TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

19FEV2021 *** Sabes o que é Festschrift?

 

 

 ANO 15

Agenda de Lives em página

www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO

3706

 

Esta já é a sexta edição deste blogue depois do recesso das festas (19/12/2010<>14/01/2021. Para produzi-la tenho um muito gérmen de cristalização. Revisito um pequeno texto que teve circulação reservada. Este poderia pertencer a série Memórias de tempos pandêmicos. Como prelúdio há dois episódios. Um natalino e outro de ano novo. De vez em vez, refiro o quanto a pandemia é bipolar. Ora temos a pandemia do mal, cruenta e dolorosa. Vez ou outra, a pandemia do bem, sumarenta e saborosa.

 No narrar trago, por primeiro um episódio quase macabro, gestado pela pandemia do mal. Mas, há outro, prenhe de benesses, gestado na pandemia do bem. Mesmo um e outro, abissalmente díspares, fi-los concorrentes enquanto indicadores de minha sanidade cardíaca. Esta, afortunadamente, excelente, como prognosticada e ratificada pelo meu cardiologista, quando este conheceu o narrar dos dois episódios, tal como faço agora.

Primeiro episódio: Passava um pouco das 12 horas. Curtia o sábado do feriadão natalino. O assalto que sofri então é um golpe muito conhecido e várias pessoas, à oitiva de meu relato, dizem que já foram (ou conhecem) vítimas. Para mim também não foi a primeira vez... mas sofri como se fosse a primeira. Há momentos patéticos e cruéis. Estes se iniciaram quando atendi, no smartphone, uma chamada originada de um telefone privado. Logo ouço uma voz feminina chorando e bradando: Pai, atende o que eles pedem!... Eles vão me matar!... Tem um revolver engatilhado nas minhas costas. Paizinho, me salva! Então, o bandido fala suave, qual diplomata negociador: O senhor tem duas escolhas: pagar um resgate ou receber sua filha morta para passar com senhor as festas de fim de ano. Quanto é o resgate? Quanto o senhor oferece? Tudo que tenho em casa: 150 reais. Riso debochado. Isso não paga o caixão para enviarmos o corpo! Quanto o senhor pode retirar agora do banco? Eu tenho 150 mil. O senhor pode sair agora para sacar este dinheiro? Eu há 10 meses não saio de casa! A sua filha disse que o senhor é doente. Então fiz a pergunta salvadora. Qual delas disse isso? Não houve resposta. Saquei o golpe. Desliguei o telefone. Liguei para Clarissa, que me atendeu de primeira. Ana Lucia. Há não muito tinha falado na família dos sogros.

Segundo episódio: uma das últimas mensagens que recebi no bissexto 2020, trazia este preâmbulo: Querido Professor, no decorrer de 2020, os nossos grupos de pesquisa se dedicaram a elaborar uma homenagem aos seus 60 anos de dedicação à educação. O resultado se encontra anexado a este email. Trata-se da nossa primeira versão completa que ainda será melhorada. Quem assina a mensagem é o Prof. Dr. Vanderlei Folmer, pesquisador líder de grupos de pesquisa da Unipampa, câmpus de Uruguaiana.

A produção anexada é algo incrível: um livro de 305 páginas, com 19 capítulos, escritos por cerca de três dezenas de autores (há nomes dentre estes que estão em mais de capitulo). Cada um destes capítulos detalha dimensões teóricas e/ou empíricas de minhas diferentes ações no ser Professor há sessenta anos. Trata-se de um Festschrift (um livro que se fez como um tributo ao meu ser/fazer Educação).

No entardecer do dia 30/12/2020 escrevi: Meu querido amigo e colega Folmer, no sábado natalino vivi uma ameaça de sequestro à filha minha que serviu para ratificar minha sanidade cardíaca, atestada pelo meu cardiologista. Esta manhã o teste a coronárias se repetiu. Fui/Estou nocauteado. Recebi um livro de 305 páginas onde há a impressão que tu e dezenas de colegas parecem estar equivocados. Não tenho feito o que vocês consagram. Há, numa leitura do sumário e de alguns capítulos, superestimações. Vocês não estarão se expondo na comunidade acadêmica querendo dar uma visibilidade equivocada? Não há um forçar a barra na construção de herói balofo? Não sei o que fazer; me faço expectante.


