TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Milagres existem

ANO 17*** 21/10/2022***EDIÇÃO 2056

Era a última segunda-feira (17/10/2020) que se fazia cansada. O fim-de fim de semana fora árduo. Era um pouco depois do meio-dia. Viera à Goethe assinar um documento na Caixa Econômica (razão de trocar uma sesta por uma caminhada ao sol que já fora de manhã com chuviscos. Estava no Mercado 43, na Goethe. Cheguei ao caixa com um pão com sementes e um mamão (Fruta que pelo preço nestes tempos parece ter, em meio a suas sementes, pepitas de platina). Cerca de 35,00 reais os dois itens. Ofereço meu cartão à funcionária. Pergunta: Débito ou crédito? Respondo: crédito. Recebo a maquininha e digito a senha. A máquina não a aceita. Tento de novo. Incorreto. Preciso, então, de uma última chance. Se esboroaram oportunidades. Penso que não mostrei dissabores. Busquei alternativas. Voltar para casa em busca de cartão válido.

Eis que milagres existem e acontecem: uma linda jovem entrega à funcionária o seu cartão e diz que assume minha despesa. Sou surpreso. Protesto. Sugeri que eu fizesse um Pix para sua conta. Não aceita. Peço justificativas. Diz ela que eu considere uma gentileza dela para comigo. Desaparecera como chegara. Eu atrapalhado deixo mercadinho com um mamão e um pão abençoados com generosidade. Procurei a fada generosa. Nem sinal. Não recebesse da Caixa minhas compras sem pagá-las, diria que delirava.

Me ouvi cantando o aleluia de Handel. Dava-me conta que acreditava em Humanidade: uma história otimista do Homem. A referência é ao excelente livro do holandês Rutger Bregman. Yuval Noah Harari, historiador e autor de Sapiens afirma “Este livro me está me fazendo ver a humanidade sob uma nova perspectiva” (BREGMAN Rutger. São Paulo: Planeta, 2021, 464 p. ISBN 978-65-5535-276-4).

Lembro, de vez em vez, que domingo, ao voltar de Pelotas, esperava um uber na Rodoviária. Uma senhora famélica me pediu uma moeda para comprar algo para poder comer. Menti, dizendo que não tinha moeda. Justifiquei-me por estar em meio a sem-tetos e por tal não queria me expor. Já fora de maneira fraudulenta pilhado, quando no último junho, minha conta no WhatsApp foi invadida. Agora estava com 35,00 reais que considerava 'emprestados' e que devo transferir a quem de direito. Repasso à Acnur (Agência da ONU para refugiados) para alimentar crianças vítimas de guerras e de maus tratos em migrações populacionais. Lembro daquelas crianças que fazem do Mar Mediterrâneo seu cemitério, na dolorosa metáfora do Papa Francisco.

Há dois momentos jubilosos vividos depois da última postagem. Serei breve pois minha fabulosa narrativa acerca do milagre no Mercado 43 ocupou mais espaço que imaginara. Faço-me breve no texto que relatam dois eventos. Esta anunciada brevidade não desmerece meus comentários acerca do 41º EDEQ e do retorno ao Colégio Israelita Brasileiro.

Na última edição fiz um breve relato do EDEQ em 10 de dezembro de 1980. Participei nos recém vividos 14 e 15 deste nervoso outubro de 2022 do 41º EDEQ. Refiro dois comentários deste 41º EDEQ. Um muito pessoal. Minha presença em Pelotas no  41º EDEQ: foi a minha primeira viagem desde a primeira semana de Março de 2020, quando viajei: POA/Marabá/POA e POA/Manaus/POA. Agora fui e voltei à Pelotas, sozinho, após 37 dias de hospitalização. Nos dois dias que participei, no campus da UFPel, de inúmeras atividades, não lembro de ter dado meia dúzia de passos sem ser queridamente cuidado. Os momentos mais difíceis foram os tempos privados.

