TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

09.- DIÁLOGO DE SABERES


ANO
 9
Livraria virtual em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2921

Uma vez mais, uma edição que entra em circulação quando recém percorri uma hora das seis horas de ônibus que separam Porto Alegre de Frederico Westphalen. É a minha viagem mensal para estar por um dia no Programa de Pós Graduação em Educação da URI de Frederico Westphalen. Hoje à noite, faço a mesma jornada em sentido inverso.
Minha agenda desta quinta tem, entre dois pontos de destaque: uma banca de qualificação e a terceira sessão presencial da edição do segundo semestre da oficina: “A arte de escrever Ciência com arte” para um grupo de mestrandos. Tenho ainda sessões de orientação e nestes algo saboroso, encontro com ex-orientandas, numa dinâmica que mostra o quanto, mesmo terminado o mestrado, cabem continuações de produções. Nesta dimensão encontro-me com a Camila Guidini Camargo, que fez a dissertação evidenciando o quanto os indígenas são alienígenas na Universidade, para assistirmos, na parte da tarde, atividades do III Simpósio afrocultura: narrativas afro-brasileiras e indígenas, memórias e ensino, que inicio na terça e se conclui hoje à noite.
Mas o momento maior será esta manhã quando Izaura Ceolin dos Santos, licenciada em Química e professora Escola Estadual 20 de Setembro em Caiçara, submeterá a qualificação sua proposta de dissertação: O diálogo entre três saberes: acadêmicos, escolares e primevos, ampliando a alfabetização científica. A banca terá como membro interno o Prof. Dr. Arnaldo Nogaro, do Programa de Pós Graduação em Educação, URI que é professor da URI no Campus de Erechim e como membro externo o Prof. Dr. André Boccasius Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas.
Em mais de uma oportunidade já ofereci destaque aqui, o quanto — dentre os diferentes rituais que a universidade realiza — o exame de qualificação é não só aquele que tem o nome mais bem posto, mas é o momento no qual orientador e o orientando recebem da banca ratificações e retificações na trajetória para que possam levar a bom termo o que consta na proposta. Uma sessão de qualificação é usualmente um seminário (no sentido etimológico de sementeira) de fértil diálogo que se traduz em construção de saberes. Para mim, que já vivenciei centenas de qualificações, esta, desta manhã, tem uma dimensão inédita. Pela primeira vez tenho um ex-orientando como parceiro numa banca. O André foi meu orientando de mestrado na Unisinos. Em janeiro de 2004 ele defendeu com méritos a dissertação “Aproveitando os saberes de jovens e adultos sobre plantas medicinais”; depois fez doutorado e hoje é professor na Universidade Federal de Santa Maria. O tema da dissertação de hoje é próximo àquele que há mais de dez anos eu trabalhava com o André.
Estou muito contente com esta oportunidade e tenho muita expectativa com as contribuições que o André e o Arnaldo, há muito meu colega em diferentes fazeres acadêmicos, vão acrescentar ao trabalho da Izaura. Prognostica-se uma frutuosa manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário