TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 10 de junho de 2012

10.- UMA FACEIRA DOMINGUEIRA AMBIENTALISTA



Ano 6*** www.professorchassot.pro.br ***Edição 2139
A amostra do que será o inverno por estas bandas se faz inclemente. As temperaturas têm sido abaixo de zero grau centígrado nas madrugas e manhãs sulinas. Há o ressuscitar de expressões de antanho como ‘frio de enregelar até a alma’ ou ‘frio de renguear cusco’. Esta segunda equivalente a ‘frio tão intenso que pode deixar um cachorro mancando’.
Dentro das trazidas aqui relacionadas com o Dia / a Semana / o mês Mundial do Meio Ambiente a referência do professor Martin Sander acerca do quanto “meio ambiente se constituem em duas palavras que marcam um pleonasmo ou tautologia, pois, na realidade o meio também é um ambiente. A expressão até pode dar a ideia de metade” deu azo a evocações. Exemplifiquei, então, quanto esta ideia de metade é aproveitada de uma maneira inteligente em um comercial de ‘tintas ditas ecológicas’ quando um casal diverge acerca da cor que um e outro escolheu para pintar uma sala, quando surge uma solução salomônica apresentada em defesa da natureza: ‘pintemos um meio ambiente azul e outro meio ambiente amarelo!’
Esta evocação me traz esta criativa charge, de autoria desconhecida, apanhada em uma tarrafeada na rede e com ela desejo um muito bom domingo a cada uma e cada um e convido para nos lermos amanhã. Até então

8 comentários:

  1. Caro Attico,
    se não despertarmos logo nossa consciência ambiental(nas massas),nossos filhos e netos provavelmente conhecerão somente o meio,o ambiente só por histórias do passado.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Mestre
    O que se faz atualmente com os recursos naturais é uma extrema falta de cuidado com o futuro, pois como dizia Lutzenberger, nao há como haver futuro se continuarmos medindo o progresso das naçoes pelo PIB, pois o mesmo nao considera a depredaçao do "meio" ambiente. Essa é uma medida "burra", pois como se pode progredir dilapidando as reservas de recursos sem que lhe seja reposta a quantidade utilizada. Quem sabe tenhamos um dia uma consciencia total e nao somente os discursos de "meio"ambiente. JB

    ResponderExcluir
  3. Caro mestre Chassot, duas interessantes ponderações observo em sua pérola diária, a primeira remete-nos lembrar o gigantismo de nosso país quanto a tantas expressões diversas o que nos faz tambem refletir; Como somos grandes e plurais? Minha esposa é nordestina, e mesmo ja estando casado há trinta agradáveis anos, até hoje me surpreendo e divirto-me com suas expressões regionais.
    Quanto ao segundo ponto, mais afeto ao tema, gostaria aqui de transcrever pequeno versículo "Do solo fez o Senhor brotar toda sorte de árvores agradável à vista e boa para alimento;..." Esta descrição do Jardim do Éden em nada difere do nosso Brasil. De todo 5% da água potável do planeta 20% estão em nosso país. Tudo, homem, animal ou planta se adapta ao nosso território. Concluímos então, sem falsa modéstia, que o jardim do Éden foi e é aqui. Somos zeladores do melhor lugar do mundo e independente do avanço tecnológico, industrial e mercantil do resto do planeta temos que entender que somos evoluídos em qualidade de vida por natureza.
    Abraços do eterno aprendiz.
    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot,
    Que apenas o clima se mantenha frio e não nossa vontade de apoiar todas as ações sobre preservação do meio ambiente. Abraços invernais, JAIR.

