco adolescentes com poderes divinos. Resistindo a todo tipo de modismo, o grande hit da literatura infanto-juvenil é um gurizinho loiro, algo melancólico, que adora viajar e divide o asteroide onde mora com uma rosa. Seu nome real permanece um mistério, mas ganhou um apelido que o tornou célebre: O Pequeno Príncipe.
Publicada em 1943 pelo piloto francês Antoine de Saint-Exupéry (1900 – 1944), a história do aviador que encontra uma misteriosa criança durante uma pane no deserto do Saara não sai das listas de mais vendidos. No Brasil, onde é impresso desde 1952 pelo selo Agir, está na 48ª edição, já vendeu mais de 4 milhões de cópias e está sempre entre os 10 primeiros de sua categoria. Em 2011, fechou na 8ª posição no ranking geral.
O fenômeno cresce quando se considera que O Pequeno Príncipe não está atrelado a nenhum derivado, como filmes e gibis, e não é amparado por nenhuma campanha ostensiva de marketing. Sua edição mais vendida, inclusive, permanece inalterada, incluindo a capa e as famosas aquarelas de autoria de Saint-Exupéry. Foi somente no mês passado que a franquia ganhou algum tipo de renovação, com o lançamento, pela editora Leya, dos primeiros livros de uma coleção inspirada no desenho animado que atualmente é sucesso no canal por assinatura Discovery Kids.
– É um caso de livro que se vende sozinho, já está no imaginário das pessoas. Se você vai abrir uma livraria, não pode deixar faltar O Pequeno Príncipe. E uma das razões é o seu conteúdo, que fala com qualquer tipo de público– analisa Carlo Carrenho, consultor editorial e fundador do site de referência Publishnews.
Para o psicanalista e escritor Celso Gutfreind, a maneira como Saint-Exupéry trata a busca pelo autoconhecimento é parte do segredo da universalidade e da permanência do livro.
– No fundo, a história trata do resgate de quem se é na essência, na procura da alma em um mundo inóspito por fora e por dentro. Precisamos falar disso. Precisamos falar de nós. E, na forma, o autor o faz sempre com imagens instigantes, além da presença de sugestivas serpentes e raposas. Tudo o que interessa está ali – destaca Gutfreind.
Alguns dados
O manezinho Zeperri
  • *   150 milhões de cópias vendidas
  • *   Traduzido para mais de 260 idiomas
  • *   600 mil livros de pop-up vendidos
  • *   4 milhões de livros vendidos no Brasil
  • *   Reuniu 25 mil espectadores durante uma exibição de som e luz no distrito de La Défense, em Paris, em 2011
  • *   Mais de 5 milhões de fãs no Facebook
  • *   Série animada exibida em 50 países com mais de 100 milhões de espectadores
  • *   150mil visitantes por mês no site oficial, que tem tradução para cinco idiomas
  • *   500 mil unidades da graphic novel vendidas
  •  

Uma curiosidade Exupéry&Floripa, trazida em homenagem a Jair Lopes, comentarista de cada dia deste blogue, aviador e ilhéu da Ilha do Desterro. Entre 1929 e 1931, Antoine de Saint-Exupéry fixou residência em Buenos Aires, onde trabalhou para a filial da companhia francesa Aéropostale. Durante o período, ele teria sobrevoado Florianópolis e pousado várias vezes na ilha, onde teria se encantado com as vilas de pescadores — que, por causa da pronúncia complicada do nome, o chamavam de Zeperri.

5 comentários:

  1. Certas obras são eternas, fazem determinados personagens imortais, mantendo porém muitas vezes o seu autor quase no anonimato.
    Educar uma criança com o hábito da leitura ajuda na formação do caráter, geralmente garantindo um futuro cidadão próspero e íntegro.
    Neste contexto critico apenas algumas versões trazidas as telinhas mágicas, eventualmente são verdadeiros desástres.

    ResponderExcluir
  2. Perdão esqueci de me identificar no comentário acima

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    Homenageado Manezinho lhe sorri
    Por ter sido lembrado logo aqui
    Além de aviador
    Agora velho condor*
    Na Ilha da Magia e do Zé Perri.

    *Aviador velho vira Condor = com dor aqui, com dor ali...

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot,
    o Pequeno Príncipe sempre está em ordem. É uma obra inspirada que sempre inspira.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  5. O Pequeno Príncipe ensina os pequenos (e adultos)a serem livres e responsáveis. O amor é assim.
    Vai além da obvia lição de moral.

    ResponderExcluir