TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 17 de junho de 2012

17.- PARA UM RECESSO DOMINICAL



Ano 6*** Porto Alegre    ***Edição 2146
Mais de uma vez, ao comentar o quanto — religiosos ou não — estamos todos imersos em um mundo religioso, brinco que a mim agradaria praticar as três religiões abraâmicas. Assim teria três dias de guarda consecutivos: sexta-feira não trabalharia enquanto islâmico; sábado, como judeu e domingo, cristã. Quem me acompanha aqui pode constatar quanto não tenho sido um bom fiel de algumas.
Pelo menos no fazer blogadas dominicais menores, posso estar redimido. Tento isso mais uma vez, com três micro-pontos: 1) uma ligeira evocação da recepção aos netos; 2) um comentário à blogada ‘atirei a primeira pedra’; 3) um convite para sexta-feira sobre Educação. A edição se encerra com o Box da Rio+20.
1.- Ontem ao entardecer, a Gelsa e eu recebemos, para uma comemoração junina na Morada dos Afagos, filhas, filhos, genros e noras que amealham para nós nove netos, incluindo duas queridas promessas. 
Implorei por uma foto de família, mas a criançada é avessa fotos posadas. Vão aqui apenas duas amostras do gostoso entardecer de ontem.
2.- A edição desta última sexta-feira poderá fazer história. Talvez seja um estopim para mudanças nos CEPs. Quem não leu aquela edição ou tem algum amigo envolvido em pesquisa acadêmica. Pesquisadores, especialmente na área de Ciências Humanas, agradecem. Ontem, no Seminário de Pesquisa dos dois Mestrados do Centro Universitário Metodista do IPA após a entusiasmada fala do Prof. Dr. Marcello Mascarenhas, fiz uma intervenção que iniciava dizendo que era difícil ‘ser uma voz discordante’, mas logo tive a adesão de muitos. Há esperança de reversão de algumas exigências.
3.- Nesta sexta-feira — manhã e tarde — a AESUFOPE realizar na PUC-RS o Seminário Avaliando as políticas públicas de formação de professores no Brasil e no Rio Grande do Sul. O evento é gratuito e no folder abaixo há a programação e informações para inscrição. Colegas educadores serão bem-vindos. Ver-nos-emos, então!"

Quarto dos temas pré-estabelecidos pela ONU para a RIO+20
4 Segurança alimentar O tema promove e amplia o debate pelo alimento justo, limpo e saudável. A Rio+20 colocará a produção local contra as grandes cadeias produtivas de escala global, passando pelo combate à fome no mundo. Na visão dos mais preservacionistas, as cidades devem produzir seus alimentos com segurança alimentar, ou seja, servindo-se de alimentos orgânicos, locais. 
Este box é preito a meu colega e amigo, Edni Oscar Schroeder referência em segurança alimentar no Brasil. 

5 comentários:

  1. A Rio 92 poucas mudanças trouxe ao cenário mundial. O senhor avalia algo novo em relaão à Rio +20, considerando toda a crise na Europa, sobretudo em relção a questões como emprego, renda, alimento, produção e imigração?

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    a reunião de família é o mais precioso da tua blogada.
    Ontem não pude permanecer até o encerramento do Seminário de Pesquisa: esperava que o debate sobre os CEP fosse o primeiro assunto, mas não foi.
    Quando ao Evento da AESUFPE já estou inscrito: tu também estarás presente?
    Bom domingo,

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao nosso rio+20 parece-me que esbarra mais uma vez na frenética defesa dos interesses econômicos de cada país. E o nosso povo fez o sabe fazer melhor, adiou as conclusões para 2014. Lembro-me que em 92, em meio a um palco cinematográfico de tanques de guerra posicionados a frente das comunidades cariocas, nos revoltamos com a declaração do então presidente americano que afirmou textualmente "que não participaria fianceiramente de nenhum programa brasileiro, porque o dinheiro iria acabar em alguma conta numerada de políticos no estrangeiro...". Agora vinte anos depois, colecionamos escândalos e críticas. Realmente só nos restam nossas famílias, pequenos paraísos, são nossos portos seguros.

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  4. Ola Meu Caro Mestre
    Boa ideia essa de cultuar tres ritos, com descanso semanal que contemple mais dias na semana. Se conseguires me avisa, pois tenho vários conhecidos que querem ser adeptos de imediato.
    Achei interessante o convite para o evento da PUCRS. Gostaria de participar, mas tenho neste dia um outro evento já programado. Uma pena.
    Abraço e boa semana...JB

    ResponderExcluir