TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 12 de abril de 2019

12.— Acerca da sensação de se sentir paraense



ANO
 13
AGENDA 2 0 1 9
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3401
À difícil redação desta edição deste blogue duas evocações se fizeram pressurosas. (O quanto seriam árduos nossos fazeres se as evocações fossem um livro em branco? Há porquê acreditar no épico gauchesco Martim Fierro, de José Hernandez: O diabo tem mais de diabo por ser velho do que por ser diabo! ).
As evocações — uma e outra já trazidas aqui — são uma próxima e outra remota. Nestes 13 anos de blogares, na maior parte do tempo este blogue foi diário. Houve tempos de edições bissemanais. Nos últimos anos, não sem dificuldades, tenho cumprido a promessa de uma edição semanal, nas sextas-feiras, no início do fim de semana. Minha interrogação mais continuada: como conseguia fazer edições diárias se agora é difícil mantê-las semanais? Não aceito o diagnóstico que tenha ficado mais preguiçoso. Talvez, mais seletivo na escrita. Esta a próxima.
Agora a remota. Ante a minha não rara aridez intelectual não encontrando assunto para a edição semanal, lembro de uma continuada interrogação trazidas muitas noites por minha mãe: “O que vou cozinhar, amanhã?” Deveria ser uma preocupação pertinente a uma dona-de-casa que tinha — com muito limitadas posses — prover a mesa para o marido e 7 filhos. Pois as vezes, do sábado à sexta-feira qual minha mãe, me interrogo: acerca do que vou escrever na próxima edição.
Trago, então para cumprir tabela, duas das dezenas de mensagens recebidas esta semana. A cada uma adito breve comentário. Uma e outra mexeram comigo.
Caro Chassot, acabo de receber a notícia que não conseguiremos utilizar a verba, por questões burocráticas, para a compra da passagem aérea. Infelizmente não será possível mantar nosso convite. É realmente uma pena. Em nome de toda a comissão peço desculpas pelo transtorno causado. Cordialmente, André Rodrigues. Para quem, há não muito falou na UNICAMP ter agora uma fala na USP parecia algo a aditar a sua fortuna crítica. Devo dizer que não me frustrei. Ao contrário. Fiz a seguinte metáfora. Falar acerca da BCNC na mesma mesa com o Luiz Carlos Freitas era semelhante e estar com Einstein numa mesa para discutir a Teoria da Realidade. Parece que neste meu mundo saboroso de palestrante, pela primeira vez me senti aliviado.
Boa tarde Professor Chassot! Primeiramente irei me apresentar, sou o professor Adriano C. Fernandes do curso de licenciatura em química da UFPA.Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente no EVEQ de Araraquara em 2013, onde tive o prazer de tomar um cafezinho com o senhor. Desde então tenho trabalhado arduamente na formação de professores de ciências, em especial, na formação de professores de Química.
O grupo de pesquisa em ensino de química (GREQ), no qual, sou coordenador, tem realizando diversas atividades para colaborar na formação de professores. Entre as diversas atividades realizadas, surgiu a ideia de homenagear autores que tenham obras que contribuem para a formação docente, o evento foi denominado "Caravana de Leitores", e o senhor foi escolhido para ser o primeiro homenageado. Assim, gostaria de sua permissão para homenageá-lo, o evento "Caravana de Leitores" irá apresentar e divulgar algumas de suas obras, tais como, Alfabetização Científica, A ciência e Masculina, etc.
A seguir descreve um pouco do Evento: A 1º “Caravana de Leitores”, evento promovido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Química (GREQ) traz como tema o professor Attico Chassot. A “Caravana de Leitores” tem como objetivo estimular a formação de professores de ciências leitores, bem como homenagear autores que contribuem na formação docente. Através de palestras e bate-papos organizados pela equipe do GREQ serão apresentadas as principais obras do autor homenageado.
Desde já agradeço por sua atenção Atenciosamente, seu grande fã Prof. Dr. Adriano C. Fernandes Faculdade de Química-ICEN Coordenador do Grupo de Ensino de Química UFPA.
Minha resposta traduz muito do que senti: Muito estimado colega Adriano! recebo comovido o anúncio da homenagem que a licenciatura em Química da UFPA me outorga através da caravana de leitores! Obrigado pela sensibilidade de teu anúncio que me acolhe no Pará onde estou há oito dias enquanto Professor visitante Sênior da UNIFESSPA, assim amealho mais uma razão para amar esta terra. Emocionado, achassot.
Na ilustração evoco o registro de outra homenagem recebida de paraenses. 
Assim, fiquei gratificado com o registro da Viviane, da assessoria de Imprensa da Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará que está em https://www.unifesspa.edu.br/noticias/3416-ppgecm-alunos-da-unifesspa-participam-da-2-aula-inaugural-com-professor-chassot

Um comentário:

  1. Estimado Chassot,

    as homenagens são reconhecimentos por anos de trabalho no Ensino de Ciências, e ainda, de novos olhares como em a "A Ciência é Masculina".
    Espero vê-lo em breve em um desses Encontros de Química!
    Um abraço cordial!
    Com esmero,

    Dirceu A. Borges (Dicandongas)

    ResponderExcluir