TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 24 de julho de 2020

24JULHO2020 Na semana do 14º aniversário




 ANO 14
É UM TEMPO DE LIVES
EDIÇÃO
34847
Mais de um terço das comemorações de aniversários deste aziago 2020 já foram celebrados com rituais seguindo protocolos (palavra que se faz moda...) para os tempos pandêmicos. Na vindoura quinta-feira, dia 30, este blogue comemorará 14 anos. Assim, a próxima edição já ocorre no ANO 15. A primeira edição deste blogue foi no dia 30 de julho de 2006. As edições de 30JUL2006 a 30NOV2009 em achassot.blog.uol.com.br/ A partir de 01DEZ/2009 no endereço atual. Não vou me espraiar em comemorações, pois em tempos aziagos tal não cabe.
O presidente Messias BolsoNero foi compartadinho essa semana (a esquecer querer faturar para ele o bom senso dos deputados na votação do Fundeb) eu o ignoro aqui.
Na semana em que o Brasil rompeu a marca de 80 mil mortes por coronavírus, tivemos o terceiro pior dia em mortes até agora, significativa parte da imprensa teve orgasmos com o retorno dos inservíveis campeonatos estaduais de futebol.
SER MIMADO? ALGO MUITO BOM! Nesta semana, iniciou a circulação de um vídeo que pode ser localizado em https://youtu.be/6G5PTIMGdV0. Ele é uma produção de um profissional muito competente. O Sandro Fernandes, que eu conheço como irmão de minha querida colega Cleonice Terezinha Fernandes, ou melhor, o Sandro é irmão da Cleo. Ela entrou neste maravilhoso universo de amizades acadêmicas quando, há uns anos, ministrei um curso acerca da História da Ciência no IFMT, em Cuiabá. Fiquei muito orgulhoso com esta produção que convido os meus leitores a curti-la. Trago no narrar de um episódio que ocorreu na noite desta quarta-feira. Estava no WhatsApp e um colega, que foi meu aluno em seu mestrado, me perguntou: O que é um professor reflexivo? Disse-lhe: “Respondo tua pergunta em https://youtu.be/6G5PTIMGdV0. Diz-me depois tua avaliação.” O depois ainda não ocorreu para o Prof. Dr. Ícaro.
SALVEM NOSSOS ESCRITOS!! Já mostrei aqui, em mais de uma oportunidade, minha preocupação com o destino de correspondências produzidas nos atuais suportes de produção de textos. Não estou sendo um saudosista, que escreveu carta com papel e caneta, que envelopava a correspondência, ia a uma agência de correio e até escolhia o selo, quando sabia que o destinatário era filatelista. Curtia-se semanas na espera de respostas. 
Para quem gosta de trocar correspondência, posso até achar o atual sistema menos poético (e até uso emojis para romantiza-lo). Se Freud (que morreu no mesmo ano que eu nasci), tivesse remetido suas cartas à Martha por WhatsApp eu talvez pouco nada saberia de sua noiva.
Há que pensar como salvar nossos escritos. É difícil. Então, talvez, fosse oportuno, agora, encharcar de afetos que nossas correspondências acadêmicas. Isto nos fará repensar num neologismo quem tem uma função que nem sempre é querida: deletar.
Ontem, em meio a gestação de uma série de podcasts para um programa colombiano que disponibiliza estas produções a muitas pessoas na América Latina, minha muito amável colega Suzani Cassiani, professora titular UFSC. onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, surpreendeu-me. Eis algo que estava inserto não incerto, em mensagem dita ‘de trabalho’. “Meu queridíssimo Mestre Chassot. Que incrível toda essa atividade! Você está a mil por hora. Muito bom te ver com saúde, energia e garra, pra lutar contra esse desgoverno. Achei aquele post* teu num jantar à beira da Lagoa da Conceição, onde tomamos vinho após a defesa da tese da Christiane Flor. Foi nessa noite maravilhosa que você ensinou minha sobrinha a me chamar de Dinda, coisa que ela faz até hoje! Que noite fantástica, meu querido amigo!”
Comovi-me. Faço desta lindíssima evocação da Suzani uma homenagem ao blogue, então com menos 2,5 anos, preservou memórias de recordada noite à Lagoa, distante há mais de uma década, garimpada por uma doutora que descobre em ganga impura preciosidades.
 *http://mestrechassot.blogspot.com/2009/12/com-um-pedido-pelo-planeta.html?m=1
E O LIVECIZAR...? JÁ É PAIXÃO! Esta manhã, meu grupo de orientandos (4 mestrandos, uma doutoranda e um pós-doutorando e minha última recém doutora) e eu fizemos a nossa primeira live pública. A sumarenta manhã se fez na 26ª live deste aquela histórica primeira, em 13 de maio na UFCA em Brejo Santo CE. Então, este mentefato cultural era (quase) desconhecido por mim. Quando na noite da próxima sexta-feira, 31/07 estiver participando de “Diálogos docentes sobre o indecente” estarei encerrando julho com esta síntese: MAI 04/JUN 12/JUL14 =30 lives. A agenda de agosto se prenuncia ubérrima. E no prelibar da mesma: sou expectante de reencontros na próxima sexta-feira.

2 comentários:

  1. Meu Caro Chassot... Realmente são outros tempos estes da Pandemia, e de um (des)governo que sequer se importa com as mais de 80 mil vítimas; posto que sai a dar passeios de moto mesmo em isolamento (ou seria alienamento?). Quanto ao saudosismo das missivas pelos Correios, também sinto saudades daquelas que troquei durante muitos anos com a minha mãe. Abraço e Bom Findi.

    ResponderExcluir
  2. Bom e caro amigo, Áttico! Salve, saudações! PARABÉNS pelos 14 anos do blog! Vivas a ti e a todos os blogueiros que por aqui passam. Daquele 30 de julho de 2006 para 30 de julho de 2020, 14 anos de escritas, viagens, falas, vínculos, vidas e energias boas! Festejamos e compartilhamos! Comemoramos e abraçamos-te, mesmo geograficamente distante, fisicamente em Sorocaba-SP. Do inverno que aqui se faz para Porto Alegre, em tua Morada dos Afagos, nosso abraço de comemoração! Élcio e Adriana.

    ResponderExcluir