TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 13 de março de 2020

13.—Uma data jubilar e pesarosa



ANO
 ANO 14
AGENDA 2 0 2 0
EDIÇÃO
34671
Há 59 anos, eu dava minha primeira aula. 13 de março de 1961, Colégio Jacob Renner, Montenegro, Matemática, 3º cientifico. Esta evocação se faz jubilosa em um cenário no qual o Planeta Terra vive momentos calamitosos.
O meu dia, de muito justificadas celebrações, se faz lutuoso. Pandemia [uma doença com distribuição geográfica internacional muito alargada e simultânea] uma palavra infrequente no nosso cotidiano, agora se faz senha para assustar pessoas; esboroar agendas; aprisionar viventes; fazer prognósticos tétricos e muito mais.
Neste contexto vivi a segunda semana de março. Na noite de segunda-feira estava novamente no aeroporto de Brasília, onde estivera há menos de 72 horas, vindo de estar uma semana em Marabá rumo à Porto Alegre!
Na terça-feira proferi quatro aulas inaugurais na Universidade Federal do Amazonas: duas de manhã para duas turmas de alunos da Faculdade Medicina e uma de tarde e outra noite para dois grupos de alunos do Instituto de Ciências Biológicas. As aulas na Faculdade de Medicina foram proposição da Profa. Dra. Lúcia Makarem e aquelas no Instituto de Biociência pela Profa. Ana Cláudia Maquiné.
Na quarta-feira, ainda na UFAM, houve lançamento de livro onde sou coautor, junto com a Profa. Dra. Irlane Maia, que orientei no doutoramento. Sabores que sabem à Extensão é a narrativa do doutoramento da Irlane, mostrando como saberes primevos podem se fazeres escolares, privilegiando ações extensionistas na Universidade. A capa está ao lado.
Recebi um presente antecipado pelo 59º aniversário: ontem à noite ao pousar, sob relâmpagos, depois de um voo de 4 horas em Guarulhos vindo de Manaus, temia perder a conexão para Porto Alegre.... mas, fui bafejado pela sorte: fui avisado que ‘passageiros para Porto Alegre devessem permanecer a bordo, pois este mesmo avião fará o trecho Guarulhos /Porto Alegre!’ Isto é muito bom.... não apenas em termos de tensões em corridas entre portões, não raros muito distantes, mais uma poupada significativa de esforço físico.
Assim entre júbilos no fazer Educação e apreensões com coronavírus se vive aqui no feudo teocrático militar apascentado pelo Messias. Este não esquece de trazer uma bolsonarice quase a cada dia. Nesta semana merece a arminha sua resolução de poupar seu rebanho das manifestações no dia 15 com aquela fake news traiçoeira que teria ganho a eleição no primeiro turno.
Que vírus se apiedem dos outros seres viventes e escolham outas maneires de sobreviver.



2 comentários:

  1. Foi uma honra ter iniciado o período 2020/1 com sua fala. Duas turmas do Curso de Medicina na disciplina Embriologia ouvindo com atenção, encantamento e admiração, através do senhor, o significado do que é a Ciência e as conexões com as escolhas neste momento. Que privilégio tivemos! Grata.�� Abraços manauaras. ��

    ResponderExcluir
  2. Não pela análise dos números, que por si só são simbólicos, mas pensar na extensa produtividade da sua agenda atual é algo de se arrepiar. Então...Saúde para sua Vida longa no Ensino das Ciências para que nos brinde com o eternizar de uma presença física AGRADABILÍSSIMA e EXEMPLAR. Felizes quem teve/tiver a oportunidade de desfrutar momentos convosco. Sou um ser de SORTE.... Abraços!!!

    ResponderExcluir