Depois deste narrar muito pessoal há que referir o significativo êxito do  4 EDEQ. Sucesso de público (cerca de 200 participantes) e qualidade das palestras e dos trabalhos, apresentados na modalidade híbrida). Há muito o EDEQ deixou de ser apenas gaúcho. Havia participantes de vários estados com destaque para CE e SC. Relato um pedido que muito recebi: Posso tirar uma foto com o senhor? O atendimento a este pedido foi mais de uma centena de fotos. Outra afirmação que ouvi muito: Estou contente por estar conhecendo alguém muito presente em minhas bibliografias! Aqui podemos inferir a presença de neófitos em EDEQs. Há também muitos que são daqueles que estiveram presentes em quase todas as edições. Há um grupo de participantes  que se vê apenas a cada outubro. Um detalhe: parece haver ‘uma química’ entre os participantes. Já estamos esperando as convivências que deverão ocorrer no 42º EDEQ, no Campus do Vale da UFRGS, em outubro de 2023!  

Na noite de ontem, acompanhado de minha filha Clarissa, vivi no Colégio Israelita Brasileiro, momentos  emocionantes. Desde 21 de setembro, quando recebi convite (narrado na edição de 23/09/2022) para em 20 de outubro participar de solenidade incluída na celebração do centenário do CIB, fiz imaginações sobre o que seria, depois de 30 anos, retornar à escola na qual, nos anos 1965/1966, fora professor de química e em 1993 fora diretor. O convite era pertinente ao 2º segmento. Vez ou outra, dizia que se deste período um dia se fizer referência ao meu nome  a menção seria “Chassot, o breve, não durou seis meses!”* Ontem reescrevi a minha leitura da única experiência enquanto ser Diretor de Escola. 

Os 30 dias, entre o convite e a noite de ontem, oferecem memória para páginas de relatos. Todavia, narrar o foram os reencontros da noite de 20/10/2022 poderiam produzir um livro. Não evoco nomes pois correria riscos de omissões. Resumo com a mais afetuosa síntese: foi uma noite inefável! Encerro este blogar com o texto que está no mimo que me foi obsequiado.  No ano de seu Centenário o Colégio Israelita Brasileiro homenageia Attico Chassot por sua inestimável contribuição na Direção da Escola, você fez toda a diferença! Outubro 2022

*CHASSOT, Attico. Uma tentativa (mais uma vez não bem sucedida) de migrar da utopia para realidade. Relato do período que o autor foi Diretor do Colégio Israelita Brasileiro. Cadernos UNIJUÍ, Série Educação 03. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1995.

 

8 comentários:

  1. Foi ótimo participar contigo e que bom que milagres acontecem . Te amo Clarissa

    ResponderExcluir
  2. Fico muito orgulhosa de ter um mestre como você na minha vida e que continue acontecendo milagre em sua vida. Te amo beijos Tati

    ResponderExcluir
  3. Poderias compartilhar com teus leitores, as circunstâncias que te levaram a te auto denominar Attico o breve! Emar

    ResponderExcluir
  4. Muito bom conhecê-lo pessoalmente. O senhor enobrece a educação com seus trabalhos. Como Cearense, na busca de novas aprendizagens, ganhei o presente de tê-lo em nossa mesa redonda. Obrigado Mestre. Aparecida Rodrigues. Gratidão.

    ResponderExcluir
  5. Há 15 anos atrás, quando era aluna do curso de Química, também vive uma experiência em um supermercado de Uberlândia próximo a UFU. Mas, o pão naquela época era mais barato. As compras ficaram por volta de 15 reais. Abraço meu querido Chassot, de Graziele. Adorei ver sua foto com sua filha.

    ResponderExcluir
  6. Querido mestre, nem sei o que escrever... O senhor é único! Se a Academia Brasileira de Letras tem o seus imortais, a Academia Brasileira de Ciências tem o senhor: um imortal! O Ensino de Ciências no Brasil tem no senhor um alicerce, um baluarte sem igual! Suas estórias são únicas e inusitadas. Só temos a agradecer suas contribuições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Mestre! Que os anjos do céu continuem espalhando milagres por entre nós. Humildemente rogo a saída do capitão e a vitória contínua e incansável do amor sobre o ódio. (abraços baianos: Alana, jorge, lorena e larissa)

      Excluir
  7. Querido! Que maravilha ler os seus textos! Que saudade de você e das nossas longas conversas sobre o “além”, sobre a vida! Receba o meu abraço apertado recheado de saudades!!!! Dan

    ResponderExcluir