TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

22JAN2021 *** A ABSTINÊNCIA terminou

 


 

 ANO 15

Agenda de Lives em página

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

3702

Há dez meses, quando pela primeira vez aprendíamos sobre (e praticávamos) distanciamento social, minha colega Andréia Salgueiro, da Unipampa, dizia: Há agora um tempo para aprendermos a chorar. Agora, quando com tanta frequência somos chamados a lutos, os ensinamento da Andréia são evocados. Esta tarde soube da morte da Sandra Corazza, da Faculdade de Educação da Ufrgs. Era uma muito brilhante professora. Tomado de tristeza, esta edição se transmuta em uma tênue homenagem a uma muito admirada polemista.


Depois de cinco extensas semanas (algumas destas queridas; outra imposta) hoje ocorre, uma vez mais, uma participação minha em uma live. A última — 88ª — fora na mesma data (18/12/2020 da última edição deste bloque no cruento 2020) em que começara o recesso. Se o retiro ferial tinha o sabor da desobriga de produzir o blogue em cada uma das 4 semanas no entorno da tão esperada virada 2020/2021, a abstinência de lives, que se espraiou uma semana além do recesso, não foi algo trivial.

Foi difícil. De maneira usual não me envolvo em dimensão persecutória. ‘Não gostam mais de mim!’ Mas, aflorava um interrogante: por que aquela livecização que durante sete meses de uma média de 12 lives por mês se extinguira. Se esgotara a minha possibilidade de disponibilizar saberes?
Há, não raro, uma postura egoísta: se na minha casa falta energia elétrica, quero saber se o mesmo ocorre na vizinhança. Se o mesmo ocorre com outros, sofro menos. Sei que não preciso buscar solução.

Quando vivia, não sem dificuldade, meu jejum livial, vi que os convites (para assistir o mentefato cultural que me ejectara do ostracismo) eram raríssimos, se comparados com tempos que nossas agendas viviam um estufar. Não era apenas na minha horta que não chovia.

Quando hoje realizo a 1ª live (ou a 89ª no computo geral) agradeço aos colegas do IFPI que ensejam esta desejada retomada. A trazida aqui deste evento me enseja disponibilizar um dezena de títulos que podem ser solicitados. Em www.professor.pro.br Agenda Lives há um excerto de algumas das realizações de 2020. Fiz destaque a atividades: a 1ª / a 88ª (que é o mesmo tema da 89ª) / aquela com o Lama / as repetidas Religião e Ciência / a dose tripla do dia 26/11 quando nas lives da manhã e da tarde se superou 6 mil participantes / a fita azul: ‘Assestando óculos para ver o mundo natural’.

 A consulta a esta página evidencia, também, a possibilidade de se solicitar um minicurso de História da Ciência com seis encontros. Quaisquer das atividades podem ser públicas (quando através de um card se convida a todos que quiserem/puderem assistir) ou privada {quando uma instituição ‘encomenda’ um seminário ou curso para diferentes níveis de escolarização (do ensino fundamental a pós-graduação; excluída a Educação infantil)} . Há a possibilidade de certificação das atividades, sendo a responsabilidade para tal da instituição que promove a atividade.

Parece dispensável referir que toda e qualquer solicitação é totalmente gratuita. Basta solicitar pelo correio eletrônico: achassot@gmail.com ou por WhatsApp 51 99372 4372

Para não se dizer que não falei de desgovernos, na Amazônia (não apenas no estado do Amazonas) continua a falta de oxigênio e de insumos básicos prossegue há duas semanas. Parece ser hora de mandar Pazuello para a reserva, para aprender a fazer regra de três. Dois milhões de vacina permite vacinar 1% da população brasileira.

A desorganização planejada e o descaso não são exclusividades do Ministério da Saúde e da diplomacia brasileira. Na educação ocorre o mesmo. O primeiro dia do Enem ocorrido no domingo (17) teve tudo o que já se esperava: altíssimo índice de abstenção — superior a 50% dos inscritos — aglomeração, e estudantes impedidos de fazer a prova por falta de espaço na sala. Porém, o evidente fiasco não intimidou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, que considerou a primeira prova "vitoriosa". Ele reiterou ainda que não considera a possibilidade de cancelar a segunda etapa do exame, agendada para o próximo domingo, dia 24.

Lemo-nos, talvez, na próxima sexta-feira, ainda não vacinados.

2 comentários:

  1. Mestre Chassot!! Você também é um adorável e amirável polemista. Nós (IFPI) encantados e agradecidos pela quebra do jejum das lives. Próxima terça (26) tem mais. Oba!!!!

    ResponderExcluir
  2. perfeita a análise, com sobriedade mas certeira

    ResponderExcluir