TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

18DEZ2020 *** Adeus, Ano Velho!!!!


 

 ANO 15

Agenda de Lives em página

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

3700

Aqui, e em muitos outros espaços, é tempo de encerrar logo este bissexto 2020 aziago. Já é tempo de cantarolar musiquinha xaroposa “Adeus, ano velho!”

Está é última edição deste blogue este ano. Volto, muito provavelmente, 15 de janeiro de 2021. Mesmo sem sair, por estes dias, nem para o jantar com familiares, parece que me irmano, como nunca dantes, nesta tão esperada virada de ano (em férias).

Esta é 48ª edição do blogue deste ano. Quantidade coerente para uma edição semanal, com período de férias. Nestes quase 15 anos de circulação, durante um tempo, houve edições diárias (quase não crível para mim) e depois com número variável de edição semanais. Já, há três anos, postar a edição semanal, ao pôr-do-sol das sextas-feiras, determina, não apenas o início do shabath, como também, estar então num fruído fim de semana.

As viradas de anos são usualmente tempos de muito afeto que entrelaçam crentes e incréus. Todos nós — desde as crianças que são mais hábeis que nós em certos artefatos tecnológicos até homens e mulheres mais anosos, que qual Edgar Morin, continuam distribuindo saberes — estamos mais solidários nestes tempos. Isto faz que nesta edição — diferente de quase todas minhas blogadas destes 2019 e 2020 —, não arremessarei dardos farpados contra o presidente da República. Neste período de desejar Paz e Saúde, respeitando a liturgia do cargo, incluo o presidente Messias.

A recém nominação de um dos mais importantes e admirados intelectuais coetâneos foi para não deixar sem um registro algo muito emocionante, que mulheres e homens de dezenas de países das Américas, da Europa, da África e talvez de outros continentes (que não registrei), vivenciamos, nesta quarta-feira, dia 16. Edgar Morin (Paris, 08 de julho 1921) com quase 99,5 anos, pronunciou por quase 1 hora, a conferência magistral do 3º Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, Trouxe, com encantadora lucides uma narrativa escorreita, permeada de exemplos da Química e da biologia, especialmente da evolução de primatas. Respondeu perguntas, não aparentou cansaço e não percebi em nenhum momento esquecimento.

Realmente foi estimulante (e, porquê não dizer, encantador) o que se assistiu. Sem ter referido, nos ofertou mais desejos de que a vacina venha também para ser facilitadora do transe que vivemos.

No olhar, com aumentada esperança para um futuro longevo, conectei algo do passado:  em junho de 2009, estava na UFPA, participando do evento ‘2009 Ano Brasil-França’. O conferencista para o encerramento não pode vir. O convidado à tribuna recém vacante se propôs a narrar tentativas para mostrar possibilidades de um caminho inverso para a leitura do ‘mundo real’: das disciplinas à indisciplina. Foi significativo para mim, no dia 20 de junho de 2009, colaborar que a cátedra destinada a Morin não ficasse desocupada.

Em paralelo a excepcional live acima narrada, nesta última semana, antes de cumprir o recesso já anunciado, tive duas bancas (uma no PPGECM na Unifesspa, em Marabá PA e outra em Cuiabá MT, em Programa de Pós-graduação UniC e IFMT) e duas lives: ontem, na UERR, na única capital brasileira no hemisfério Norte e hoje minha 88ª (e última live do ano) em mais uma edição de ‘Diálogo de Aprendentes’, no IFSP no campus de São José dos Campos. Agora, já expectante com 2021.

Aos que creem/aos que não creem no milagre natalino de uma virgem dando à luz a um Deus // aos que podem/aos que não podem ficar em casa para ajudar a frear a disseminação do covid-19, a cada um dos habitantes do Planeta Terra (nossa casa comum) votos de um muito feliz ano novo!

7 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blogue de despedida do ano pandêmico 2020.Desejo um Natal de muita Paz!
    Um feliz Ano Novo para você e sua Família!!

    ResponderExcluir
  2. Mestre, ao ler sua despedida de 2020 percebo, mais uma vez, a importância de termos essa linguagem "chassosiana" em nosso meio acadêmico. Como é bom ler seus textos! Oxalá! Pudéssemos ter dirigentes com um pouco da sua sensatez. Continue, como Morin, a nos presentear com sua eloquência e inteligência, por muitos e muitos anos!

    ResponderExcluir
  3. Você, assim como Morin, são presentes que os Deuses nos deram nessa encarnação terrena. Deixo aqui minha Gratidão por tanto compartilhar conosco sua lucidez, assertividade política e conhecimento! Um Feliz Natal e um abençoado ano Novo! Que venha a vacina e com ela possibilidades de retomada dos (re)encontros presenciais!

    ResponderExcluir
  4. Mestre Chassot, continue iluminando os nossos caminhos à moda Edgar Morin, de preferência passando dos 100 anos. Feliz Natal e um Ano Novo de continuidade das grandes realizações.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Chassot! Gente querida e entusiasmada que por aqui passa e deixa um pouco de si, meu abraço festivo e esperançoso por 2021. Que nossos contatos e vínculos, ainda que virtuais, continuem alimentando as boas relações de identidade que construímos e realizamos. Agradeço, de todo o coração, ao Chassot, sempre atencioso e dedicado, preocupado e ouvinte sem igual, que acolhe tantas manifestações e sofre por aquelas que destoando das condições reais de nosso povo, acabam em identificação aos tempos nocivos e doentios que vivemos. Apesar disso, Áttico, saiba que o número de teus semelhantes em ideais e vida, é muito, muito maior! Carinhosamente, desta Sorocaba-SP e desta que chamamos "casinha" - moradia e oásis -, nossa admiração e alegria!

    ResponderExcluir
  6. Abraços para o Mestre de toda minha turma. E a todos nós leitores, seguidores, ouvintes "chassosianos" votos de um feliz 2021, vacinados para continuarmos na luta da vida menos desigual para todos e todas.

    ResponderExcluir
  7. Muitíssima SAÚDE, amado Mestre...para que possamos continuar a bebericar nesta Fonte SAPIENCIAL...Um 2021 repleto de reflexões esclarecedoras socialmente.
    Grande Abraço!!!

    ResponderExcluir