TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

27.- UM BANQUETE COM TEMPEROS DESAGRADÁVEIS


ANO
 9
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2939

Bom Dilma!
Uma vez mais, a inspiração para uma blogada vem do deus Janus, marcado pela mitologia romana. Janus era o deus a quem os romanos diziam chorar e rir ao mesmo tempo. Choro a perda do governo, e vibro, como aconteceu em outubro de 2002, quando Lula, pela primeira vez se elegeu Presidente. Dilma foi reeleita Presidente. Isso é muito bom.
A democracia pode ser um banquete ao modelo daquele da festa de Babete. Mas, de vez em vez, oferece pratos com condimentos que causam — pasmem — até vômitos. O que foi a baixaria da Veja abrigada pela liberdade de imprensa que vige no Brasil. Também irrita as análises que ouvimos dos resultados das eleições.
Fomos derrotados fragorosamente (61x39) nas pretensões de continuar mais quatro anos no governo do Rio Grande do Sul, que tem aprovação em suas realizações. Aqui há uma tradição, com marca grenal, de não reeleger governados. O Estado, que se blasoneia ser o mais politizado do Brasil, poderia seguir o exemplo de Minas Gerais e de Pernambuco.
Não sou analista político. Aventuro-me a uma análise, talvez reducionista. O Tarso não soube comunicar suas excelentes propostas. Sua linguagem exotérica, marcada por recorrentes análises econômicas. Já o vitorioso Sartori, em uma fala por ele mesma rotulada como a de ‘um gringo da colônia’ foi palatável aos eleitores.
Chorando pelo Rio Grande do Sul e de alma lavada pelo Brasil, agradeço a parceria especial na nervosa semana que passou. Agora, quando tudo (re)começa, votos de cada vez melhor (e saborosa) democracia.
https://www.youtube.com/watch?v=3k8YQCSs8es

7 comentários:

  1. Chassot:

    Que dias angustiosos! Que dia terrível. A notícia de que FHC estava vindo para BH, fez temer o pior. Nem ele nem o pior chegaram. Minas cumpriu seu papel, apesar de BH.

    Felicitações esperançosas de um Brasil melhor ainda

    ResponderExcluir
  2. Mauro querido,
    na angustiante noite de ontem, quando sofria na mirada de números, agradecia aos pernambucanos e aos mineiros o feito maior. Nestes rendia meu preito especial a ti.
    Que tenhamos um Brasil ainda melhor,
    achassot

    ResponderExcluir
  3. Dou meu comentario aos 50 milhões, que como eu, não votaram na Dilma. É hora de criticar, não críticas por críticas, mas sim cobranças construtivas, participativas. É hora que as metades voltam a se fundir em uma só, afinal somos um Brasil de um presidente e de um governo. A Dilma não governa sozinha, governa juntamente com uma equipe de governo juntamente com o povo, que na realidade é o principal responsavel por tudo. Vamos virar a página e escrever uma país cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  4. Historicamente, os estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul sempre representaram a vanguarda de nosso país nas lutas pela República e em defesa da democracia. O Nordeste aguerrido manteve em sua luta a esperança de continuar se reconstruindo.

    Grande abraço,

    Paulo Marcelo

    ResponderExcluir
  5. Carissimo,

    A vitoria foi apertada, mas ganhamos!
    O Aecio, "raposa esperta" cometeu um erro fatal ao indicar o candidato derrotado ao governo de Minas. Foi uma barbada para o Pimentel e com isso determinou o resultado final, dificilmente o interior ia votar contra o governador e a atual presidente...O PSDB mineiro está em choque!
    Bom para o PT que não descuidou da campanha! Bom para quem resolveu olhar para os pobres, sem achar que eram preguiçosos e aproveitadores, bom para quem resolveu mandar médicos cubanos para os confins onde os médicos brasileiros e aecistas não querem ir..., bom para quem abriu novas oportunidades para os jovens entrarem no ensino superior e ir estudar fora...
    Que Dilma consiga governar acima dos ódios gerados na campanha!
    Abraços desde beagá MG

    ResponderExcluir
  6. O recado foi dado: O Brasil credita em Dilma as mudanças tão reivindicadas por seu ,agora, ex opositor. O povo saiu vitorioso. É uma oportunidade rara para quem, como ela, tem apanhado e sido tão criticada desde 2010. Agora é trabalhar com seriedade, eliminando, inclusive, companheiros traidores. E a Veja? Que papelão...Pior que fanzine de semi-analfabeto. Adiantou? Só para desprestígio...

    ResponderExcluir
  7. Mestre Chassot e demais leitores deste blog. Falando em tempero, aqui na Bahia o tempero do caruru foi completo (dendê, pimenta, coentro, salsa, cominho e tudo mais). Elegemos o governador do PT no 1º turno, contrariando a pesquisa do IBOPE, pela 3ª vez consecutiva e ajudamos os(as) irmãos(ãs) brasileiros(as) a eleger a mulher de CORAÇÃO VALENTE. Foi DILMAIS!
    Abraços da família, que agora tem as meninas cada vez mais politizadas.
    Jorge, Alana, Lorena e Larissa

    ResponderExcluir