TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

24.- TAG - EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS



ANO
 13
Livraria virtual
Www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
33667

 

DO DIÁRIO: nesta terça-feira, 21/08, a Rede Municipal de Igrejinha, liderados pelos professores da Escola Dom Pedro II, homenageou o colega Israel Luca, que faleceu subitamente aos 40 anos, no dia 13. Houve uma sessão com dois momentos. No primeiro, marcados pelo mote “ele existe porque contamos a sua história” houve evocação de reminiscências do Israel. O segundo momento se constituiu em uma aula de Ciências para qual fui distinguido com a docência.

Eu não tenho o perfil de mais de uma centena de leitores que a cada dia visitam (resisti a tentação de colocar ‘leem’) a edição semanal deste blogue. Acredito que entre estes haja um número significativo de ‘órfãos do Circulo do Livro’. Em minha biblioteca na secção ficção há dezenas de livros capa dura adquiridos nos anos 1970/80 escolhidos quinzenalmente de catálogo. Tenho uma enciclopédia Larousse em 30 volumes (hoje, aposentada pela Wikipédia) adquirida no Círculo do Livro.

O Círculo do Livro foi uma editora brasileira que existiu entre 1973 e 2000 de propriedade do Grupo Abril e da editora alemã Bertelsmann. Vendia livros por um "sistema de clube", onde os sócios recebiam uma revista quinzenal com sugestão de livros acompanhados de pequena resenha a serem escolhidos. Havia a obrigação de comprar ao menos um livro por mês. Livros de excelente qualidade que chegavam custar a terça parte de uma edição brochura nas livrarias.

 Em 1983 a editora anunciou um quadro de oitocentos mil sócios espalhados por 2.850 municípios brasileiros, atendidos por uma cadeia de mais de dois mil vendedores e da distribuição através dos correios.

Mas, por que este saudosismo? Simplesmente para dizer que agora temos algo muito mais emocionante que o Círculo do livro. Eu já disse para mais de um colega bibliófilo: “Tu deverias conhecer a TAG, ela parece que foi feito para ti!...”
O que o TAG? A resposta, que está na página https://taglivros.com/ da qual trago excertos para tecer esta blogada.

A TAG - EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS é um clube de assinatura de livros que envia mensalmente para o endereço do assinante um kit que inclui uma obra selecionada a dedo por um curador especial, e ainda uma revista temática sobre literatura e um mimo, escolhido de acordo com o autor ou título do livro.

A ideia surgiu com três apaixonados pela leitura: Gustavo Lembert da Cunha, 22 anos, Arthur Dambros, 23 anos, e Tomás Susin dos Santos, 24 anos. Dos três prenomes surgiu o nome TAG. Em Porto Alegre, os ex-estudantes de Administração usaram a característica em comum e criaram o primeiro clube de assinatura virtual do gênero, que faz a entrega dos livros na casa do associado. A primeira remessa foi enviada em agosto de 2014.

"A gente trabalha com a experiência da leitura, não somente com a venda de livros. A gente não queria ser mais uma livraria online", explica Cunha, um dos sócios. Isso porque por R$ 69,90, o assinante recebe um livro por mês em casa. "A gente sabe que não é barato. Que um livro na livraria é bem mais barato. Por isso a gente vende a experiência de leitura, e não o livro. E está dando certo".]

Lançamos o clube em julho de 2014, com muitos sonhos e infinitas dúvidas. "Conseguiremos fazer um negócio de livros dar certo em um país conhecido por ser de 'não leitores'?" “Desde o início, a proposta era que não fôssemos os únicos responsáveis pela seleção das obras que enviamos. Entramos em contato com grandes referências do cenário cultural e as convidamos para participar da TAG como curadores”.

A TAG hoje a MAIOR COMUNIDADE LITERÁRIA DO BRASIL da qual se diz em sua página: “Tivemos um crescimento vertiginoso em 2015 e 2016, o que nos consolidou como um dos maiores clubes de assinatura do Brasil. Em 2017, mais do que um clube de assinatura, nos tornamos uma grande comunidade literária. Somos milhares de pessoas compartilhando opiniões, críticas e sentimentos ao redor de boas histórias. As caixinhas mensais nos unem como clube, mas já contamos com uma série de outros canais para nos conectarmos e ampliarmos nossa paixão pela literatura: aplicativo, blog, loja de produtos literários, encontros presenciais, mídias sociais, e outros que estão sendo preparados. Em dezembro recebemos o Prêmio Empreendedor de Sucesso da Revista Pequenas Empresa Grandes Negócios.

Em 2018, as surpresas foram muitas (para nós e para os nossos associados). Em fevereiro, divulgamos a TAG Inéditos, uma nova linha de assinatura que entrega aos associados best-sellers inéditos no Brasil. Em abril, recebemos o prêmio The Quantum Publishing Innovation do Excellence Award, prêmio mundial de inovação no mercado editorial que acontece durante a Feira do Livro de Londres. Em junho, abrimos a nossa loja virtual — recheada de produtos literários — para o público em geral. E isso só no primeiro semestre!”

“Enviamos, todos os meses, kits que buscam expandir os horizontes literários dos nossos associados e enriquecer a relação deles com os livros. Temos diversos desafios no horizonte e, para concretizar os vários sonhos que vêm por aí, estamos em busca de novos personagens que queiram ser protagonistas dos próximos capítulos nessa emocionante e desafiadora aventura que é empreender”.

Sou sócio da TAG desde fevereiro. Isso significa que neste agosto recebi minha sétima caixinha surpresa. É sempre uma emoção abrir a caixinha. Com exceção da primeira, com o livro O alforje, as outras seis sempre tiveram sua abertura solenizada. Convido alguém para apadrinhar; se estou sozinho uma taça de vinho ajuda curtir a surpresa. De cada caixinha, o destaque é um original e primoroso livro que tem um guardador inspirado na obra do mês. O livro é muito bonito; parece uma peça de museu. Há sempre um marcador e um mimo muito bem escolhido e uma revista sobre o livro e o autor do mês. Sobre os mimos me deleitaria escrever páginas. Curto muito os meus primeiros sete livros. Criei um espaço especial (ainda provisório) para as obras da TAG. Cada caixinha que chega me encanta e imagino que apenas 65 receberam o primeiro kit e hoje esses se transformaram em quase 40 mil, espalhados em 1,7 mil municípios em todos estados do Brasil, lendo a cada mês um mesmo livro.

Se tu tens um DNA de bibliófilo certamente és ou serás envolvido pela tagmania. Vale a pena. Experimente!

2 comentários:

  1. Muito bom dia de domingão, amigo Chassot! Excelente divulgação da TAG! Tu apresentas um assunto espinhoso: um país que pouco lê. Quem trabalha com livros, seja na produção, na publicação e/ou com leitores - mesmo crianças -, vê o resultado em quem se debruça sobre os impressos. E, apesar da falta de leitura de considerável parcela do nosso povo, iniciativas como a apresentada em teu blog somam esforços valiosos pelo livro e pela Leitura. Então, humildemente, somo-me a estes esforços. Permita-me o atrevimento da proposta: envio-te exemplar de "Porque não fui padre!" e tu me envias exemplar "Memórias de um professor - Hologramas desde um trem misto". Pronto, agora já falei e não tem volta. Abraços domingueiros, meu dileto amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito querido Mario Élcio,
      negócio feito. Ocorre que o Memórias está há mais de dois anos esgotado. Vou tentar buscar algum resto na editora e/ou em sebo. Vou conseguir...

      Excluir