TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

PAULO: MEMÓRIA & HISTÓRIA


    ANO

 17

LIVRARIA  VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

2740

22/09/2023 Mesmo que tenhamos diferentes espaçadores (hora, dia, mês …) parece aprazível criarmos novos. Neste hebdomadário o entardecer da sexta-feira é uma usual marca de relatos temporais, que de maneira usual conto, enquanto este blogue, muitas vezes, se transmuta em meu diário de bordo e descrevo algo dolente. Por tal, relato enlutado, que no passado domingo vivi um pranteado enlutamento: no entardecer desse sábado faleceu o Paulo, meu irmão.

Pedro Paulo Chassot (1943-2023) mais usualmente chamado de ‘Paulo’ ou em família ‘Chachá’. O Paulo descansou, depois de quase dez anos de vida vegetativa*. Nos reunimos no domingo calorento em um bucólico cemitério sem qualquer túmulo. Eventos desta natureza são próprios a densas reflexões. Também são cenários de reencontros com parentes e amigos, entre os quais, não raro, há alguns não nos encontrávamos, e por tal, pareciam quase incógnitos. 

Quisera ter fôlego para contar algo dos muitos (a)fazeres do Paulo. Se me faço sintético, opto por uma palavra, ora em moda: empreendedorismo. O Paulo foi um empreendedor. Houve um tempo que foi bancário, quando instalou, de maneira pioneira, redes de internet no Rio Grande do Sul. Em outro momento, em seu sítio no Lami, foi produtor de gado leiteiro. Também foi um estudioso apicultor. Foi zeloso no cuidado do ambiente natural; foi um produtor de variedade de palmeiras. Foi um botânico estudioso e destacado produtor e exportador Cicas*.

Recebi alguns ‘uatis’ (não sei se é assim que escreve essas mensagens voláteis) dos quais trago excertos, que narram um pouco do Paulo. Eis algo de um deles: “Oie boa tarde, Attico meus sentimentos pelo falecimento do teu irmão, Pedro Paulo, fiquei sabendo agora somente; a Andressa me disse faz meia-hora. Minha solidariedade a ti! Também ouso aqui ressaltar a vida dele e que levo de sua pessoa comigo. PP sempre foi muito gentil, carinhoso e respeitoso comigo, não te digo isso por seres  padrinho de minha filha, mas ele sempre me respeitou como profissional. Como mulher advogada, ele reconhecia minha competência e meus valores morais e éticos, por isso sempre que pude o ajudei, mesmo sem ter qualquer obrigação. Teu irmão foi e é um cara legal que também sempre teve meu respeito ao seu Ser. Minhas sinceras condolências!" 20/09/20023.

A outra mensagem é familiar. Traz dois fragmentos do jovem Paulo que eu não mais recordava. A palavra faceta* também evoquei de meu querido sobrinho Nathanael, que é dado a filosofar. “Tio Attico! Foi muito bom termo-nos encontrado no senegalesco domingo que enterramos o tio Paulo. Aqui o verbo não é metafórico. Eu cheguei a temer que tu, quando proferiste tua funérea oração à despedida fosses dizer que sabendo das posturas ecológicas do tio Paulo ele desejaria ser cremado e não enterrado. Mas não é essa minha memória a sufragar. Trago duas facetas, verdadeiras relíquias memoriais: 1) O Paulo era fã compulsivo do automobilismo. Haja visto o nome de seus dois filhos. Uma vez, soube que um de seus ídolos iria passar por distante ponto da BR-116. Para lá se mandou. Quando eu o reencontrei disse que desejava não mais lavar a mão que cumprimentara seu herói. Trouxe também uma pequena chave de fenda, que ‘disse ter ganho’ da equipe do piloto. 2) O Paulo, a cada ano, implicava com a data de seu aniversario (11 de agosto) por ser o dia do pintura*. Nesta data muitos restaurante não abriam. Tio, poderíamos amealhar essas evocações. Teríamos assunto para um belo livro. Saudades e uma sumarenta live na sexta, Nathan (21/09/2023).

Ao lado deste registro familiar, destaco um evento universal: estamos despedindo o Inverno e acolhendo -- no Hemisfério Sul -- a Primavera, neste agora equinócio de setembro = quando as horas  se igualam horas de noites e horas de dias.

A Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão e é tipicamente associada ao reflorescimento da flora terrestre. Do ponto de vista da astronomia, a primavera do Hemisfério Sul inicia-se no equinócio de setembro (O início da Primavera 2023 acontece às 03h50min do dia 23 de setembro de 2023) e termina no solstício de dezembro. A do Hemisfério Norte inicia-se no equinócio de março e termina no solstício de junho. A estação, assim como as demais, não ocorre simultaneamente nos dois hemisférios: enquanto num deles é primavera, no outro é outono. A primavera do Hemisfério Norte é chamada de "primavera boreal" e a do Hemisfério Sul é chamada de "primavera austral". A palavra deriva do latim, primo vere, que significa "primeiro verão". 

Após esta florida pitada de alfabetização meteorológica adito votos de florida primavera àqueles que vivem no Hemisfério Sul e um saboroso no Hemisfério Norte. Astronomicamente — pomposo este advérbio — a primavera / o outono iniciam na madrugada do próximo sábado. A natureza sabe ser indisciplinada. No Hemisfério Sul, nas geografias daqui, a primavera começou mais cedo. A parreira, podada há semana se faz viçosa. Tenho um amigo que se refere a meus jardins suspensos, aos jardins de Aticodonodor, inspirado em Nabucodonosor, (1125–1104 a.C.), o que me desagrada é ser lembrado a um dos maiores reis-guerreiros da Babilônia

Tenho aqui no 8º piso araçazeiro, amoreira, pitangueira, jabuticabeira, butiazeiro, três palmeiras e esguios cactos.  Uma araucária morreu na sequia do ano passado. A mais recente aqui é uma oliveira

Mas jardim evoca flores e essa blogada,  que também é lutuosa, se faz com um registro imagético de alguns detalhes da Morada dos Afagos. Como, de maneira constante o André me recorda: Uma imagem vale mais mil palavras! Estas imagens querem marcar, aqui e agora, a minha solitude na Morada dos Afagos.

6 comentários: