TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 5 de outubro de 2014

05.- UM DOMINGO SOLENE


ANO
 9
AGENDA em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2917

Escrevo quando um dos mais esperados domingo está quase começando. Pensei em adjetivos para solenizar este domingo. Realmente, ele é solene. É um dia histórico, pelas oportunidades que nos oferece.
Talvez devesse apenas silenciar. Ouvi a recomendação de um dos comentaristas mais assíduos deste blogue. O Antonio Furtado encerrou assim seu comentário ontem: “Um bom domingo a todos com um voto consciente, sugerindo que cada um olhe bem em volta examinando a sua realidade para mensurar suas escolhas. Olhei bem em volta. Vi os resultados da redistribuição de estratos sociais, que publicara aqui no dia 24 quando abri meu voto. Este eloquente gráfico foi publicado em matéria noticiosa, na Folha de S. Paulo, no domingo, dia 21 de setembro.
Ratifiquei aquela decisão. Só a diminuição do número de excluídos é o suficiente para ter argumentos para teclar treze, algumas vezes, neste domingo, realmente solene.
Nos últimos dias, em diferentes geografias, perguntei a auditórios repletos: “Quem de vocês pertence à primeira geração que chegou à Universidade?” Não raro maioria levanta a mão. Nos últimos anos mudou a cor da universidade brasileira. Isso me faz grávido de esperanças.
Quando olho o que ocorreu na Educação, na rede pública estadual do Rio Grande do Sul, minhas convicções se adensam. Não há como não escutar a sugestão que o Antonio Jorge enviou desde Niterói: “olhe bem em volta examinando a sua realidade!”

2 comentários:

  1. Mestre, dísse uma vez Napoleão que os sábios deviam governar. Guardarei minhas esperanças para quando surgirem Chassots no poder.

    ResponderExcluir
  2. Uma lástima que a grande maioria (inclusive os políticos) não tem o esclarecimento de que governar é zelar, administrar o bem público. Vê-se jogo de interesses. Interesses de poucos que polarizam. Sonho que se compreenda e se viva a Política aprimorada a partir daquela idealizada e praticada pelos gregos. Hoje deveria ser uma verdadeira confraternização entre as várias boas ideias em discussão. No entanto. o que se vê são disputas a um custo altíssimo capitaneado por umbilicais interesses. Concordo com a interpretação do mestre sobre o gráfico. Diz muito. Podemos mais, muito mais. Potencial se tem. Precisa-se de mais educação e ciência de qualidade para todos para que não se fique dependente da vontade de poucos, nem do grande capital. Gente educada e que sabe cria suas próprias oportunidades. Bom domingo!!!

    ResponderExcluir