Foram quase quatro semanas de recesso natalino. Meu tempo de lazer sonhado foi modelito do que soem ser estes dezembros: coalhados de comemorações. Neste dezembro de 2024 as celebrações foram mais chorosas por causa das enchentes. Eu tive o meu amargor: foi a 4 de maio ao ser retirado de hospital alagado. Não que há quem não tenha suas memorias.
Propus-me responder a seguinte pergunta: quais os dois temas que são predominantes nos estudos científicos no primeiro quartel do século 21? Eu neste dezembro pensei como seria minha última blogada deste 2024.
A seguir há quatro capas de quatro livros acerca do cérebro: Duas das capas são do cientista francês Stanislas Dehaene e as outras duas são da cientista estadunidense Marianne Wolf. Uma e outro são também distinguidos pesquisadores acerca de pesquisas de destaque acerca do cérebro,
sendo que os dois são também destacados escritores.
Dehaene desenvolve, de forma claríssima e com rigor científico, o que chama de ‘os quatro pilares da aprendizagem’ [1) atenção /2) envolvimento ativo /3) feedback de erros /4) consolidação]. Ele selecionou informações para fornecer sugestões bastante práticas acerca dos estudos do cerebrais. A Association Française pour l’Information Scientifique opinou “Um levantamento interessante de como a ciência – de escaneamentos cerebrais a testes psicológicos – está ajudando a inspirar a pedagogia.”
O universo de Stanislas Dehaene é exclusivamente pequeno. Não apenas pequeno, mas parece muito difícil e/ou muito fácil: O nosso cérebro é uma máquina extraordinária e continua sendo a melhor fonte de inspiração para os desenvolvimentos recentes da inteligência artificial e do cérebro e nos permite chegar muito mais longe. O autor de duas das quatro capas desenvolve, de forma clara e com rigor científico, o que chama de ‘os quatro pilares da aprendizagem’ (já antes referidos). Ele selecionou as informações para fornecer sugestões bastante práticas.”
Assim o que aprendemos vai até os limites da ciência da computação, da neurobiologia e da psicologia cognitiva para explicar como o aprendizado realmente acontece e como fazer melhor uso dos algoritmos de aprendizado do cérebro em nossas escolas e universidades, e também na vida cotidiana. “Há palavras tão familiares que obscurecem o que elas significam no lugar de iluminar. Aprender é uma palavra assim. Parece tão simples, todo mundo aprende. Na verdade, porém, está mais para uma caixa-preta, que Stanislas Dehaene abre para revelar seus incríveis segredos. Sua explicação do funcionamento dos mecanismos do cérebro é uma excelente introdução.” - Stanislas Dehaene é autor de livros cativantes, que amplia a mente, repleto de insights.”. O autor desenvolve um levantamento interessante de como a ciência – de escaneamentos cerebrais a testes psicológicos – está ajudando a inspirar a pedagogia, como se referiu antes.
Não é sem razão que Brain rot ou Cérebro podre foi escolhida como a palavra do ano de 2024 “Brain rot” foi escolhida como a palavra do ano de 2024 após uma votação aberta da Universidade de Oxford, que envolveu mais de 37 mil pessoas, em uma lista de opções pré-definidas. O uso da expressão inglesa aumentou em 230% nos últimos 12 meses, confirmando sua relevância. *****[Fontes de imagens e de textos do segmento Um presente cerebral foram trazidos de livrarias virtuais que oferecem estes materiais para divulgação e vendas de seus produtos]. Estou lendo, não sem vagar, Cérebro no mundo digital. Ganhei como presente de aniversário os dois livros de Marianne Wolf de meus filhos *****]
Pela primeira vez, em 16 anos, não consegui, executar o planejado. Não consegui editar uma das quatro capas. Os textos ficaram desformatado
ResponderExcluirDesejo a cada uma e cada um muito sumarento 2025. Voltamos nos reencontrar depois do recesso de Ano Novo em 31/01/2025
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