TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

06.- Quase despedindo um Annus Horribilis



ANO
 14
AGENDA 2 0 1 9
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3461
Quando no aziago 28 de outubro de 2018, anunciados os resultados do segundo turno das eleições, prevíamos para este 2019 um Annus Horribilis. Mesmo com todos os prognósticos, não imaginávamos que definição, meses mais tarde, feita pelo EXTRACLASSE.ORG.BR publicação mensal do Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul Sinpro/RS, seria tão bem posta: “A mistura de ignorância, obscurantismo, boçalidade e grotesco desafia a própria linguagem para definir Bolsonaro e seu séquito”.
Escrevo nesta sexta-feira desde Marabá, PA, no 12º mês de Professor Visitante Sênior da Unifesspa, que me traz a cada mês uma semana aqui. Não vou agora fazer uma avaliação deste 1º ano nesta Amazônia que o presidente deseja seja explorada (na pior acepção deste verbo).
Cheguei na quarta-feira e fico aqui até a próxima quarta-feira, quando viajo a Salvador para três dias na Semana de Química da Universidade do Estado da Bahia.
Mas a semana começou, como anunciara na edição passada com uma aula chamada saudade na UAM/ Universidade do Adulto Maior do Instituto Metodista IPA. Os discentes da UAM têm mais de 65 anos. O atencioso convite foi da Professora Vera Maciel Coordenadora da UAM, catalisado pela Sônia, que foi minha ex-aluna na UAM.
Entre os diferentes espaços acadêmicos nos quais exerci a docência aquele do qual tenho as emoções mais significativa, provavelmente são os 12 semestres (2010-2015) que fui professor na UAM. Reprisar uma aula na UAM, no último dia 2 foi muito enternecedor. Num pedaço da tarde encontrei dezenas de ex-alunos do período 2010/2015 e de outro tanto de alunos que ingressaram a partir de 2016.
Na minha fala, como em todas deste segundo semestre de 2019 a Laudato Si’ fez parte do prelúdio e do posfácio, trazida como antídoto às políticas ambientais do governo.
Ao final entre muitas manifestações dos que aplaudiram de pé a aula um dos alunos disse: “Professor, isto de o senhor nos conclamar para um mundo melhor e mais justo é muito bonito, mas a cada dia os governos propõem o contrário!” Respondi: “Por isso tu, eu, todos nós estamos aqui para fazer a nossa resistência!”
A minha fala desta quarta-feira ocorreu no concorrido 1º Seminário de Socialização do Programa de Residência Pedagógica da Unifesspa, coordenado pelo Prof. Dr. Sebastião da Cruz Silva, teve também  prelúdio e posfácio da Laudato Si’. Teve algo original no meu ser palestrante.
Por problemas de atraso no voo fui direto do aeroporto de Marabá ao Câmpus 2 da Unifesspa. Para quem saíra às 7 horas de casa em Porto Alegre, começar pontualmente uma palestra às 18h em Marabá foi um feito que teve o concurso entre outros do Prof. Cairo. A palestra não foi boa por duas dimensões: uma humana, minha voz teve sinais das horas de voo; outra tecnologia o sistema de som do auditório teve repedidas falhas. Dizer que, quando quase 21h, cheguei ao hotel eu não estivesse muito cansado, é desnecessário.
Minha sexta-feira teve uma frustração. Estava agendada, há um tempo, uma visita em companhia do professor Wagner, diretor do Instituto de Química da Unifesspa, a Paraupebas para visitarmos uma das regiões de mineração da Vale. Ontem à noite a visita foi postergada para 2020. Lamentei muito.
Mas o limão se fez em uma sumarenta limonada. Um dia inteiro no meu ‘monastério’ na Rodovia Transamazônica ouvindo música gregoriana era que eu precisava: adiantei dois prefácios que tenho prometidos, escrevi o blogue da semana, organizei a palestra e o minicurso da UNEB, conversei por mais de uma hora com a Uiara, minha orientanda de doutorado do IFAcre e também descansei.
Um bom fim de semana a cada uma e cada um de meus leitores. Lemo-nos na próxima semana de Salvador.

9 comentários:

  1. Belo texto, Querido!!!
    Sejamos RESISTÊNCIA e RESISTENTES!!

    ResponderExcluir
  2. This is a smart blog. I mean it. You have so much knowledge about this issue, and so much passion. You also know how to make people rally behind it, obviously from the responses. 한국야동

    ResponderExcluir
  3. Very good blog post about plastering a one bed flat. I am very happy to see this post and interested to find another good post in coming days. Thanks for it 야설

    Also feel free to visit may web page 한국야동

    ResponderExcluir
  4. It was wondering if I could use this write-up on my other website, I will link it back to your website though. Great Thanks 야동

    Also feel free to visit may web page 일본야동

    ResponderExcluir
  5. After reading your article I was amazed. I know that you explain it very well. And I hope that other readers will also experience how I feel after reading your article. 한국야동

    Also feel free to visit may web page 야설

    ResponderExcluir
  6. Thanks for the information. Please keep sharing more articles.

    ResponderExcluir
  7. I really appreciate your professional approach.

    ResponderExcluir