TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

29.- Depois de muito tempo, mais uma vez em Ijuí

ANO
 11
LIVRARIA VIRTUAL em www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 3211

Depois de alguns anos, estou mais uma vez em Ijuí. Cheguei às primeiras horas de hoje, depois de viajar mais de 6 horas de ônibus, quase 500 hm. Houve um tempo que estava fortemente ligado academicamente à Unijuí e isso me trazia aqui com frequência.
Antes de viajar participei de uma banca de qualificação da doutoranda Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori da Universidade Estadual de Londrina com a proposta de tese EDUCAÇÃO QUÍMICA PELO OLHAR DE REDE LATOURIANO orientada pelo Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira, que foi meu orientando de doutorado. Foi um excelente aprendizado.
Mesmo tendo espaçado contatos presenciais, Ijuí, e particularmente sua universidade e nesta, mais especificamente, a Editora Unijui estão no meu cotidiano. Ainda hoje, de meus seis livros circulação, três são da Editora Unijuí: Alfabetização científica: Questões e desafios para a Educação, Memórias de um Professor: Hologramas desde um trem misto e Para que(m) é útil o ensino?
Mas, detenho uma histórica com esta editora: Meu primeiro livro solo — A Educação no ensino de Química — foi editado aqui em 1990. Este foi dos primeiros livros de Educação Química publicado no Brasil. Há os que podem referir e aqui me aproprio de uma metáfora de Bruno Latour que me envolveu nos dias próximos por estar envolvidos na banca de qualificação de doutorado antes referida, assim como dizemos que sorvemos um vinho da safra tal, há os que leram chassot 1990. Antecipo que, ainda em outubro, haverá chassot 2016.
Outro livro há muito fora de circulação editado pela Unijui foi o Catalisando transformações na Educação, que teve três edições, sendo a primeira em 1993. Trago as capas dos dois que certamente a alguns trará evocações.

Acerca de minha agenda aqui, transcrevo excertos do convite que recebi, ainda em agosto:
[...] Com grande satisfação, estamos convidando-o a atuar como Palestrante Convidado na 2ª MoEduCiTec (MOSTRA INTERATIVA DA PRODUÇÃO ESTUDANTIL EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA - O PROTAGONISMO ESTUDANTIL EM FOCO). [...] A Programação do evento inclui uma Palestra, que será realizada no dia 29 de setembro de 2016, no turno da manhã. E é para proferir essa Palestra que, com grande satisfação, estamos enviando este convite para você.  Na expectativa de podermos contar com o seu aceite ao nosso convite, informamos que ela tratará do tema: "Relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na Educação". Outrossim, a MoEduCiTec é um evento que está articulado com a Programação de outro evento, mais amplo, o "Salão do Conhecimento da UNIJUÍ" e, por isso, nosso convite, em nome da Reitoria da Unijuí, é, também, para você proferir essa mesma Palestra para outro grupo de participantes, no turno da noite, no Salão do Conhecimento.  Assim, nosso convite é feito na perspectiva de que você venha para atuar em duas sessões, mas fazendo a mesma Palestra, em dois horários, para dois públicos diferentes. No turno da manhã o público é composto por estudantes e professores da educação básica. No turno da noite o público é oriundo do meio acadêmico, todas as áreas, cursos ..... 
Está explicado o que me traz, com muita alegria, à Ijuí.

Um comentário:

  1. Em tempos de (des)educação o mestre mostra que há muito a ensinar através da ciência: uma das poucas formas para perceber esclarecimento, via razão.

    ResponderExcluir