TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 31 de julho de 2020

31JULHO2020 Na 1ª edição do ano 15




 ANO 15
É UM TEMPO DE LIVES
EDIÇÃO
3682
Ontem, dia 30, este blogue completou 14 anos. A primeira edição foi no dia 30 de julho de 2006. Pode não ser esse um feito estrondoso, mas posso dizer que é algo exigente. Destes 14 anos em oito esse blogue foi diário. Hoje não consigo imaginar como conseguia fazer blogadas diárias. Em outros quatro anos houve no mínimo de duas a três edições semanais. Há um tempo, por razões várias, a frequência se fez semanal, usualmente editado no entardecer de sextas-feiras. Festejamentos não cabem. Os tempos bolsonaristas são lutuosos.
O presidente Messias BolsoNero continua comportadinho. Quer se mostrar confiável à reeleição (a esquecer a cavalgada, em meio a multidões, ontem no Nordeste).
Não cessam a existência de pastores à busca de ovelhinhas, ineptas a pensar por si. “É muito provável que, com essa vacina [que está sendo desenvolvida contra a Covid-19], queiram colocar dentro do nosso corpo um nanochip com geolocalização”, disse há algumas semanas o pastor argentino Alberto Savazzini, aspirante à presidência do Peru, admirador de Jair Bolsonaro e líder da organização Deus é Amor (I.D.E.A, da sigla em espanhol), uma pequena igreja evangélica localizada na cidade de Buenos Aires. A declaração de Savazzini expõe um dos pontos que os grupos religiosos mais fundamentalistas da América Latina têm reforçado durante a pandemia, apelando para o medo e para a culpa: o coronavírus foi inventado em laboratório, a vacina que está em desenvolvimento será um instrumento de controle da humanidade e essa crise é o resultado de uma série de pecados. https://apublica.org/republique/
SALVEM NOSSOS ESCRITOS!! Há algumas edições, esta sessão quer resgatar correspondências produzidas nos atuais suportes de produção de textos como, por exemplo, o WhatsApp. Lindos uatis se esboroam e parecem não abrigados na nuvem.
Receber um comentário depois de encerrarmos uma live é muito desejado, mas raro. A blogada da terça-feira “Cinco revoluções científica” me pareceu excelente. Uma pergunta amealhava hipóteses. Que será que as centenas das pessoas (des)conhecidas que assistiram acharam da mesma?
Recebi uma saborosa resposta ao interrogante: Emely Kazan (UERJ) uma carioca amiga de décadas, de quem há mais de quarto de século não tinha notícia, enviou mensagem muito querida da qual pinço excertos: “Sua apresentação foi excelente, parabéns. Aproveitei mais hoje, da primeira vez que o ouvi num domingo. Hoje vi e ouvi. Você está perfeito! [...]. Ao longo dos anos, percebi o quanto gostava de escrever, ler e aprender com a história da evolução da ciência com suas narrativas. Eu tenho seu livro A ciência através dos tempos. É o máximo! Você é um homem muito inteligente e nasceu para dar aulas, ensinar a evolução da ciência. Fala com tamanha propriedade, que dá a impressão que conviveu com todos esses homens "cientistas", que citou. Parecia que eram ou são seus amigos íntimos. Parabéns, muito boa a sua exposição, sinceramente excelente. Que tenha vida longa para continuar passando a História para várias gerações.”
LIVECIZAR...? ABSTER-SE É DIFÍCIL! Nesta semana a agenda previa 4 lives, duas na segunda e na terça e duas: uma ontem e outra hoje. A abstinência na quarta foi sentida. Aquela prevista para ontem teve que ser postergada.
Hoje à noite, com a live “Diálogos docentes sobre o indecente” encerro julho com esta síntese: MAI 04/JUN 12/JUL14 =30 lives. 
Para agosto há um sonho: Uma série acerca de rupturas paradigmáticas em sete episódios, onde as cinco revoluções científicas que vimos de uma maneira panorâmica entremeadas pela discussões do dogmatismo de certezas ao esboroamentos de incertezas.
Com agosto adventício muitas ilusões neste ano 15 deste blogue. Encontramo-nos em uma nova edição dia 7 de agosto.

Um comentário:

  1. Muito bom domingo, caríssimo Áttico! Na costumeira live de quinta 30/7, Adriana e eu destacamos os teus 14 anos blogueiros. Parabéns, amigo! Sobre o fundamentalismo das crenças, fico compadecido em relação aos fieis, gente domesticada e completamente dominada. Mas, quanto aos líderes, para os crentes, que o fogo eterno os aguarde. Não se pode compadecer-se deles, porque fazem conscientemente. Mantenho-me espalhando teus dizeres pelo salvar nossos escritos. Diante de manuscritos, história e cultura, meus pilares de sentimentos e razão tremem pela conservação. Desta Sorocaba, hoje com sol forte, meu abraço!

    ResponderExcluir