TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 18 de março de 2022

É TEMPO DE FALAR (TAMBÉM) DE FLORES

  

ANO 16***18/03/2022***EDIÇÃO 2039

Por razões técnicas os blogares dos dias 18 e 25 de março são excertos de edições passadas. A edição de hoje é de março de 2019. 

Se diz ser o outono a estação mais agradável (pelo menos na região Sul). Estar entre um verão que dá à capital gaúcha a alcunha de ‘Forno Alegre’ e um inverno, com um minuano de renguear cusco, dá ao outono características privilegiadas: temperaturas amenas e ausência dos ‘ventos de finados’ que são presença já no começo da primavera.

Já escrevi em outro blogar como Porto Alegre tem floradas que dão a cidade um charme: as mais lindas certamente são aquelas produzidas pelos ipês, com distintos matizes, quando a semana da Pátria é tintada de amarelo. Logo depois vêm jacarandás que atapetam (não sem perigo) as calçadas de roxo. Os guapuruvus quando florem parece que as altas copas receberam um banho de chuva de ouro.

Nesta abertura outonal é chegada a vez das paineiras. Elas este ano estão majestosas. As fotos são de meu filho André Chassot. As paineiras são generosas. Das flores recebemos os frutos e destes a paina -- uma fibra natural semelhante ao algodão, de mil e uma utilidade: usada, por exemplo, como enchimento para colchões e travesseiros.  

Na época da ditadura, que sucedeu ao golpe de 1964, flores, receitas de bolo e outros quetais eram boas artimanha para iludir censores. Assim não digam que não falei de flores. Em verdade, queria comentar acerca do professor fluminense que foi suspenso pois usou charges não palatáveis pelos censores. Vou me abster.

Vou celebrar que estamos terminando heroicamente o primeiro trimestre do agourento 2019. isto é bom. Mais, isto é salutar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário