TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 28 de maio de 2017

28.— O que é Ciência, no Fronteiras!

ANO
 11
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3296


Em mais de uma oportunidade já referi algo que está em um dos livros de memórias de Erico Veríssimo: ao se referir a sua procedência, quando no exterior, dizia“Venho de Porto Alegre, uma cidade que tem uma orquestra sinfônica!”. Inspirado no renomado escritor, quando em 2002 vivi na Espanha, ao fazer pós-doutorado, em tertúlias referia: “Venho de uma cidade que sedia o Fórum Social Mundial!” Mais recentemente, tenho orgulho ao dizer: Sou de uma cidade que promove o Fronteiras do Pensamento!”
A repetição destas evocações decorre ter ocorrido no dia 15 de maio, segunda-feira, a primeira conferência da edição deste ano — a 11ª edição anual — do Fronteiras. Em 2017, sob o tema Civilização: A sociedade e seus valores, o Fronteiras do Pensamento propõe uma discussão sobre os princípios que hoje mediam nossas escolhas sociais. Estão previstas oito conferências que vão de maio a dezembro.
A primeira conferência deste ano foi do italiano Carlo Rovelli, um dos pioneiros na pesquisa sobre gravidade quântica. Graduado em Física pela Universidade de Bolonha, com doutorado e pós-doutorado pela Universidade de Pádua, é professor na Universidade Aix-Marseille e diretor do grupo de pesquisa do Centro de Física Teórica de Luminy, em Marseille na França. Tornou-se conhecido ao publicar Sete breves lições de física, best-seller que explica o universo com textos e abordagem acessíveis.
Lançado em 2014 na Itália e publicado no Brasil em 2015, Sete breves lições de física foi traduzido para mais de 40 idiomas e alcançou milhões de exemplares vendidos. O livro é o resultado de sete artigos escritos para um jornal italiano, com o objetivo de apresentar, com simplicidade e clareza, as revoluções científicas que transformaram os séculos 20 e 21.
No último dia 15, Rovelli, tal qual o filósofo Anaximandro na Grécia antiga, desconstruiu o pensamento da plateia que lotava o Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre, e mostrou uma nova maneira de entender e explicar o universo.
O objetivo principal de sua apresentação era responder ao questionamento: o que é ciência? — título recorrente em várias de minhas palestras — Para Rovelli, esta é uma questão ampla, que envolve demandas como observação da natureza, aprendizado a partir da experiência, experimentos, razão, matemática, teorias, predições e testes de hipóteses. Mas vai além disso, especialmente para aqueles que “vivem” a ciência. Para ilustrar, trouxe exemplos de duas grandes etapas da história do pensamento científico.
A íntegra do resumo desta palestra, elaborada  por Luciana Thomé, pode ser encontrada em http://www.fronteiras.com/resumos/o-que-e-ciencia-poa  Vale lembrar que www.fronteiras.com podem ser encontradas resumos de palestras, entrevistas em vídeos e muitas informações das dez edições anteriores e também mais detalhe da edição deste 2017.

2 comentários:

  1. Chassot, mio amico, que bela blogada! Então, vamos unir "Sete breves lições de física" ao nosso velho conhecido grego, Anaximandro? Parmênides, na Filosofia, já apresentava aquilo que víamos, não só como óbvio, mas, como convincente. Ele tem razão! Era o que dizíamos. Mas, aí, chega um tal Anaximando (na verdade, antes de Parmênides) dizendo da ilusão dos sentidos e do absurdo do movimento... E não é que ele tinha razão antes da ação de cada coisa que dizemos movimentar-se! Bem, essa aventura apaixonante pelos labirintos da compreensão a-priori ou a-posteriori merece toda a nossa atenção. Obrigado pela blogada, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Meu atencioso Élcio,
    hoje o Heráclito de Éfeso diria: “Nunca mandamos um email para a mesma pessoa!” mesmo que este seja o segundo desta manhã que escrevo ao filósofo-poeta sorocabano.
    Mesmo ele e outros que nos legaram o DNA grego do filosofar o tenham feito há mais de 2,5 mil anos AP. ainda são atuais.
    Um junho com dias menos TEMERosos.

    ResponderExcluir