TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 15 de junho de 2019

15.— Dias manauaras na REAMEC



ANO
 13
AGENDA 2 0 1 9
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3407
Inicialmente uma observação: esta edição do blogue, em razão de viagens, deixou de ser publicada ontem, sexta-feira, seu dia usual, para só circular na manhã de sábado. Ontem à noite cheguei ao Rio de Janeiro, depois de jornada de 12 dias em Marabá e 7 dias em Manaus. Iniciei, então, a terceira etapa de minha maratona, que será de 8 dias no Rio de Janeiro, quando farei uma residência na Escola SESC de Ensino Médio.
É heliocêntrico nesta edição um breve narrar da minha estada em Manaus. Fiz, lateralmente, três falas na UFAM (na tarde de sexta 7, para alunos do curso de Ciências Biológicas; na manhã de terça-feira, duas falas para acadêmicos de Medicina). Vim a Manaus para participar do Seminário 2 da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática/REAMEC.
A REAMEC realiza uma missão quase profética: Os nove estados amazônicos [Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins] com três polos: em Belém (UFPA), em Manaus (UEA) e em Cuiabá (UFMT), num pool de 26 Instituições de ensino superior (10 universidades federais, 08 Institutos federais, 06 universidades estaduais e 02 universidades privadas) oferece o Curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática – no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), funcionalmente localizado na UFMT e avaliado com nota 5 (num máximo de sete) na última avaliação (2017) quadrienal da CAPES.
A organização da rede, que teve seu início em 2011, tem como uma das metas formar 200 doutores até 2022 na Amazônia Legal, por meio de ação acadêmica colaborativa entre as IES e os doutores existentes na Região, da área e de áreas afins. Até o final de 2018 já foram formados quase dois terços de doutores previstos na meta antes referida.
No seminário 2, além de duas conferências magistrais, os doutorandos, no terceiro ano de estudos, fazem a segunda apresentação (a primeira fora feita no ano anterior) de seu projeto de tese. Isso ocorre em presença de professores e alunos na linha de pesquisa, na qual dois doutores e um doutorando se constituem em banca de arguição e avaliação. Eu, na linha de pesquisa Formação de Professores assisti de segunda à quinta-feira, a 15 projetos, dos quais em dois eu pertencia a banca e em um terceiro era o projeto de minha orientanda Patrícia Rosinke.
Na proposta Patrícia, Professora da UFMT, Campus Sinop, MT, examina o quanto são tênues os limites entre o sagrado (religião) e o profano (ciência) - ou entre ensino de ciências e ensino religioso. Quase como um estudo de caso - uma situação aparentemente exótica: na catedral católica romana de Sinop, há 4 entre 7 painéis (8 x 6,5 m) recorrem a representações iconográficas dos quatro elementos alquímicos (água, ar, fogo e terra) para se fazer a representação do sagrado marcando não apenas o tetramorfo dos quatro Evangelistas (Lucas, Mateus, Marcos e João), localizado cada um em um dos quatro pontos cardeais, mas também quatro dogmas marianos cada um deles apresentados como proposta icônica de cada um dos quatro elementos por Mari Bueno, uma renomada artista sacra. Nessa Tese se traz algo original ou pelo menos não muito usual em teses doutorais: é senso comum que uma tese é uma construção coletiva envolvendo o doutorando e o orientador, neste projeto isto é muito marcado. Se faz uma assemblage (na autoria de textos) que garante um ineditismo (implicando numa postura feyerabendiana), oficializando o trabalho feito pela doutoranda e pelo orientador. Parece, ainda, não existir nenhuma produção acadêmica acerca dos quatro elementos em espaços sagrados, também parece não haver nenhuma pesquisa acerca dos painéis da catedral de Sinop, MT. Assim, já nos primeiros olhares estamos a confirmar a nossa tese: são muito tênues os limites entre o sagrado e o profano, ou entre a religião e a ciência.

3 comentários:

  1. Muito interessante professor.
    Isso lembra as nossas discussões em sala das últimas aulas.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de sábado sorocabano, Chassot, amigo mui querido! Tens razão, assim como o trabalho de Patrícia sobre os tênues limites entre o sagrado e o profano. E, as coisas da vida não param: é forte a semelhança entre a hierarquia religiosa e a das armas, por exemplo; também é forte a preocupação dos grupos sociais constituídos e instituídos, com a pesquisa, primeiramente, para defendê-los e legitimá-los. Já nos está claro que a Bíblia cristã reúne escritos contemplando diversas áreas do Saber e da convivência, mas, conforme a exegese e a hermenêutica, distintas ou não, primam pela afirmação de que tais escritos não se fazem a partir de leis científicas e, muito menos, com aplicação objetiva e imediata a outro(s) tempo(s), como querem fundamentalistas com o Apocalipse, de João, o amado! Falando em conflitos e até em guerras entre religião e ciência, a intransigência e o poder tendem a cristalizar como dogma aquilo que se defende, ainda que se mate para tanto. São inaceitáveis tais práticas quando a cegueira e a certeza não permitem dúvidas. Meu abraço de inverno paulista menos rigoroso com um enorme VIVA a 14 de junho!

    ResponderExcluir
  3. Quem quer que esteja lendo este testemunho hoje deve comemorar comigo e com minha família porque tudo começou como uma piada para algumas pessoas e outras disseram que era impossível. Meu nome é leonor e eu sou de lisboa, mas eu mudo para Chicago EUA com minha esposa. Estou feliz casado com dois filhos e uma linda esposa. Algo terrível aconteceu com minha família, perdi meu emprego e minha esposa deixou minha casa porque eu não podia cuidar bem de mim e da família. dela e dos meus filhos naquele momento em particular. Eu consegui por nove anos, nenhuma esposa para me apoiar para cuidar bem dos filhos. Eu tento enviar uma mensagem de teste para minha esposa, mas ela me impede de falar com ela Eu tento falar com sua amiga e seus familiares, mas ainda sei que alguém poderia me ajudar e eu tenho enviado o pedido mais tarde para tantas empresas, mas ainda assim Não me ligue, até que chegue um dia fiel que nunca esquecerei em minha vida. Quando encontrei um velho amigo meu a quem expliquei todas as minhas dificuldades e ele me contou sobre um grande homem que o ajudou a conseguir um bom emprego na empresa de coca cola e ele me disse que o seu um feitiço, mas eu sou uma pessoa que nunca acredita em conjuradores, mas eu decidi dar-lhe uma tentativa e seu nome é Drosagiede ele me instruiu e me mostrou o que fazer nestes três dias de almoço o feitiço. Eu sigo todas as instruções e faço o que ele me pediu para fazer bem. ele se certifica de que tudo correu bem e que minha esposa me veria novamente depois de um trabalho maravilhoso em Drosagiede. Minha esposa me chama com um número desconhecido e pediu desculpas e ela me disse que ela realmente sente falta de mim e nossos filhos e minha esposa voltar para casa. E depois de dois dias uma empresa que tenho enviado minha carta de agradecimento chamado, agora eu sou o gerente de companhia exemplar aqui nos EUA. Aconselho-o se tiver algum problema envie uma mensagem para este email: doctorosagide75@gmail.com e obterá o melhor resultado. Tome as coisas como garantidas e isso será tirado de você. Eu te desejo o melhor.

    ResponderExcluir