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sexta-feira, 29 de abril de 2022

Indisciplinaridade & quem ensina quem?


ANO 16*** 29/04/2022***EDIÇÃO 2044


Esta última edição aprilina encerra o primeiro quadrimestre de 2022 que nos exige a toda hora perguntar a Cronos em qual tempo estamos. Nunca antes precisávamos perguntar se é 2022 ou 2020! É março ou é maio que começa depois de amanhã?  Antes, não acordávamos de uma roubada cochiladinha e nos interrogávamos: já almocei? Parece que Kairós se faz mais presente em nosso cotidiano que Cronos. 

Estas interrogações não ficam obliteradas [(Fazer desaparecer ou desaparecer uma coisa, pouco a pouco, até que dela não fique nenhum vestígio."obliterar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)  no meu continuado encantamento com o sumarento mundo das palavras, obliterar me evoca meus tempos de filatelista} quando o esperado ocaso de tempos pandêmicos é declarado por decisões de políticos que querem faturar com decretos prematuros.

Estes interrogantes embalam sonhos em humanos de um amplo estrato: desde o homo Lattes ao alienígena digital. isso me catapulta à blogada da semana passada: Henrique, aluno do curso Técnico de Informática do Instituto Federal da Bahia - IFBA, Campus Jequié BA com um vídeo de seu canal Exatas mais adensou reflexões em minha jornada semanal em três instituições.

É muito emocionante aprender com o menino a quem dei colo nos seus primeiros meses. Na tarde de terça-feira na aula de História e Filosofia da Ciência com a Alessandra,  em Marabá PA na UNIFESSPA no PPGCEM; na manhã de quarta-feira em Belém PA, na UFPA no IENCI no seminário Bases epistemológicas da Ciência com a Sílvia; quinta-feira: em Vila Velha ES IFES EDUCIMAT Tópicos Especiais em Ciências 1 com a Manuella, Ana Raquel e Denise.

Dentre comentários postados por leitores destaco dois: 1) Muito animador ver o jovem Henrique e seu desbravamento pela Ciência. Segue uma pequena contribuição para o debate. Leitura do livro de Keith Devlin "O instinto matemático: por que você é um gênio da matemática [assim como lagostas, pássaros, gatos e cachorros] (Prof. Narciso, coordenador do  PPGCEM na UNIFESSPA]. 2) Henrique consegue trazer história da ciência, neurociência atual, filosofia, sempre evidenciando que a ciência está em construção! Foge das certezas! Muito legal mesmo! Palmas para o Henrique! (Profa. Manuella, coordenadora do EDUCIMAT no  IFES Vila Velha ES.

Encerro com dois interrogantes, já de olhos no maio que se avizinha:

  1. O quanto as blogadas de 22 de abril e a desta sexta-feira concorrem para a ratificação (e ações para alfabetização científica) de uma postura em que se busque transmutar das disciplinas à indisciplina?

  2. O quanto o vetor que transcreve a produção e a disseminação de saberes migra dos mais anosos para os mais jovens agora migra dos jovens aos idosos (a tantas vezes descrição de que em um barco na situação de salvar o velho pai e não o menino  não é mais tão óbvia)? 

Parece que pelo menos vale (re)ouvirmos e (re)vermos o Henrique: Vídeo Exatas mais

4 comentários:

  1. É muito gratificante , quando jovens se envolvem com a Ciência e nós podermos aprender com eles!Obrigada querido Chassot !!!

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  2. Ótima reflexão mestre Chassot! Obrigado por divulgar,mais uma vez,o meu vídeo!

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  3. Que maravilha é a o conhecimento científico!!!

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  4. É sempre bom ler suas palavras, sempre atento aos flagrantes detalhes que atualmente poucos sabem ou dão-se conta de apreciar, muitos vivem pela banalização e perdem a sabedoria do kronos.

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