TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 11 de outubro de 2014

11.- UMA NOVA SAFRA (MASCULINA) DE PRÊMIOS NOBEL


ANO
 9
Livraria virtual em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2923

Um aguardado sábado, que pela manhã tem mais uma edição do seminário Reabilitação e Educação. Manhãs sabatinas sumarentas que, quinzenalmente, o José Clovis Azevedo e eu compartimos com doze mestrandos do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão no Centro Universitário Metodista do IPA. Para esta manhã está pautada a análise do texto “Diálogos de aprendentes”.
Encerramos a esperada segunda semana de outubro. Nestas, a cada ano, com divulgação dos laureados com Nobel, temos respondidas várias interrogações. Este ano, como nas edições desta década, tivemos ratificada a afirmação que está no título de um dos meus livros: A Ciência é masculina? É, sim senhora!
Trago excerto de cinco notícias desta semana, que envolve a outorga da láurea a duas mulheres e dez homens (Fonte das ilustrações: www.nobelprize.org/)
SEGUNDA: Nobel de Medicina 2014 premia três cientistas pela descoberta de 'GPS do cérebro’. Eles descobriram os neurônios que dão noção de espaço. Na década de 70, John O'Keefe, que nasceu em Nova York e trabalha em Londres, descobriu o primeiro componente desse mapa interno. Três décadas depois, o casal May-Britt Moser e Edvard Moser, da Noruega, identificou outra estrutura de localização no cérebro.
Adicionar legenda
TERÇA: Três pesquisadores, dois japoneses e um estadunidense, ganham Nobel de Física por possibilitar o uso do LED na iluminação; criaram o LED azul, componente que faltava para que a luz desse tipo pudesse ser usada na iluminação comum. Os cientistas japoneses Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e o japonês naturalizado estadunidense Shuji Nakamura são os vencedores do prêmio Nobel de Física de 2014. A Academia Real de Ciências da Suécia premiou os pesquisadores pela invenção do LED azul, “que permitiu a criação de fontes de luz branca brilhantes e eficientes”.
QUARTA: Trio ganha Nobel de Química de 2014 — Eric Betzig, Stefan Hell e William Moerner — por avanço em microscopia. Dois estadunidenses e um alemão desenvolveram técnicas de alta resolução. Inventos permitem observar moléculas dentro de células vivas e permitiram levar a capacidade dos microscópios a um novo patamar.

QUINTA: O Nobel da Literatura premiou a "música discreta" de Patrick Modiano. Para alguns o maior escritor francês vivo, Modiano foi o escolhido da Academia Sueca, que o considerou uma espécie de Marcel Proust de nosso tempo. A sua obra, em que são recorrentes os tópicos da memória e da ocupação alemã, está profundamente marcada por uma história pessoal feita de perdas e ausências. Ele receberá cerca de R$ 2,67 milhões valor do prêmio em cada uma das seis categorias.
SEXTA: Malala e Kailash Satyarthi vencem o Nobel da Paz 2014. A paquistanesa Malala Yousafzai, de 17 anos, e o indiano ativista de direitos humanos Kailash Satyarthi, de 60 anos. O comitê do Nobel, na manhã de ontem, anuncio a premiação reconhecendo esforços de ambos "na luta contra a opressão das crianças e dos jovens e pelo direito de todas as crianças à educação".  Malala torna-se a pessoa mais jovem a receber o Nobel nos 114 anos de história da premiação.
Falta ainda o anúncio do Prêmio de Economia que, diferentemente dos cinco antes referidos, outorgados desde 1901, começou ser distribuído a partir de 1969. Este prêmio é patrocinado pelo Banco Central da Suécia, enquanto os demais são ofertados pela Fundação Nobel.

4 comentários:

  1. De todos os laureados destaque para Malala Yousafzai. Verdadeiro EXEMPLO de defesa da PAZ. Suas singelas palavras como indicativo para o mundo ser melhor mereceriam, também, outro prêmio (???): “Um aluno, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. A educação é a única solução. Educação primeiro.” Disse tudo. Quem pode tornar isso realidade ouve? Escutar todos escutam e sabem, mas ouvir...

    ResponderExcluir
  2. É importante ressaltar, que mesmo esses homens laureados com a premiação tiveram o apoio fundamental de grandes mulheres, seja na equipe de pesquisa, ou em suas casas ou no mínimo uma boa criação proveniente de uma mãe zelosa e dedicada. A realidade ainda é a mesma, continuamos arrastando nossas mulheres pelos cabelos como autênticos homens das cavernas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Grande Mestre Chassot : Dois grandes exemplos a serem seguidos por todos, pessoas humildes mas cientes de seus direitos, nesse tempo louco de disputa pelo poder, só pelo poder. Simplesmente só posso dizer : " Parabéns Malala e Kailash ". Um abraço Ley

    ResponderExcluir
  4. No pódio

    Dinamite fez grandes estragos um dia
    Deixando estupefato o criador, Nobel
    Insatisfeito com a bem provável razia
    Entendeu Alfred que era criação cruel.

    Assim deixou sua amealhada fortuna
    Pra ser usada em causas edificantes
    Pra certos próceres em data oportuna
    Que deram contribuições importantes.

    Mais uma vez intelectuais e cientistas
    Cada um guindado por ser mais capaz
    Premiados por trabalhos e conquistas
    Ou por terem demonstrado como se faz

    Mas acima de todos Malala, palestrista
    Que por mérito abraçou o Nobel da paz.

    ResponderExcluir