TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

17.- UM LIVRO DE PRESENTE


ANO
 9
LIVRARIA VIRTUAL em
Www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2899
Ao anoitecer de hoje inicio viagem, que só na madrugada me levará ao destino. Precavi-me com boa leitura armazenada no tablete. Assim, justifico o título desta blogada. Compartilho com meus leitores um livro, cuja apresentação e primeiro capítulo li no último final de semana.
Não corro o risco de ser acusado de fazer propaganda enganosa. Quando faço essa participação, aqui, de maneira enfática afirmo que vale a pena. A seguir, o link para baixar o livro:
O modo de produção capitalista passa por profundas transformações desde o final do século 20. A mundialização expressa na expansividade incontrolável das formas reprodutivas do capital implicou em mudanças que transpassaram as fronteiras nacionais, afetando de forma veemente tanto o centro como a periferia do capitalismo. Um conjunto de ideologias foi elaborado como desdobramento desse processo. Os princípios da modernização conservadora, empregabilidade, eficiência individual aos moldes dos interesses dos homens de negócios, entre outros, foram os argumentos utilizados para que governos nacionais produzissem políticas públicas educacionais que mudassem os currículos escolares respondendo aos interesses expansivos do capital.
Este livro realiza um contraponto às ideologias acima apresentadas. Está em disputa a instauração de projetos de formação humana voltados ao ajuste de seres humanos no presente e a formação de novas gerações no futuro. O conjunto de capítulos apresentados demonstra que ao contrário dos dizeres dos homens de negócio que buscam dividir e individualizar o que é indivisível e coletivo em termos sociais, o que se apresenta é uma sociedade expressa pelo crescimento da barbárie e pela exploração do e pelo trabalho. Haverá saída para essa situação? As teorias críticas ao capitalismo ainda conseguem responder às demandas presentes na sociedade? O debate está posto…

SUMÁRIO
Apresentação
Robson França
1. Modo de produção, transformações do trabalho e educação em Marx e Engels.
José Claudinei Lombardi
2. Abordagem histórica da relação trabalho e educação.
Olinda Maria Noronha
3. Políticas públicas francesas: formação profissional continuada e prevenção de riscos profissionais
Pierre Henri Trinquet
4. Formação para o trabalho: história e método.
Lúcia Maria Wanderley Neves e Marcela Alejandra Pronko
5. Mundialização e trabalho: um debate sobre a formação dos trabalhadores no Brasil.
Carlos Lucena, Robson Luiz de França, Fabiane Santana Previtali, Adriana Omena, Lázara Cristina da Silva e Lurdes Lucena
6. Discurso sobre a inexorabilidade. FHC anuncia a panaceia do atual monetarismo vigente no País.
João dos Reis Silva Júnior
7. Reforma e qualidade da educação no Brasil.
Antônio Bosco de Lima, Mara Rúbia Alves Marques, Sarita Medina Silva, Maria Vieira Silva e Gabriel Humberto Munõz Palafox
8. Aspectos metodológicos de mediação em uma época de transição.
István Mészáros
9. O Estado e as políticas educacionais no tempo presente: entrevista com Michael Apple
Maria Vieira Silva e Mara Rúbia Alves Marques

2 comentários:

  1. Em minha graduação em direito, encontro-me justo no estudo do trabalho, sendo assim a dica do Mestre é pra lá de oportuna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido amigo, Antonio!
      estou gostando muito das análise, particularmente acerca das análise do trabalho intelectual.
      Desejo a melhor fruição do texto.
      Ler o livro é um muito bom trabalho.
      ac

      Excluir