TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 10 de julho de 2020

10JULHO2020 Talvez, a epifania do decovid 19 seja armação do presidente Messias




 ANO 14
AGENDA 2 0 2 0
EDIÇÃO
34845
Quando em 8 de maio escrevi aqui: Nestes tempos viróticos, há que aprender a chorar juntos. Estamos todos envolvidos em mundo em lágrimas, não previa que dois meses depois, há que continuar a chorar, a quase cada dia, uma morte por minuto a cada 24 horas ou em 1.440 minutos. Já são 70 mil óbitos. Isto é estarrecedor!
De vez em vez, aflora qual pesadelo aquela amostra que recebemos da reunião ministerial pornográfica de 22 de abril. Ela não se desenrolou apenas no ventre de uma pandemia! Foi gestada e embriagada num pandemônio. Vale assestar óculos no significado deste substantivo masculino e ratificar a adequação de seu uso: pandemônio: 1.Assembleia dos demônios; corte infernal. 2. [Figurado] Reunião tumultuosa. 3. Reunião de indivíduos que se associam para praticar o mal, promover desordens, etc. 4. Confusão, balbúrdia. [Pandemônio", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/Pandemônio [consultado em 10-07-2020].
Esta semana tivemos uma tragicômica epifania (na acepção 4 do Priberam: aparecimento ou manifestação divina) do teste positivo para coronavírus do presidente Messias.
Há que desconfiar deste resultado. A desconfiança no diagnóstico se justifica, basicamente, porque, como analisa a newsletter PONTO do Brasil de fato “não se pode confiar em Bolsonaro, sensação que acomete não somente a nós, como a diplomatas do mundo inteiro. Até porque é estranho: em março, mais de 20 pessoas que estiveram com Bolsonaro na coronatrip aos Estados Unidos pegaram o vírus, exceto Bolsonaro. Agora, apenas Bolsonaro, e seu entorno não. Se for verdade, é preciso monitorar o estado de saúde de dezenas de empresários, ministros e membros da embaixada norte-americana também estão a perigo, além dos figurantes das suas lives semanais. Já a propaganda da cloroquina, mencionada 17 vezes na entrevista em que anunciou o teste positivo, também pode ser uma boa maneira de desencalhar o estoque de 1,8 milhão de comprimidos produzidos pelo Exército, alvo de investigação pelo TCU, que estão sendo desovados para a população indígena, com o potencial de causar uma série de efeitos colaterais, como arritmia cardíaca e convulsão. Só que, enquanto recomenda o uso de um remédio ineficaz e potencialmente danoso, rejeitado em diversos países, inclusive na pátria mãe EUA, o próprio Bolsonaro se cerca de cuidados, fazendo dois eletrocardiogramas por dia, cuidados esses inalcançáveis para a maioria da população.” É, talvez, a epifania do laudo de contaminado com decovid 19 seja armação do presidente Messias!
SALVEM NOSSOS ESCRITOS!! no propósito de salvar nossos escritos, transcrevo excerto de mensagens desta semana:
07/07/2020 Querido Professor Chassot, boa tarde! Encaminho em anexo a declaração da palestra. Agradeço mais uma vez pela excelente oportunidade que o senhor vem nos proporcionando com o compartilhamento do seu conhecimento.
Espero que esteja tudo bem com o senhor e seus familiares e estarei hoje presente na live. Um grande e forte abraço, Maria Tereza Fabbro
08/07/2020 Maria Tereza querida, muito obrigado pela maneira atenciosa como remeteste o certificado de minha participação no IFSP de São José dos Campos, no dia 01/07/2020. Agradeço a maneira fraterna de todos nosso contatos. Renovo minha disponibilidade para participar presencial ou virtualmente de outra palestra. Assististe ontem à noite? Apreciaria sobremaneira tua avaliação. Votos de muita saúde nestes dias pandêmico para ti e a todos do Planeta Terra. Com espraiada admiração, achassot
09/07/2020 Bom dia, meu querido Professor Chassot, espero que esteja tudo bem com o senhor e seus familiares! O senhor não imagina da minha felicidade em ler a mensagem acima. Muito obrigada pela atenção que o senhor tem me dado. Tenho aprendido muito! A Live foi simplesmente BRILHANTE!!!! tenho certeza que o senhor tem mudado ou tentando de alguma forma mudar a maneira como as pessoas ainda enxergam a educação e o meio ambiente, a sociedade infelizmente no meu ponto de vista está doente. Meus alunos estão cada vez mais afastados da escola, não tem interesse.
Tenho certeza que com esses novos conhecimentos que estou tendo a oportunidade de aprender, estudarei bastante e vou usar esses conteúdos em minhas turmas. Um grande e forte abraço, estarei hoje novamente com o senhor no Live, Maria Tereza
EU LIVECIZO TU LIVECIZAS NÓS LIVECIZAMOS No período dentre a edição anterior e esta, participei de quatro lives: na noite de sexta-feira, dia 3, na Unipampa no Campus de Uruguaiana; terça-feira, 07/07, celebrei minha 20ª live na UNIFESSPA, onde sou Professor Visitante Sênior desde 01/01/2020; na quarta-feira, dia 8 com as Professoras Doutoras Danielle Dias e Gerlany Pereira da Universidade Estadual do Amapá e eu comemoramos o DIA DA CIÊNCIA e na noite de ontem, voltei a Unioeste em Toledo PR, onde havia estado no último dia 30.
Assim, desde minha estreia em lives, em 13 maio, Universidade Federal do Cariri, em Brejo Santo CE estive em 22 lives (maio: 04 /junho: 12 /julho: 06).
No entardecer do muito provável frio e chuvoso domingo, a Mestre em Ensino de Química Cristiana Passinatto (UFRJ e SEEDUC-RJ) e eu estaremos, na live anunciada ao lado, dialogando acerca de : Educação e Perversidade em tempos de pandemia. Aceitem um muito curtido convite para reencontros.
Uma recomendação final: Ponto é uma newsletter semanal que pode ser solicitada gratuitamente para newsletter@ponto.jor.br