    ResponderExcluir
  5. Caro Chassot,
    como os comentários que me antecedem, parece que, com a degradação que se faz ao ambiente, logo poderemos estar usufruindo menos do meio (no caso, metade do ambiente). Especialmente a charge das tartarugas é muito apropriada.
    Forte abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  6. Na biologia quando queremos descrever o local que esta inserido um determinado ser vivo utilizamos a palavra meio, ou ambiente ou habitat, ambas com significados semelhantes que nada mais é que o conjunto de relações entre o meio físico, químico e biológico assim como o meio cultural etc. Entendo quando o professor Martin Sander invoca o questionamento sobre a palavra “meio ambiente”, pois para nós ambas palavras, meio ou ambiente tem o mesmo significado. E nunca havia pensado no ambiente pela metade, o que alguns brincam porque a outra metade já se perdeu.
    Para mim independente de ser meio ou inteiro, fato é, acredito que todas as pessoas que habitam este planeta já devem ter percebido que os nossos recursos naturais são esgotáveis, não duram para sempre. A água que existia no planeta, como diz a reportagem especial da National Geographic de março de 2009 sobre a água, é a mesma água da era dos dinossauros. Mas porque então temos que racionar o uso da água, ainda mais em um país como o nosso, riquíssimo deste recurso, onde temos o segundo maior rio e o de maior vazão de água do mundo, o amazonas?
    Fato é que a população do planeta aumenta exponencialmente, e com isso mais alimentos precisam ser produzidos, mais energia precisa ser produzida e assim por diante. Lembrando que o nosso corpo em idade adulta é constituído por 70 % de água e na infância em torno de 80%, ou um tomate que é 95% água, imagine então quanta água, que antes circulava em seu ciclo na natureza estão retidas em nós humanos, e todos os outros seres vivos, quanta água está retida nos alimentos que produzimos?
    Só para lembrar também, temos 11% de toda a água doce líquida do mundo aqui no Brasil, mas quantas comunidades no nordeste sofrem com a escassez de água? Como pode num país tão rico como o nosso, pessoas morrerem por causa deste bem, quantas pessoas não dispõem ainda de saneamento básico por aqui? Será que podemos mesmo achar que aqui é o jardim do éden? Ou, mesmo que não tivéssemos problema nenhum de abastecimento de água no nosso país, será que poderíamos ainda assim ficar tranquilos e felizes pela nossa riqueza enquanto que no mundo a cada três segundo, três simples estalar de dedos uma criança morre por falta de água ou de doenças causadas pela água, falta de saneamento básico? Será que podemos cruzar os braços e achar que é normal as pessoas que tem o esgoto tratado pagar mais caro pela água? Se estamos limpando a água antes de devolvê-la para natureza, porque temos que pagar mais por isso?
    Acho que devemos sim deixar de ser egocêntricos, e achar que podemos cruzar os braços e ficar tranqüilos achando que a crise da água nunca nos atingirá, pois lembrando,as nascentes do rio amazonas estão localizadas no Peru na cordilheira dos Andes, imagina só se eles resolvem fazer uma enorme barragem, desviar cursos do rio etc? Lembrando também, o nosso tão comentado aqüífero guarani, maior reserva de água doce subterrânea do mundo, não pertence só ao Brasil, mas abrange Paraguai, Argentina e Uruguai. Será que os brasileiros acham que serão uma potencia mundial futura por causa da água em abundância? Será que acham que irão sobreviver à custa de água potável, isso não seria viável.
    Acho que temos muito sim para refletir sobre o ambiente que vivemos, e todos os dias do ano, não apenas em um dia especial e marcado, como muitos ainda fazem comemorações do dia do “meio ambiente”. Devemos sim pensar no ambiente antes de votar e escolher nossos governantes, devemos sim pensar quando apenas uma minoria decide o que fazer com um recurso de uso comum, um bem de todos, e não ficar de braços cruzados apenas deixando o circo pegar fogo. E devemos sim pensar na coletividade e não só em nós, afinal estamos aqui compartilhando com todos os seres que ocupam lugar na terra, e perder essa ideia de superioridade, pois na luta da sobrevivência uns precisam dos outros para prosperar.
    Suélen Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Suélen, perdoe-me se o meu comentário passou-lhe a impressão de ufanismo ou de alienação à realidade. Quero assegurar-lhe que concordo com cada vígula de seu comentário. O meu pecado deveu-se ao fato, de que pois estar postando no blog do sapientíssimo mestre Chassot, em respeito a notícia pertinente quis ter uma ponderação mais branda e otimista da questão. Na realidade, na minha autocrítica reconheço que em geral sou muito rígido nestes julgamentos, como caso queira observar faço muitas ponderações não tão brandas no site jusbrasil.
      Agradeço a crítica, para mim foi construtiva e espero encontrá-la por aqui a se alimentar das palavras de nosso querido eterno mestre Attico Chassot.
      Antonio Jorge

      Excluir
    2. Prezado Antônio Jorge, eu que peço desculpas se o meu comentário de alguma forma passado a impressão de crítica ou algo parecido. De maneira alguma estou aqui para julgar alguém, e sim quis de alguma forma colaborar com algumas informações pertinentes. Acho que as discussões sobre o ambiente são sempre bem vindas, e lamento que muitas pessoas ainda fecham os olhos para essas questões. Precisamos de mais espaços como este para isso e como seria bom se estivesse mais pessoas se alimentando das sábias palavras do mestre Chassot. Com certeza irei visitar o site jusbrasil. Muito obrigada pelo comentário, e por favor não veja meeu texto como uma crítica e sim como um desabafo, pois muito me chateia ter que pensar que é preciso que se crie um dia para pensarmos sobre o meio ambiente, enaquanto que isso deveria fazer parte na nossa rotina. E mesmo com a criação de um dia especial para isso, ainda sim pouco vemos resultados concretos, parece sim um dia de "comemoração" e não um dia para reflexão e busca de souluções. Te desejo uma excelente semana.

      Excluir