Levei um janeiro para maturar a proposta. Primeiro pensei no exaustivo trabalho ao qual se dedicaram tanto pesquisadores, em tempos pandêmicos, durante quase um ano. Li, mais vagarosamente os diferentes capítulos. Surpreendi-me como mestres, doutores, mestrandos e doutorandos de um amplo espectro de várias áreas das Ciências, se fizeram arqueólogos e souberam encontrar e lapidar textos, que eu nem lembrava mais.

Conversei com alguns dos autores. Abracei a proposta. Dia 13 de março, quando completo 60 anos de professor, o livro será lançado, ainda em suporte eletrônico, desde o câmpus de Uruguaiana da Unipampa. O evento será de celebração da data marcada pela apresentação do Festschrift que a Wikipédia diz ser “O termo em língua alemã Festschrift (ou ''Festschriften), na Academia, se refere a um livro que homenageia uma pessoa influente ou reconhecida, especialmente um pesquisador. Geralmente é lançado enquanto o homenageado é vivo. O termo pode ser traduzido como "livro de homenagem" ou "livro de celebração". Um Festschrift contém contribuições inéditas de colegas do homenageado, podendo incluir seus ex-alunos. Geralmente é publicado na ocasião da aposentadoria do homenageado, ou quando ele completa certo tempo de carreira (trinta anos ou mais)”.

Aqui e agora, um convite — de um ainda avacinado — para estarmos juntos dia 13 de março de 2021. Será uma festa com os protocolos de tempos em que comemoraremos, então, a Vida, há um ano em isolamento social.

16 comentários:

  1. Caro amigo Chassot, como se diz popularmente... nada como um dia depois do outro... Depois de alguns episódios desagradáveis, chega a bonança e a boa notícia que me deu muita satisfação... UM livro inteiro de homenagens ao meu amigo Chassot!!! Até nesse momento Chassot mostra algumas de suas qualidades intrínsecas: modéstia e humildade. Ambas tentando justificar o seu não-merecido "prêmio"! Mas... pergunto eu ao amigo Chassot, quantas pessoas você conhece, Chassot, que têm ou tiveram 60 anos de intensa atividade profissional? Conte nos dedos de uma única mão quantos desses poucos puderam ser chamados de... Professor! Então meu dileto amigo, conforme-se e aceite de bom grado essa manifestação tão séria e, ao mesmo tempo, tão carinhosa! Parabéns, amigo Chassot.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelson, meu querido amigo. Minha gratidão. Tenho orgulho de nossas parcerias intelectuais.

      Excluir
  2. Caríssimo amigo! Homenagem mais que merecida! Ainda bem que há pessoas que reconhecem valores! E tu és, sempre foi e serás, um valor legítimo na ciência e na divulgação dela. Meus mais sinceros parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito querido amigo Feliciano Flores! Muito obrigado pela tua carinhosa manifestação! Com muita gratidão

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo. Es um querido nosso! Que alegria! Compartilho da reverência que teus colegas fazem a ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Dinorá!
      Muito obrigado por tua reverência. É muito bom ter esse pertencimento a este grupo!!!
      Hoje, cada vez mais, precisamos disto!

      Excluir
  5. Caro professor, espero que tenhas um bom dia! Li o teu blog sobre o Festschrift, e alegro-me muito pelo e com o senhor -- queria poder estar com vocês na ocasião do lançamento do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nuito querido colega Daniel, por vivermos em um país de avacinados, estaremos todos mais juntos a 13 de março. Expectante

      Excluir
    2. Caro prof. Dr. Daniel Soares!
      Como vivemos uma vida virtual, poderás acompanhar o pré-lançamento através do YouTube no canal https://www.youtube.com/c/GrupoColaborativoFlexilhas/featured

      Serás muito bem vindo!
      Abraço

      Excluir
  6. Desde a pandêmica Amazônia, meu reconhecimento e minha gratidão a jovem e briosa Unipampa por catalisar este original e merecido Festschrift ao nosso sempre querido Mestre Chassot

    ResponderExcluir
  7. Meu Caro Mestre! Merecida certamente esta homenagem que te fazem os pupilos e colegas de Educação Científica. Desconhecia esta Expressão Germânica cujo conteúdo traz a palavra adequada pelo idioma alemão. Estou curioso e muito atento às novidades que vem por aí. Um grande final de semana e aguardemos o Festschrift. Abraço do JB

    ResponderExcluir
  8. Querido Attico,

    parabéns pelo Festschrift! Brilhante ideia do grupo. Fico anelante pela leitura desses relatos e narrativas sobre teus gloriosos 60 anos no magistério.