2 comentários:

  1. Muito bom dia, caríssimo Chassot! Sim, verdadeiramente, as lives são valiosas e necessárias! Elas criam relações saudáveis e vínculos. Podemos nos ver e ouvir. Podemos interagir, ainda que distantes geograficamente. O espaço faz-se curvo e o outro está ao alcance para o diálogo. Continuemos com elas, resistamos com elas! Façamos com elas, exatamente, o oposto do pandemônio criado pelo desgoverno. Sinto ofender os "demônios" com tal apontamento. Mas, "eles" me perdoarão, ainda que não o façam, costumeiramente. Abraços sorocabanos!

    ResponderExcluir
  2. Professor, estou realmente emocionada. Nunca pensei em poder estar presente em seus escritos. Isso é verdadeiramente um PRESENTE. Em tempos tão difíceis, lidando em meu trabalho com pessoas tão tão egoístas, hoje com a leitura de seu blog vejo que vale a pena LUTAR e tentar trazer uma educação de qualidade. Lutaremos bravamente pela nossa Pátria Amada Brasil! Obrigada professor, obrigada pela oportunidade de aprendizado, pela oportunidade de conversa, pela doce oportunidade da amizade.
    Tenho a mesma certeza que o senhor, que nesse balaio de gato que nosso presidente está, com toda essa corja de corrupção dentro da sua família , todas as incertezas de um ministério da educação que deseduca e um passar de boiada em nossas florestas ele não teria outra saída se não forjar uma covid para afirmar que é somente uma gripezinha e que ele com seu porte de atleta como ele mesmo disse não acometera nenhum mal,enquanto vemos morrer cada vez mais gente. E o pior, vemos que agora a doença chegou nas favelas, nas periferia, na população mais pobre que não tem a possibilidade de realizar exames em um hospital referência da Forças Armadas.
    Juntos LIVECIZAMOS!!!!

    ResponderExcluir