TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 19 de maio de 2017

19.— Um blogar em trilogia

ANO
 11
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
3294


Faço desta blogada — que circula quando inicia a sexta-feira — uma trilogia, trazendo três momentos. Estes podem ser pensados excertos do meu diário destes últimos dias. O primeiro traz ressaibos da semana mato-grossense. O segundo fala de uma data que urdida de ilusões, cedo se esvaiu. O terceiro faz um anúncio de uma centralidade deste 19 de maio.
O primeiro: Há uma semana, com uma palestra, promovida por duas instituições acadêmicas do Mato Grosso – UFMT e IFMT – no Campus de Cuiabá do IFMT encerrava uma semana muito frutuosa, que está referida na edição anterior. As palavras de abertura da fala, em um auditório lotado, foi nos mesmos termos, daquela que na noite anterior fizera em Rondonópolis. Esta é documentada em https://www.youtube.com/watch?v=CvLgOahqTk0&feature=em-upload_owner
Ao final recebi ovações da assistência em pé. Fui presenteado com uma viola de cocho, que é uma linda peça produzida em caprichoso artesanato.
O segundo: a data 17/05/2017 parecia fadada a passar para história pátria com a estrondosa derrocada do governo corrupto e ilegítimo de Michel Temer. Pode não ter acontecido (ainda) o que se anunciara. Mas vivemos uma noite onde conhecemos a fertilidade dos humoristas políticos. As charges e assemelhados que recebemos daria uma exposição na qual espraiaríamos muito riso. Surgiu até ‘coleta’ de fundos para pagar uma babá para o Michelzinho, já que o salário de presidiário é menos de 2 salários mínimos. Vamos ver o que nos reserva esta sexta-feira. A foto é do Fora Temer desta quinta-feira na Esquina Democrática em Porto Alegre.
 O terceiro anuncia que nessa manhã viajo para Santa Maria, para à tarde na UFSM no Centro de Ciências Naturais e Exatas, no Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências o doutorando Antônio Valmor de Campos traz a qualificação sua proposta de tese: TERRITÓRIO DO MILHO CRIOULO: A PROPRIEDADE INTELECTUAL COLETIVA E O MELHORAMENTO GENÉTICO COMO ESTRATÉGIA DE REPRODUÇÃO SOCIAL na Área de conhecimento: Produção do Espaço e Dinâmicas Territoriais. A Professora Orientadora é Dra. Cármen Rejane Flores Wizniewsky. Eu estou na banca enquanto Co-orientador. Meus leitores e/ou ouvintes conhecem o Antônio, pois eu refiro sua dissertação de mestrado, que orientei em 2005/2006 na qual se tenta evidenciar três dimensões: 1) que os agricultores usam sementes crioulas são pesquisadores; 2) que agregam valores às sementes; 3) logo detêm propriedade intelectual acerca das sementes que melhoram. A terceira dimensão parece sobressair na tese.
Encerro já com votos de um muito saboroso fim de semana a cada uma e cada um... e que as prováveis surpresas da sexta-feira sejam assimiláveis.

Um comentário:

  1. Mestre Chassot! Que surpresas nos virão com as "águas" reveladores do Golpe? Que surpresas nos trarão as SEMENTES do intelecto do ser que pensa e reelabora seu fazer, unindo seu suor à terra que acolhe seu trabalho, oferece, apoia, espera e rega a vida como se sua água fosse? Que maravilhosas experiências sejam as nossas, pelas amizades compartilhadas, pela indignação demonstrada e pela esperança revelada em sementes. Meu abraço na jornada à boa terra de Santa Maria!

    ResponderExcluir