    Abraços, com reiterada admiração.

    GB

    ResponderExcluir
  9. Queridísimo Attico:
    Vaya sorpresa para mí, leer este blogue, imaginándome esos instantes que han puesto su instinto de supervivencia a prueba.
    Simultáneamente, saber que han escrito algo tan emocionante como su "huella" como profesor, es dignificante para quienes tanto aprecio tenemos por sus aportes.
    Sus gritos de libertad, son contundentes y nos "contagian" para resistir!
    Fuera fascistas de Latinoamérica.
    La ciencia, que usted enseña y muchos de nosotros aprendemos, deberá poner fin a tanta barbarie y mediocridad de animales en el poder.

    Su amigo eterno,
    Enzo Fagúndez,
    desde Salto, Uruguay

    ResponderExcluir
  10. Chassot: Este mineiro está feliz, e muito, com o seu Festschrift. Homenagem mais que merecida, não só pela importância, qualidade e relevância de seis décadas de trabalho, mas também pelo ser humano que você é. Uma pessoa que, a despeito da distância e da enorme eventualidade dos contatos pessoais nessas 6 décadas, lhe tem grande afeto e admiração, bem como sente-se honrado em poder dizer: Chassot é meu amigo. Quando o livro estiver disponível, qualquer que seja o meio, avise. Essa mensagem é compartilhada com Inez.

    ResponderExcluir
  11. Curiosa fiquei sim, acerca da palavra Festschrift, até então desconhecida por mim.
    Entre curiosidade e orgulho, fico com o segundo. O novo termo já foi descoberto ao longo da leitura, o orgulho pelo homenageado, permanecerá para sempre.
    Atrevo-me a dizer, que represento um grupo distinto de seus admiradores, ou melhor, dos tantos que reconhecem indelevelmente, sua pessoa, seu trabalho, sua prestimosa colaboração à Ciência e consequentemente à Humanidade, nestes 60 anos de docência, pesquisas, estudos, abarcando uma experiência, senão invejável, digna de ser "copiada", de tê-la como "iluminismo".
    Mas voltando à minha representatividade pelo grupo citado, sendo este um Grupo Singular, deixo aqui registrado que o Mestre em destaque, Áttico Chassot, ministrou aulas na UAM, Universidade Aluno Maior/IPA a alunos, que competiam com a sua idade, seus saberes e com também, interessantes caminhadas das mais variadas, sendo eles; professores, médicos, advogados, dentistas, donas de casa, músicos, entre tantos outros. No entanto, a entrada em sala, do senhorzinhos de olhos azuis, quais belas bolinhas de gude, suspensórios alinhados em seu dorso, "óculos ocultos", que convidavam a turma a refletir sobre Os privilégios de assestar os óculos da maturidade para ler o mundo", a turma silenciava, para ouvir o gigante professor que ora instigava seus alunos com a indagação; "A Ciência é masculina", ora relatava suas peripécias carregadas de ensinamentos por este Brasil afora, dando-nos a certeza, de que mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".
    Modéstia, humildade, simplicidade, generosidade, são tributos ao seu ser/ fazer educação.
    Diante do exposto, agradecida a brilhante iniciativa do Prof. Dr. Vanderlei Folmer, faz-se mister, que agregue-se aos demais pesquisadores, mestres, doutores, mestrandos, doutorandos e demais alunos, a conivência nesta homenagem, legítimo tributo a quem ficará na história para sempre.
    Carinhosamente Violetta

    ResponderExcluir
  12. Fiquei intrigada com a palavra Festschrift, o que seria? Vejo que é uma homenagem mais que merecida. Não o conheço pessoalmente, conheço-o pelos livros e, no decorrer do ano pandêmico, pelas lives! Parabéns! Homenagem mais que justa!

    ResponderExcluir