TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 22 de março de 2024

Colocando pontos nos is!

 

15/03/2024

WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR

EDIÇÃO

 

  ANO      17

LIVRARIA VIRTUAL

3348

22/03/2024

O Título pode não ser bem posto, mas se sustenta quando se quer preencher uma edição semanal deste blogue. Inferências tecnológicas determinaram a não edição da pretérita sexta-feira. Escusas são solicitadas. Nesta edição faço breves comentários de apenas três tópicos:

i) No dia 13, quarta-feira celebrei o memorável 13/03/1961, quando há 63 anos, dava uma primeira aula, tornando-me professor. Meu irmão Emar  — com ajuda de  IA  — me fez surpresa.

ii)  No dia 15 de março de 2024, por modo remoto,  participei da Comissão Julgadora da defesa de Dissertação de Mestrado do discente João Paulo Rodrigues da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Química, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP, com a dissertação "Educação em valores morais: concepções e práticas de professores de Química do ensino médio" A Banca Examinadora foi constituída por Profa. Dra. Daniela Gonçalves de Abreu Favacho, orientadora, Profa. Dra. Rita Melissa Lepre, Prof. Dr. Attico Inácio Chassot. Aprendi muito acerca da Educação em Valores Moraes. . 

iii)  Aquelas e aqueles de nós que já amealharam mais de sessenta anos hão de se lembrar do privilégio de ter uma Enciclopédia em casa. A sala de professores de escolas eram, com muita frequência, presentes vendedores de livros. Na lista de desejos sonhávamos, talvez, mais adiante…

A Wikipédia é  um dos mais significativos exemplos da democratização do conhecimento.  Como uma produção de conhecimentos muito amplo é amealhado e estes conhecimentos são  disponibilizados graciosamente a um amplo universo de leitores?  Não ter anúncios faz muita diferença: o Priberam  —  excelente dicionário da língua não tinha anúncio era uma maravilha. Agora é quase intragável. Quem paga a Wikipédia? Eis uma explicação:


Olá, Attico, ‌

Meu nome é Jimmy Wales e sou o fundador da Wikipédia. Há cerca de um ano, você doou R$ 10 para nos ajudar a manter a Wikipédia, para que ela possa continuar a beneficiar você e milhões de pessoas em todo o mundo. A cada ano, cerca de 2% dos leitores e leitoras da Wikipédia escolhem apoiar nosso trabalho. Você foi uma dessas raras pessoas que doaram e, por isso, quero lhe agradecer imensamente. Fico grato por você concordar que podemos usar o poder da internet para o bem. Vamos conseguir isso não individualmente, mas como um movimento colaborativo de pessoas que buscam conhecimento. Juntos e juntas, podemos reconstruir a confiança na internet e, por extensão, uns nos outros.

São as doações, usualmente pequenas, que garantem a Wikipédia. Está aí uma dica. É muito bom, ajudar. Vale a pena




Nenhum comentário:

Postar um comentário