TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 27 de setembro de 2014

27.- UM SÁBADO DE SONHADO RETORNO


ANO
 9
MACAPA - AP
EDIÇÃO
 2909

A mega-semana termina. Todavia, como coroamento dos múltiplos fazeres destes últimos cinco dias, resta uma apoteose: a volta para casa. Numa hipótese otimista tenho roteiro que se inicia 07h e se estende às 19h. Em tempo para uma viagem a Europa, devo fazer Macapá / Belém /Brasília / Congonhas / Porto Alegre.
Mas, ante tão extenso roteiro devo dizer que valeu a pena a semana. Esta começou na segunda com uma fala em Barra do Garças e se prologou no tríduo macapaense com uma palestra na quarta, duas na quinta e uma ontem. Mas, uma semana não se avalia pelo número de falas. Vale destacar os enriquecimentos culturais. Destes reporto na terça as águas termais da enigmática Serra do Roncador; na quarta a Fortaleza de São José e Marco Zero; na quinta, o museu Sacaca (a estrela maior da semana) e ontem a exposição de gravuras   de Lasar Segall.
Além das palestras e fruição culturais ocuparam a semana três extensas viagem: 1) segunda: 12 horas - Porto Alegre/Barra do Garças; 2) terça&quarta: 19 horas – Barra do Garças/Macapá; 3) hoje, 12 hora – Macapá/Porto Alegre.
Todavia não são nem as palestras, nem as oportunidades culturais ou estas três super-viagens que me enriqueceram a vida nesta semana. Foram as muitas pessoas que me acarinharam nesses dias, literalmente desvelando-se para que me sentisse bem nesta cidade. Os colegas da UEAP, UNIFAP e do IFAP que me buscaram e levaram ao aeroporto, aos museus, às palestras, que organizaram minha agenda e que me receberam em suas casas. Não posso citar nomes de todos, pois cometeria injustiças por omissão. Mas eles são o melhor do que vivi nestes três dias.
Hoje depois da palestra da manhã fui à casa do Prof. Deímio Brito, chefe do departamento de Química, para junto com a Leidi, a Silvia e o Ramon almoçarmos à margem do rio Amazonas, onde algo impressionante para mim foi durante a refeição acompanhar a subida do rio devido à maré. À tarde profa. Rubi veio buscar para tomar sorvete de açaí,junto ao rio Amazonas. À noite, com a Silvia e o Deímio, fomos à exposição que reúne 35 obras reimpressas pelo Museu Lasar Segall#, em São Paulo, sendo 19 xilogravuras (gravura em madeira) e 16 gravuras em metal feitas pelo artista entre 1913 e 1930.
A jornada gastronômica macapaense se encerrou na casa dos colegas Cecília e Argemiro para um café com tapioca. Foi mais um momento de confraternização.
Se houvesse que sintetizar três impressões fortes, ou melhor, surpresas amapaenses, que levo desta viagem, elencaria:
1) A originalidade de Macapá ser a única capital, que não tem comunicação rodoviária com qualquer capital brasileira. É como se essa cidade fosse uma ilha. Aqui, não se vê placas de carros de outros estados.
2) A forte presença do idioma francês, pela proximidade da Guiana Francesa. Se de Macapá se for a Guiana Francesa, se pode viajar a Paris em um voo direto doméstico.
3) As continuadas menções que aqui ouvi, de o Amapá ser o campeão da corrupção. É muito significativo como colegas em diferentes momentos, em situações independentes, me trazia essa mesma informação.
# Lasar Segall (1891 - 1957) é um artista judeu brasileiro, nascido na Lituânia, que viveu a maior parte da vida no Brasil. Suas obras apresentam traços precisos, fortes e uma tendência à geometrização. Segall foi um artista completo, pois além de pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, conseguiu produzir móveis para sua casa, figurinos e cenários para peças de teatro e bailes de carnaval. Após o seu falecimento, a família do artista criou o Museu Lasar Segall, com o objetivo de reunir, documentar, estudar, conservar e divulgar as obras do artista.

5 comentários:

  1. Meu querido Chassot. Que semana hein? Acompanhei-a desde o inicio e me admirei da tua energia frente aos desafios impostos. Tu és realmente um menestrel da Educação Cientifica, levando o conhecimento aos mais distantes rincões desta pátria. Parabéns pelas acoes que fazem de ti um mestre das ciências e um sempre portador de boas novas. Abraço do JB

    ResponderExcluir
  2. Sei que os dados são baseados em estatísticas, mas acho difícil algum estado superar o reino do Sarney. Mas corrupção está na moda, haja visto nossa cúpula da PM.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado mestre pela oportunidade em viajar convosco. Temos, neste espaço, alfabetização científica e aulas de geografia, história, cultura geral. Que virtude, hein? São poucos que compartilham suas informações, seus conhecimentos e seus saberes dessa forma. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Grande Mestre Chassot: Como é interessante mesmo de longe, você consegue transmitir através de seus blogs a alegria que os contagia. Que Deus o abençoe e o guie na caminhada, fortalecendo-o cada vez mais. Certamente Macapá agradece. Bom retorno e seja bem vindo. Um abraço Ley.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estimada Ley,
      tua mensagem que li ontem em Brasília, na extensa viagem de retorno, trouxe-me duas alegrias. Um, a tua valorização pelas minhas jornadas fazendo alfabetização científica; a outra teu querido retorno, aqui, com comentárias sempre tão importante.
      Por uma e outra alegria, obrigado,
      achassot

      Excluir