TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

10.- O MEIO AMBIENTE É PARA SER GOSTADO


ANO
 9
Livraria virtual em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2922

Como anunciei na edição de ontem, minha quinta foi de três turnos em Frederico Westphalen, mais precisamente na URI, onde estou vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação. Depois de cumprida agenda nos três turnos e gratificado pelos fazeres acadêmicos com as mais diferentes atividades, especialmente com as significativas colaborações trazidas à proposta de dissertação da Izaura, estou voltando. À noite, na oficina de escrita foi bom ‘abrir uma nota de rodapé para falar dos NOVE (8 homens + 1 mulher) laureados com o Nobel nesta semana. À tarde assisti uma original oficina de literatura angolana. Quando esta edição começa circular estarei recém iniciando o meu retorno, em uma viagem de ônibus, de um pouco mais de seis horas.
Este semestre, no Centro Universitário Metodista do IPA, estou lecionando, pela primeira vez, a disciplina Ética, Sociedade e Meio Ambiente. Isto tem me envolvido em uma dimensão ambientalista. O meio ambiente habitualmente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos.
O meio ambiente pode ter diversos conceitos, que são identificados por seus componentes.
Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microrganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos  como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo.
Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas. A preservação do meio ambiente depende muito da sensibilização dos indivíduos de uma sociedade. A cidadania deve contemplar atividades e noções que contribuem para a prosperidade do meio ambiente. Desta forma, é importante saber instruir os cidadãos de várias idades, através de formação nas escolas e em outros locais.
 Na semana passada (dia 1o, quarta-feira) contei aqui acerca dos relatos de trabalhos de campo, realizados por alunos da Licenciatura em Música, dentro da proposta de detectar e descrever (tão detalhadamente quanto possível, inclusive com fotos) uma transformação no meio ambiente, por meio de trabalho (ou pelo uso da Ciência). Se esta for prejudicial, sugerir alternativa para corrigir a ação. Se favorável, justificar, isso. Já por duas sessões, tem havido relatos magníficos.
Maria Clara, com sua irmã Carolina, ao fundo,
no litoral fluminense
Com este mesmo adjetivo magnifico, trago hoje aqui, outra mirada ao meio ambiente. Sua autora é Maria Clara Chassot Martins, uma menina que cursa o terceiro ano do ensino fundamental. Ela estuda na Escola Municipal do Braga, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, com duas muito dedicadas professoras: Lígia e Lucrécia.
Se o sobrenome autoral pode trazer alguma suspeição ao qualificativo que dou a produção, confesso com orgulho: eu sou o avô materno da artista e poeta que demonstra muito apreço ao meio ambiente.
A Maria Clara é a autora dos dois desenhos que estão acima e do poema que encerra a publicação. Quando, há dias passados, ela o leu para mim, vibrei. E por tal compartilho o texto aqui. Nesta produção manifesto o meu viver os dulçores do avonar.

6 comentários:

  1. Que a pequena Maria Clara siga os passos do avô enriquecendo nossa literatura, ou se torne como minha Thais uma Engenheira ambiental. O maiúscula no "Engenheira" é por conta de um velho pai orgulhoso de sua filha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Mestre Chassot,
    há um saber primevo que diz: “filho de tigre nasce pintado”. A Maria Clara tem no seu DNA a erudição e a sabedoria do avô.

    Parabéns à ela, ambientalista que diz porque está no Planeta

    ResponderExcluir
  3. O mundo precisa de pessoas como a pequena Maria Clara. Cuidar do meio ambiente é essencial para a sobrevivência de um modo de vida natural. A ética como balisador para as relações entre os indivíduos. Cuidar do meio ambiente é, sobretudo, cuidar do outro.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Linha do tempo Chassot

    Pois mistério a discutir não existe
    Há uma tênue linha que tudo une
    Se avô mantém a mente em riste
    Neta a esse fato não está imune.

    Do avô, ambiente é preocupação
    A qual ele carrega para todo lado
    Sua neta não precisa procuração
    Para assumir um saber antenado.

    Portanto genes são sua herança
    E essas coisas sabemos como é
    Aparecem na privilegiada criança
    Porquanto não são questão de fé.

    É assim que a evolução avança
    Pois a fruta não cai longe do pé.

    ResponderExcluir
  6. Mestre estimado,
    tens como te orgulhar da Maria Clara, mas ela certamente também deve se orgulhar muito de seu avô. Ela mostra bem suas raízes.
    Uma e outro merecem minha maior admiração.
    L L L

    ResponderExcluir