TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

18.— Vale colaborar com a Wikipédia


ANO
 12
Agora um hebdomadário
EDIÇÃO
3312

                                        


Antes de trazer o que fulcral nesta edição semanal, um registro da viagem desta semana. Diferente da semana anterior que me deslumbrei com o convite para uma banca de doutorado e uma conferência em Bogotá e depois encantei-me com Cartagena, essa semana fiquei no Rio Grande do Sul. Na tarde e noite desta quinta-feira estive Lajeado, onde a Univates, merecidamente se engalana no festejamento de sua ascensão à Universidade; agora é por mérito Universidade do Vale do Taquari.

À tarde, participei da sessão de qualificação do pedagogo Mateus Lorenzon que apresentou sua proposta de dissertação, no Programa de Pós-graduação em Ensino: ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A sessão de qualificação foi presidida pela Professora Jacqueline Silva da Silva, orientadora da dissertação e participaram como examinadores externos: o Professor Roque Ismael da Costa Güllich da UFFS e eu; como examinador interno o Professor José Cláudio Del Pino. A banca reconheceu méritos no trabalho e aditou sugestões estimulado a continuação da proposta.

À noite falei para graduandos de Pedagogia e de licenciaturas com professores, mestrandos e doutorando, acerca das exigências de migrarmos das disciplinas à indisciplina.

De maneira muito frequente tenho feito duas afirmações acerca da Wikipédia: A primeira, ela se constitui no melhor exemplo da democratização do conhecimento; então, evoco o quanto na minha infância e mesmo na minha adolescência ter ou não ter uma enciclopédia fazia diferença. A enciclopédia era um artefato cultual acessível apenas aos mais abonados. Lembro que íamos ‘fazer os temas’ nas casas de colegas que tinham enciclopédia.

A outra, o quinto sou um usuário frequente da Wikipédia; talvez uma meia dúzia de vezes a cada dia. Tenho ainda, uma enciclopédia em 30 volumes em suporte papel (doei uma de 20 volumes há mais de 10 anos; hoje escolas declinam doações deste gênero). Passam meses sem que a consulte.

Este preâmbulo vem a propósito de uma mensagem recebida de Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, pois há dois anos eu fizera uma doação a Wikipédia da qual transcrevo excertos:

Quando eu criei a Wikipédia como uma organização sem fins lucrativos, todos me disseram que eu me arrependeria disso. Mas aqui estamos nós, mais de 10 anos depois, e a Wikipédia ainda é um dos dez principais sites, mantido por uma organização sem fins lucrativos e uma comunidade de voluntários dedicados.
Se já parei para pensar no quanto teríamos lucrado se a Wikipédia fosse um site comum? Claro que já. Mas acredito que as pessoas não se sentiriam tão motivadas a criar conteúdo para a Wikipédia e que você não confiaria em nós se estivéssemos buscando apenas o benefício próprio. A Wikipédia não é minha, é de todos.
Se todos que já contribuíram fizessem, hoje, uma nova doação, nossa campanha de arrecadação de fundos alcançaria sua meta dentro de uma hora. Ainda não chegamos lá. Por favor, ajude-nos a alcançar a meta de arrecadação e a melhorar ainda mais a Wikipédia.
Por sermos um site administrado quase que exclusivamente por voluntários extremamente comprometidos com a divulgação gratuita de informações, seria inadequado pedir dinheiro a patrocinadores. Em vez disso, contamos com a ajuda de leitores como você.
Sabemos que é irônico dizer “o conhecimento deve ser gratuito” e depois pedir que você pague por ele. Mas a alternativa seria que, se você e os outros milhões de leitores, editores e contribuintes da Wikipédia não doassem, o princípio de livre acesso que tanto prezamos correria sérios riscos.
Portanto, agora é hora de pedir ajuda. 

Se a Wikipédia é útil para você, pedimos que você reserve um minuto para ajudá-la a continuar on-line, livre de anúncios e crescendo cada vez mais.

Acesse https://donate.wikimedia.org

Parece que vale colaborar. Muito estimadas leitoras e estimados leitores, relevem meu pedido. Mas parece-me uma causa muito nobre. Eu vou renovar a doação.

Um comentário:

  1. Queridíssimo amigo dos pampas de muitas terras compartilhadas por nossa espécie, Chassot, do Sul e do Norte, do Nordeste, do Centro e do Sudeste, meu abraço mais apertado! Pensei em 2012, quando a Prefeitura de Angatuba/SP me convidou para duas falas com os profissionais da Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, percebia um certo susto pelas falas e até pelas consultas por e-mail, que regularmente aconteciam. Depois eu entendi e agora, contigo e com teus leitores, compartilho: não tinha nenhum medo em compartilhar informações, saberes, entendimentos e interpretações. Não pretendo ganhar medalha por isso. É preciso que se diga: o conhecimento escondido também se acabará com quem o esconde. Além disso, Oswaldo Montenegro canta: aqueles segredos que você tanto guardava, agora, são bobos, ninguém quer saber. Meu abraço, Mestre!

    ResponderExcluir