TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 18 de setembro de 2016

18.- Em tempos de turbulências globalizadas


ANO
 11
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3208

Na última segunda-feira, houve a quarta conferência da edição deste ano do Fronteiras do Pensamento. Tivemos o privilégio de ouvir, então, a reconhecida intelectual francesa, Elisabeth Roudinesco, uma das maiores especialistas em história da psicanálise. Ela transformou a complexa doutrina freudiana em matéria-prima para best-sellers, como a História da Psicanálise na França. Biógrafa de Jacques Lacan e de Sigmund Freud, a intelectual francesa acredita que a psicanálise deve evoluir no mesmo ritmo das mudanças que transformam o mundo.
A grande virada dos tempos contemporâneos, marcados pela crise da democracia e do individualismo, foi a temática central da conferência. Roudinesco se disse “pessimista por inteligência e otimista pela vontade. A inteligência acompanha frequentemente o pessimismo. Porque toda forma de reflexão digna desse nome supõe que a gente adote uma distância crítica em relação à realidade e que não se deixe enganar". No entanto, segundo Roudinesco, o perigo está em permanecer no pessimismo da inteligência e considerar que apenas o mundo do passado era melhor. “Dessa forma, a gente se condena a nenhuma vontade de agir para mudar o curso da história. E substitui o pessimismo da reflexão por uma aversão."
A grande virada seria, assim, a morte de algo antigo que ainda não foi substituído pelo novo. A atualidade é marcada pelas turbulências globalizadas que ameaçam a Europa com desvios totalitários, pelo descrédito na política tradicional e pelo sentimento de perda de representação social. Há um crescente anseio por mudanças, mas de rumo incerto.
Luciana Thomé produziu um bem elaborado resumo da conferência em www.fronteiras.com/resumos

2 comentários:

  1. Caro mestre, ouve-se que a humanidade passa por um processo civilizacional. Também declino de tal ideia. Processo movido pelo avanço das "contribuições" das novas tecnologias, precisamente na área comunicacional. O que afeta diretamente as relações sociais. Penso que o que se teme é QUE MUDANÇAS? Estas não estão repleta de retrocessos? Ou caminhamos para um certo CONFORMISMO na que diz respeito ao social, importando apenas a vantagem da comunicação instantânea e dieta, mesmo que virtualmente. Vejo crescer a CONCENTRAÇÃO (poder, riqueza...) e o CONTROLE sobre todos.

    ResponderExcluir
  2. _Será apenas medo do novo?
    _Talvez.
    _Ou de um novo que retrocede muito ao velho?
    _Ahn...
    _Sim. Mesmo na clareza e facilitada comunicação o obscurantismo de um passado de horror.
    _Não será apenas pessimismo?
    _Que seja.

    ResponderExcluir