TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 20 de maio de 2022

APRM


ANO 16*** 20/05/2022***EDIÇÃO 2048

 

*** APRM *** Ad perpetuam rei memoriam (locução latina que significa "para perpetuar a memória do  fato") Fórmula que se inscrevia no alto de determinadas bulas pontifícias, e que se encontra igualmente em monumentos comemorativos, medalhas, etc.

Este tempos pandêmicos (alerta: não estou me referindo a tempos pós-pandêmicos) tem nos obsequiado com múltiplos relatos quase apocalípticos: Por ora já tivemos lua vermelha, buraco negro, eclipse lunar, neve, chuva de gelo, recordes de temperaturas baixas em locais nunca antes mencionados, jovem brasileira caçando asteroide, Coreia do Norte inaugurando temporada do Corona Vírus. Nos faltava algo muito original: acompanhar, em tempo real, o deslocamento de uma tempestade sub-tropical, labelada com um insosso nome Yakecan. Isto tivemos. Nossas recordações desta terça-feira, 17 de maio de 2022, adicionaram relatos inéditos. 

Mais que acompanhar deslocamento de uma tempestade real (ou subtropical) e a passagem da mesma sobre nossas cabeças, algo que conhecíamos somente em boletins noticiosos acerca de regiões que vez ou outra seus moradores precisam se esconder de furacões ou em cenas de filmes.

Após o alerta emitido pela Defesa Civil para a passagem da tempestade Yakecan no sul do país, as autoridades gaúchas não registraram nenhum ferido nem grandes transtornos no Estado durante a madrugada da quarta-feira, dia 18. Foi singular na meia tarde de terça-feira ver em Porto Alegre (e outras localidades) ter o trânsito quase se apagar com o desaparecimento dos automóveis catalisando a suspensão de aulas das creches às universidades. Também o comércio nos shopping e em mercados foi fechado.


Quando na tarde de terça-feira, no momento que houve uma estiada na chuva com cessação da dança das cadeiras no meu jardim, aproveitei por uma recolocação mais segura de cadeiras e vasos. Tudo parecia marcado por catastróficas expectativas. 

Na tarde de quarta-feira, no Rio Grande do Sul, o principal problema era o continuado desabastecimento de energia elétrica, já que cerca de 226 mil clientes ficaram sem luz durante a noite da terça-feira (17). A suspensão de energia elétrica por algumas horas determina, de maneira usual, a falta de água. Afortunadamente nada diferente disso aconteceu.

Houve também -- matizado pelo nome Yakecan -- que terminou sendo greminalizado --, algo trivial por estas plagas. O nome Yakecan se faz representante do demônio que veio para esparzir o mal e anunciar o fim do mundo ou Yakecan era o anjo da guarda para abençoar e nos guardar nesse momento de perigos. Foi bom que anjos e demônios se engalfinharam em dois belicosos clãs e nada grave aconteceu. Sobrou tempo para saborearmos votos de nos sextar um muio bom fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário